sábado, 6 de janeiro de 2018

Planeta terra: Roda do Oleiro.

“A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. (Jr.18,1-4).

Esse texto em prosa é uma revelação divina. A casa do Oleiro é o Universo, a Olaria de Deus. Ali, o Grande Oleiro faz e refaz os seus vasos na sua roda: o planeta Terra. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”(Sl. 24,1). “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”(Sl.115,16). “Do primeiro homem, Adão, fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação”(At. 17,26).

Terra - A Roda do Oleiro - símbolo do lugar onde Deus entra diretamente em contato conosco. Ele nos modela sobre ela. A roda representa a escola de Deus, que são as circunstancias que Deus permite para que a imagem de Cristo seja formada em nossas vidas. Em determinadas ocasiões temos a impressão que estamos dando voltas e voltas sobre a roda! Tudo parece girar fora de controle ao nosso redor. Não vemos progresso e nos sentimos desanimados."Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo? ’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Ele não tem mãos?' (Is. 45:9). Ficamos procurando encontrar quem está movendo a roda. “Deve ser o diabo”, pensamos, mas a descoberta é tremenda: “É o pé do Oleiro! São as mãos do Oleiro!Tudo está sobre controle!”. Ele é soberano sobre a Terra! “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos” (Is.40,22ª).

Não adianta o homem, com suas invencionices querer habitar outro planeta, porque aqui é o seu lugar de peregrinação. “Mesmo que vocês subam tão alto como as águias e construam seus ninhos entre as estrelas, eu os derrubarei de lá, diz o Senhor” (Ob. 1,4). “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”(Fp.1,6).

“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jr.18,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.