segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Que tipo de árvore você quer ser?

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. Sl. 1:1-3

É interessante como a palavra de Deus, nos compara com uma árvore. Claro que podemos ser árvores boas ou ruins. O versículo acima fala do resultado de se tornar uma árvore frutífera! Todos querem se enquadrar nesta categoria de árvore. Mas para sermos de verdade, pessoas cristãs que são boas árvores, precisaremos entrar na condição de Deus. Árvores boas não nascem em qualquer lugar, não frutificam de qualquer jeito. Suas folhas (fé, fidelidade, caráter) não caem, mas permanecem sempre. Uma árvore boa prospera em tudo na vida e faz com que àqueles que estão debaixo de sua sombra, (cobertura/influência) prosperem também! Só poderemos nos tornar nessas boas árvores, se tivermos prazer na palavra de Deus e praticarmos em nossa vida, esta palavra (vs. 3). É possível se tornar em outros “tipos” de árvores, se estivermos plantados em lugares fora da palavra de Deus.
Há pessoas que se tornam tão distantes da palavra de Deus que se tornam tóxicas, árvores degeneradas (Rm. 1:28-32). Foram criados por Deus, para serem boas pessoas e manifestarem o caráter de Cristo, mas tratam mal as pessoas. Falam de maneira grosseira, passam a ser árvores plantadas em cima de amarguras, dores e sentimentos enfermos. Quantas pessoas que poderiam se tornar em instrumentos de restauração e cura e acabam sendo instrumentos de dores e desonra. Nós só conseguiremos dar daquilo que em essência somos! A árvore boa dá bons frutos, pois a fonte de alimento dela é a palavra. Já a árvore má vai dar maus frutos, pois a fonte que a alimenta está fundamentada na desonra, no mundo e nas coisas do maligno (Sl. 1:4).

Que tipo de cristão eu tenho sido? Aquele que alimenta os sentimentos ruins, cujas “folhas” ao invés de servir de cura, se tornam em coisas que contaminam as pessoas que se aproximam? Árvores que são fonte de veneno, espinhos, que promovem até doenças, naqueles que estão debaixo de nossa influência? Pessoas que segundo a epístola de Judas Tadeu, no versículo 12 e 13 (ler), são como árvores murchas e infrutíferas que envenenam! Não podemos nos tornar morte, quando Jesus nos chama para sermos vida!

O apóstolo Paulo certa vez quando estava em missão, foi picado por uma víbora, que era fonte de veneno, de morte (At. 28:3). Mas a fonte que alimentava a fé de Paulo era o “ribeiro de água da palavra” (Sl. 1:3). A palavra dentro de nós se torna antídoto para todo tipo de veneno que tentam colocar em nós! (Sl. 140:3). A palavra de Deus é remédio que nos sara!(Sl. 103:3). Quando entendemos que Jesus veio ser uma Videira Verdadeira que nos enxerta nEle, isso significa que tudo aquilo que em nosso histórico, era para se tornar em feridas, enfermidades, comportamentos limitadores, passa a receber a palavra de Jesus e com isso a restauração e a cura, passam a ser parte de nossa vida. Não temos por obrigação reproduzir as dores recebidas na vida, durante a infância e nos relacionamentos, sobre as pessoas. Fomos lavados no Sangue de Jesus e recebemos da Raiz de Jessé, a nova atitude que Cristo nos concede!

Não podemos viver debaixo de argumentos que: “fazemos isso porque fizeram aquilo comigo”, “trato assim porque sempre me trataram assim”, “falo desta forma porque falaram assim”... Esses são fatos do passado, que não podem mais ser parte da vida de uma árvore de Deus, um homem ou mulher, nascidos de novo!

Jesus nos chama de árvores de justiça e plantação do Senhor! (Is. 61:3b). E é isso que devemos ser! Ele se mostra como a Videira Verdadeira que nos abençoa e ensina. Ele é a árvore da Vida, que nos sustentará para a eternidade em (Ap. 22:2), plantado junto às águas de Deus! Não se deixe contaminar, pois árvores de injustiça e de pecado são arrancadas da terra! Só servem para o fogo! Mas aquelas que buscam as águas de Deus, essas se renovarão, receberão o perdão por suas atitudes e serão restauradas nos seus frutos! (Jó 14:7-9).

www.estudosgospel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.