sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O Ladrão na Cruz: de Injuriador a Iluminado

Jesus foi condenado e crucificado entre dois salteadores. Um, mesmo vendo a injustiça que faziam ao Filho de Deus, não creu, pelo que morreu na sua impiedade; mas o outro, caindo em si, creu em Jesus e, tendo morrido fisicamente, o seu espírito foi estar com Jesus no paraíso. "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino. Jesus disse-lhe: em verdade, em verdade te digo que hoje estarás Comigo no paraíso". Contudo, este homem também criticou e blasfemou de Jesus.

Devemos considerar o elemento “tempo”, envolvido em todo o cenário. Os dois ladrões e Jesus estavam pendurados na cruz, não apenas por alguns minutos, mas por cerca de seis a oito horas. E durante esse período de tempo, muitas coisas aconteceram que abriram o coração de um dos ladrões, o que o fez mudar sua atitude para com Jesus. 

Não há como negar que no início, os dois insultaram a Jesus e lançaram palavras de insulto a Ele, mas isso aconteceu durante as primeiras horas de sua crucificação. 

Com o passar das horas, depois de testemunhar várias coisas que aconteceram, um deles, vendo a injustiça, a farsa diabólica de julgamento e condenação de Jesus, tornou-se compassivo para com Ele e finalmente percebeu que Jesus não merecia estar naquela situação - ao contrário dos dois que mereciam a pena de morte por seu crime. Mudou de ideia, arrependeu-se e creu no Filho de Deus. A sua fé teria sido gerada pelo Espírito Santo nos minutos finais da sua vida, mas ainda em tempo de se arrepender, confessar e pedir perdão para os seus crimes. 

Um dos casos que poderia ter revertido a impressão do ladrão sobre Jesus foi quando ele viu como um filho carinhoso e amoroso era para Maria. O ladrão ouviu como Jesus confiou Sua mãe, Maria, aos cuidados de Seu amado apóstolo João. Mesmo que Jesus estivesse naquela situação muito difícil, Ele ainda estava pensando no bem-estar de Sua mãe e garantiu que alguém cuidaria dela quando Ele partisse. Jesus podia ver o coração dos homens e viu quão bondoso era João. Foi por isso que confiou Maria, Sua mãe, a ele. 

Naquele mesmo dia, João levou Maria para sua própria casa, onde ela foi tratada como membro de sua família. 

O ladrão também viu como Jesus suportou todos os insultos e zombarias das pessoas ao seu redor. Além disso, ele também testemunhou como Jesus permaneceu manso, apesar do tratamento cruel dado a Ele pelos soldados quando teve sede - em vez de água, recebeu vinagre. 

O ladrão também ouviu Jesus orar ao Pai para perdoar aqueles que o fizeram mal porque não sabiam o que faziam - uma oração que só pode ser proferida por alguém cujo coração transborda de amor, misericórdia e magnanimidade. 

Outro incidente que chamou a atenção do ladrão foi quando o sol escureceu durante suas horas finais. A escuridão envolveu toda a terra desde a hora sexta, ou meio-dia, até a hora nona, ou três horas da tarde. 

Tenhamos em mente que essas coisas não aconteceram em questão de minutos. Aconteceram com intervalos de seis a oito horas. Isso implica que a mudança na atitude de um dos ladrões para com Jesus não aconteceu num estalar de dedos. Um deles se comoveu com todas essas coisas que havia testemunhado, e uma mudança foi motivada pelas coisas que ele viu e ouviu. 

Depois de testemunhar essas coisas, o ladrão que antes insultava e zombava de Jesus, foi iluminado. E essa iluminação o levou a crer em Deus e em Jesus. Experimentou uma conversão - de injuriador, ele se tornou um crente, testemunhando que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. 

Inevitavelmente, o ladrão desenvolveu um sentimento de arrependimento pelo que havia dito e feito naquele dia, pois a fé já brotava em seu coração. Foi por isso que quando seu companheiro ladrão ainda estava falando com Jesus com sarcasmo e desrespeito, ele o repreendeu. Até que chegou ao ponto em que implorou a Jesus: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino." 

Desenvolver fé em Deus e em Jesus e implorar a Ele para se lembrar dele quando for para o Seu Reino foram definitivamente as melhores coisas que esse ladrão fez em sua vida. Por causa disso, ele se tornou um herdeiro do céu. É uma pena que o outro ladrão não tenha experimentado a iluminação e a compreensão que aquele experimentou. 

Na última hora da vida, este homem teve tempo para ganhar, das mãos de Jesus, a vida eterna. 

Roubaram-lhe a vida física, mas Jesus deu-lhe Vida abundante e eterna. Jesus dá vida e liberdade aos cativos, com plena autoridade. 

Podemos dizer que aquele ladrão teve muita fé porque antes de morrer, ele foi capaz de reconhecer Jesus como o Filho de Deus. E mais especialmente, ele tinha a certeza de que mereceria a bem-aventurança do paraíso quando Jesus respondeu a ele: "Estarás comigo no paraíso." 

Enquanto há vida há possibilidade de salvação: 

"Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Arrependei-vos e crede no Evangelho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.