terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Herodes bico-de-tucano


“Pergunte às aves dos céus, e elas o informarão. Quem dentre todas elas não sabe que foi a mão do Senhor que fez isso?” (Jó 12, 7-9).

Mais de três mil anos atrás, um homem chamado Jó viu que as aves podem nos informar muito sobre as obras de Deus. O comportamento das aves também foi tema de várias parábolas e comparações na Bíblia. Muitas referências bíblicas a aves nos ensinam lições importantes sobre a vida e sobre nossa amizade com Deus. 

Lembro da minha cidade, Campos do Jordão, SP. onde nasci e moro, atualmente. Aqui há muitos animais exóticos e selvagens, como por exemplo a veado galheiro galopando sobre os campos, o gambá subindo nas árvores, o tucano de bico amarelo, a lontra tentando invadir o galinheiro, o pica-pau de topete vermelho, a onça-do-mato com seu filhote nas madrugadas, e muito mais. Então, aparece a coruja-buraqueira, de hábitos noturnos, com seu voo silencioso, seu piar “U-U” de meter medo. Sim, aqui nas madrugadas, esvoaçam pelas matas e campos. É natural. Elas têm a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. 

O tucano poderia ser a ave-símbolo de nosso país, pois tem o amarelo-alaranjado de nossos frutos tropicais, o verde de nossas matas e o azul de nossos mares. 

Além da festa de cores, o tucano, que tem os pés iguais aos dos papagaios, é dono de um imenso bico, um dos maiores entre as aves. Internamente é cheio de um tecido ósseo, esponjoso e leve. Não é cortante e nem tem uma ponta aguda. 

Os tucanos são barulhentos e gostam de se reunir em bandos nas copas das grandes árvores nas matas. Na hora de dormir, reviram a cauda por cima do dorso e enfiam a cabeça embaixo da asa. 

Comem frutos silvestres, mas isso é só o começo de seu gosto culinário. Os tucanos gostam mesmo é de assaltar os ninhos alheios, onde mostram outra utilidade para seus enormes bicos. 

Existem aproximadamente 40 espécies no planeta. Eles podem ser encontrados nas florestas tropicais da América do Sul, abrangendo o território que vai desde as Guianas até o norte da Argentina. 

Algumas poucas espécies vivem nos Andes e em outras cadeias de montanhas sul-americanas. 

Por não conseguir voar muito bem, o tucano, encontrado na América Central e do Sul, se locomove principalmente dando pulinhos. O vozear de algumas espécies parece o coaxar de um sapo, porém mais alto. Na verdade, pode ser ouvido até a um quilômetro de distância na selva. Mas o que costuma deixar os cientistas mais fascinados é o bico dessa ave. 

O bico de alguns tucanos mede mais de um terço de seu corpo. Parece pesado, mas não é. A superfície é feita de queratina, o mesmo material encontrado em unhas e cabelos. Como se fossem muitas camadas de minúsculas placas hexagonais sobrepostas, semelhantes às telhas num telhado. 

A consistência do bico do tucano pode ser comparada à de uma espuma rígida. Algumas partes são ocas e outras são formadas por membranas e fibras ósseas extremamente calcificadas, que agem como “vigas”. O resultado é um bico muito leve, mas com uma força incrível. É como se o tucano tivesse um profundo conhecimento de engenharia mecânica. 

A constituição do bico do tucano permite que ele absorva grandes impactos. Os cientistas acreditam que o bico serve como modelo para engenheiros da área automotiva e de aviação. Chapas que imitam a estrutura do bico do tucano podem oferecer mais proteção aos motoristas em casos de colisão. 

Fico encantado com as figuras de linguagem; fascinam os olhos, o coração e a alma! 

Quando Herodes bico-de-tucano percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo. Mateus 2:16 

O tucano é um sequestrador profissional de filhotes de pássaros. Ao achar um ninho enfia o bico colorido lá dentro, como se fosse um alicate. Então, sem misericórdia, retira as minúsculas aves em meio a gritos de socorro das pobrezinhas e do clamor dos pais, que chegam a atacar os assassinos, mas sem nenhum resultado. Nem o japim, que tem o ninho parecido com uma bolsa funda, dependurada nos galhos, escapa. O bico do tucano chega lá. 

O rei Herodes não era um tucano, mas, com certeza, foi bem mais cruel do que qualquer animal. Enciumado com a possibilidade da chegada de um novo rei, o velho Herodes, como sempre fez, usou o poder para oprimir os mais fracos. 

Seu alvo era o menino Jesus. Como não podia identificá-Lo, tentou atingir seu ideal assassino matando a todos os meninos que viviam em Belém, com a idade de dois anos para baixo. Ele só não contava com a proteção de Deus. Avisado por um anjo, José, o pai terrestre de Jesus, fugiu para o Egito e permaneceu lá até a morte do rei malvado. 

Os meninos de Belém morreram no lugar do menino Jesus. Será emocionante encontrá-los na Nova Terra. Eles eram inocentes e não tiveram o privilégio de conhecer Jesus. 

Eles O conhecerão e ouvirão a história de como aquele menino, 30 anos depois, morreu por eles e por nós na cruz do Calvário.

Links: 

CPB - Casa Publicadora Brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.