sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Enoque e o Evangelho da Garça

Uma comparação do caminhar do cristão no mundo com as garças que caminham no manguezal. 
Você já entrou em um manguezal e andar por ele sem se sujar? Pode ser uma tarefa quase impossível entrar em um lugar desses e não sair com pelo menos metade do corpo sujo. 

Contudo, a garça o faz de forma graciosa, sem manchar uma pluma sequer. É uma ave que vive no meio de manguezais e mesmo assim, continua com suas penas brancas como algodão. 

É assim que devemos ser! Precisamos viver nesse mundo contaminado pelo pecado sem nos contaminar com as coisas podres que há nele. Andar com Cristo é isso - você pode estar caminhando na podridão, mas a partir do momento que você assume um compromisso com Ele, lama nenhuma te atinge. 

O mundo na época de Enoque não era muito diferente do nosso. A maldade e o pecado já enchiam a Terra que, após somente 4 gerações, seria totalmente destruída. É possível que muitos contemporâneos de Enoque tenham morrido no dilúvio, no qual se destacou um bisneto de Enoque, um homem chamado Noé. 

Então, imagine o mundo já em sua época crescendo em maldade e pecado. Lembre-se do que disse Jesus, de que o mundo estaria como nos dias de Noé, nos dias que antecedessem sua segunda vinda. Muitos já cremos que estamos muito próximos desse dia, talvez vivendo aquilo que Enoque viveu — os dias que antecederam o dilúvio. 

E foi nesse tempo de pecado que Enoque se destacou pelo simples fato de ter decidido andar com Deus.

Não é porque estamos no mundo que devemos viver como o mundo! Estamos aqui para fazer a diferença. A Bíblia diz: 

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2). 

Assim como a garça tem todo cuidado ao andar na lama para que suas penas não se sujem, devemos sempre vigiar e orar para que as tentações deste mundo não nos afastem de uma vida de santidade com Deus. 

Hoje em dia é "normal" vermos a mídia defendendo o adultério, aborto, homossexualismo, sensualidade, vícios, como se fosse algo normal e que todos devem aceitar. Mas nós, cristãos, devemos ir contra tudo aquilo que a Bíblia condena sem desrespeitar ou deixar de amar o ímpio. 

Muitos acham que ser cristão é estar no mundo, mas viver apenas em igrejas, salvos de qualquer coisa que aconteça no mundo. Não fiquemos apenas nas redomas de vidro (igrejas), vamos lá para a lama, como a garça, andando com cuidado para não sujar as vestes, e então transformar esse mundo segundo a vontade de Deus. Mas Jesus orou assim: 

"Pai, não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo.17,15-17). 

Como a garça com sua plumagem sempre branca, lembremos o que nos ensina Salomão: 

"Em todo tempo sejam sempre alvas as tuas vestes" (Ecl. 9,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.