terça-feira, 17 de março de 2020

Porto Seguro ou Kit de Emergência?

Alguns norte-americanos encontraram certa segurança contra o coronavírus com o estoque de álcool gel e papel higiênico. Para outros, a paz é conseguida com a compra de uma bolsa de emergência de US$ 4.995 equipada com dispositivos ao estilo James Bond e monograma personalizado. Ou um purificador de ar pessoal de "eliminação de vírus" de US$ 149,95, usado como um colar. Ou o produto "Safe Heaven", um saco para dormir por US$ 99,95 feito de tecido antimicrobiano patenteado que mata quase 100% de bactérias, fungos e vírus. 

Esses itens fazem parte de uma série de produtos de sobrevivência que flutuam no extremo rarefeito do mercado de bem-estar, que movimenta US$ 4,5 trilhões. Com a propagação da pandemia, esses produtos estão esgotados, com pedidos pendentes ou em falta no estoque. Assim como o papel higiênico. Ter as ferramentas e suprimentos certos pode proporcionar um alívio incrível da ansiedade.

Contudo, quando a época parece lembrar o pôr-do-sol, existe um raio de esperança: as misericórdias de Deus não têm fim - “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nEle confiam.” (Naum 1,7). 

Acredite ou não, cada um de nós está construindo algo sobre algum tipo de alicerce. Nós temos sempre algum tipo de fundação, algo em que estamos colocando a nossa esperança e fé. Talvez esse alicerce seja nós mesmos: “Eu sei que posso fazer da minha vida um sucesso se eu der duro o bastante…”; um estilo de vida: “Se eu puder ganhar bastante dinheiro, a vida será maravilhosa”; um outro trabalho: “É hora de mudanças.”; ou o kit de segurança...”. Algumas pessoas se sentem seguras por serem filhas de um multimilionário, e podem adquirir um kit de sobrevivência. 

Mas Deus tem um ponto de vista diferente. Ele diz que colocar a nossa esperança e fé em nós mesmos, em outras pessoas, ou em qualquer outra coisa que o mundo oferece é alicerçar uma construção num terreno instável. 

Ele quer, pelo contrário, que confiemos NEle, pois diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-27). 

Essa é a mensagem de Jesus para o mundo neste momento da história, sob o coronavírus – uma mensagem para todo ser humano. Eu e você, e todos que estão lendo, e todos os governantes do planeta, todas as pessoas que leem sobre isso, estão recebendo uma mensagem de Deus com trovoada, dizendo: “Arrependam-se”!

Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado? Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa? Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito? Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? Amós 3:4-8

"Por isso também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Além disso, retive de vós a chuva quando ainda faltavam três meses para a ceifa; e fiz que chovesse sobre uma cidade, e não chovesse sobre a outra cidade; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, secou-se. E andaram errantes duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Feri-vos com queimadura, e com ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, comeu a locusta; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Enviei a peste contra vós, à maneira do Egito; os vossos jovens matei à espada, e os vossos cavalos deixei levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir às vossas narinas; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Subverti a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor. Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Amós 4:6-12

É sábio ter Deus envolvido nas nossas vidas naqueles momentos quando as catástrofes vêm. Mas a intenção dEle é que tenhamos uma vida mais plena, não importando quais sejam as circunstâncias. Ele quer ter uma influência positiva em cada área de nossas vidas. Quando nos apoiamos nEle e nas suas palavras, estamos construindo sobre a Rocha. 

Deus é poderoso. Diferente de nós, Deus sabe o que vai acontecer amanhã, na próxima semana, na próxima década. Ele diz: “Eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim.” (Isaías 46:9-10). Ele sabe o que vai acontecer e estará lá por nós quando acontecer, se escolhemos incluí-lo na nossa vida. Ele diz que pode ser “nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” (Salmos 46:1) Mas devemos fazer um esforço sincero em buscá-lo. Ele diz: “vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo coração.” (Jeremias 29:13).

Isso não quer dizer que aqueles que conhecem a Deus não passarão por momentos difíceis. Eles irão passar. Se um país sofrer ataques terroristas, pestes, aqueles que conhecem a Deus estarão incluídos no sofrimento. Mas existe uma paz e uma força que só a presença de Deus dá. Um seguidor de Jesus Cristo disse da seguinte maneira: “De todos os lados somos pressionados, mas não esmagados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4:8-9). 

A realidade nos diz que enfrentaremos problemas. Porém, se passarmos por eles tendo um relacionamento com Deus, podemos reagir a eles com uma perspectiva diferente e com uma força que não é a nossa. 

Nenhum problema é insuperável para Deus. Ele é maior do que qualquer problema que possa nos alcançar, e nós não estamos sozinhos para lidar com eles. 

A única segurança é ter um relacionamento com Deus. Deus sabe disso, por isso Ele providenciou uma solução para o problema da nossa separação dEle. Ele preparou um caminho para que nós encontrássemos o nosso caminho de volta pra Ele…através de Jesus Cristo. Nossa segurança é Jesus, o Filho de Deus, e oferece gratuitamente o seu kit de proteção: amor, perdão, segurança, apoio, conforto, aceitação e um propósito para viver. Ele é a nossa força, o nosso remédio. 
Com Deus envolvido nas nossas vidas, podemos descansar facilmente. Assim que começamos a conhecer Deus e a ouvir o que Ele diz na Bíblia, Ele nos traz segurança; podemos colocar a nossa esperança NEle como algo constante. Deus está esperando para nos dar provas de Si se nos voltarmos para Ele e O buscarmos. 

A falta de segurança resulta simplesmente de uma ausência de Deus nas nossas vidas. 
Deus tem muito cuidado por seu povo e não tolerará indefinidamente essa situação. Misericórdia é oferecida a esses aproveitadores da desgraça alheia para que se converta. A oferta de misericórdia dada por Deus precisa suscitar alguma reação interior de mudança; se assim não for, não acontecerá a renovação e o juízo chegará. 

Assim, roguemos a Deus perdão e graça a esses especuladores para que não continuem a esterilizar seu povo santo e caro. Fomos comprados a preço de Sangue. Não importa o que aconteça na vida, não é o “fim do mundo” — porque este mundo não é o fim. Temos a esperança da Vida Eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.