sábado, 2 de julho de 2011

O Desafio da Vida

“E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (João 8:7).
O Senhor Jesus Cristo, muitas vezes foi desafiado pelos seus adversários a provar aquilo que lhes ensinava. Quase sempre foi interpelado pelos seus adversários com o intuito de causar-Lhe embaraços, sem, no entanto conseguir êxito. No texto supracitado diz a narrativa, que lhe trouxeram uma mulher apanhada no próprio ato, adulterando; cujo objetivo era pôr Jesus à prova: Se Jesus ordenasse o apedrejamento como ordenava a lei de Moisés, eles O acusariam de falta de amor, de perdão, e também O condenariam perante a lei do Império Romano. Mas. Jesus como sempre, jamais poderia perder a um desafio. Quem estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar pedra: Ninguém a apedrejou; a seguir se retiraram um a um, ficando só a mulher. Isto não quer dizer que Jesus estivesse encobrindo este pecado. “Ninguém te condenou? Pergunta Jesus; nem eu te condeno; vai e não peques mais”.
De outra feita, perguntaram-Lhe sobre com que autoridade fazia e ensinava as maravilhas de Deus. E Jesus responde-lhes com outra pergunta, dizendo-lhes que lhes diria com que autoridade fazia, se eles Lhe respondessem a pergunta, sobre o batismo de João, se era do céu ou dos homens; como dissesse que não sabiam, também ele não deu-lhes mais explicações. Quando Jesus foi levado perante o Sinédrio, como não tivessem de que O acusar, para poder condená-Lo à morte, apresentaram falsas testemunhas, que nada podiam provar contra Ele. E o Senhor Jesus em resposta, lhes declarou que fez tudo durante Seu ministério, ensinando abertamente ao povo; por isso se quisessem saber o Seu procedimento, que consultassem o povo. E fez esse acréscimo: “Esta é a vossa hora, o poder das trevas”. Nós também muitas vezes, somos desafiados com acusações falsas; e muitas vezes podemos estar embaraçados sem saber como enfrentar as situações.
Permita-me, prezado leitor, que lhe conte uma experiência própria: Certo dia alguém bateu à porta de nossa casa, dizendo que queria conversar conosco. Na verdade, não era conversar, mas fazer varias acusações, dizendo que nós nunca fomos pastor de verdade, e sim mercenário. A tudo respondemos agradecendo e abençoando; lembrando também dos ensinos bíblicos no que diz respeito aos inimigos: “Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber; porque fazendo assim, amontoaras brasas sobre a sua cabeça”. Alguns dias depois este senhor mandou-nos um recado, pedindo-nos que fossemos à sua casa. Indo, ele nos disse chorando: “Pastor, chamei-o para pedir-lhe perdão, pois, desde esse dia não durmo bem, não consigo fazer as minhas orações, e nem ler a minha Bíblia, pois vejo o senhor diante de mim, abençoando e agradecendo”. Muitas vezes deixamos de lado o que Jesus ensina em Mateus 11:29: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e assim vós achareis descanso para as vossas almas”.
Em Mateus 5:5 diz: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. Jesus, não obstante Criador do Universo, é manso e humilde; e com isso Ele sempre venceu os seus desafiadores; e nós, muitas vezes perdemos a paciência, quando nos deixamos vencer pelos desafios; pois a tendência humana é reagir contra a sabedoria que vem de Deus. Contando esta experiência a um amigo, ouvi dele esta declaração: “Pastor, se fizesse isso comigo eu meteria a mão na cara dele”. Mas, meu amigo, que seria do mundo se Jesus tivesse uma reação assim? O mundo seria diferente do que é, se tornaria paraíso, se obedecêssemos aos ensinamentos bíblicos; não haveria tragédias, guerras, divisões nos lares, nos trabalhos e nas igrejas. E que dizer do Sermão do Monte, onde Jesus recomenda amar e bendizer os nossos inimigos? Nós precisamos aprender a transportar o céu à terra; e deixar de trazer fogo do inverno, fazendo mau uso de nossas línguas, conforme diz Tiago. Peçamos, portanto, ajuda do céu, para vencer os nossos próprios desafios.

 Pr. Timofei Diacov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.