segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Na direção de Deus

Quando eu olho para a Bíblia e mergulho na história dos grandes personagens bíblicos, eu percebo que uns viveram suas vidas segundo a direção de Deus, e outros não. Eu percebo também que alguns se esforçaram, lutaram e até mesmo pagaram um preço muito alto para andarem de acordo com a direção de Deus, porém outros não deram a mínima para a voz de Deus. Então eu chego a uma conclusão, sabe que conclusão? Existem dois modos para andarmos diante de Deus: Segundo a direção de Deus ou Sem a direção de Deus.
E talvez você esteja pensando: Mais todos os grandes homens da Bíblia andaram segundo a direção de Deus! Eu lhe digo que você está redondamente enganado. Os grandes homens de Deus passaram por momentos que eu classifico como uma espécie de “AMINÉSIA ESPIRITUAL” e se esqueceram completamente de pedir a direção de Deus para alguns momentos de suas vidas, se esqueceram de pedir a direção de Deus para algumas decisões de suas vidas. E por fazerem isso sofreram conseqüências terríveis:
ü A Bíblia nos mostra Abraão sem a direção de Deus fazendo aliança com Abimeleque, o que custou muito caro ao seu filho Isaque.
ü A Bíblia nos mostra Moisés que sem a direção de Deus não quis circuncidar a seu filho, e Deus intentou matá-lo. E se não fosse sua esposa Zípora (mulher sábia), ele teria colocado a perder seu chamado e sua vida com Deus.
ü A Bíblia nos mostra Davi sem a direção de Deus fazendo o levantamento do censo em Israel, o que desagradou a Deus, pois isso aos olhos de Deus era desobediência e traria a ira de Deus sobre o povo. Davi queria contar inclusive a tribo de Levi na qual Deus não mandou contar (Nm 1.49), e Joabe seu servo achou tão abominável a ordem que não contou. Isso fez com que Davi contemplasse 70 mil mortos de Israel, devido a peste que ele mesmo escolheu como castigo da parte de Deus.
Concluímos, portanto, que andar sem a direção de Deus é andar para onde não sabemos, é fazer o que não deveríamos, e contemplar o que jamais esperaríamos!
Porém eu preciso lhe dizer o que acontece conosco quando temos a direção de Deus:
Vamos olhar para a história de Gideão (Jz 6.11-8.35)
De Gideão nós conhecemos muito, foi o 5º juiz de Israel, Deus o chamou de homem valente, é conhecido pelo seu grande feito de ter combatido e vencido 135 mil midianitas com apenas 300 homens, o que deu a Israel paz por 40 anos. Foi considerado por causa disso um herói militar, e o povo quis fazer dele um rei, mais ele não aceitou (Jz 8.22,23). Pediu somente algumas peças de ouro ao povo, não para si, mais para fazer uma estola para que o povo consultasse ao Senhor. (Jz 8.24-27).
Sabe porque Gideão venceu 135 mil com apenas 300? É simples, ele ouviu a voz de Deus, possuía direção de Deus para fazer isso. Ele tinha 32 mil, Deus disse que ele tinha muito, ficaram 10 mil. Deus disse que ele tinha muito e aí 9.700 foram embora e ficaram 300 com ele para aquela batalha e ele venceu.
Sabe porque Gideão recusou ser rei daquele povo? É simples, ele ouviu a voz de Deus, possuía uma direção de Deus para não fazer isso. Ele sabia que Deus mesmo era o rei daquele povo e ele declarou: “Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; O Senhor vos dominará”.(Jz 8.23)
Sabe porque Gideão fez a estola sacerdotal? É simples, ele ouviu a voz de Deus, possuía uma direção de Deus para fazer isso. Infelizmente o povo se prostituiu (idolatrou) frente aquela estola, não por culpa dele e sim do próprio povo que não entendeu o propósito de Deus.(Jz 8.27). O povo se esqueceu de Deus (Jz 8.34) e não se lembrou que Gideão somente fez o bem aquele povo (Jz 8.35).
Perceberam algumas coisas no âmbito da direção de Deus com o exemplo de Gideão:
* Com a direção de Deus nós não perdemos
* Com a direção de Deus nós não erramos
* Com a direção de Deus nós cumprimos seus propósitos e prosperamos espiritualmente.
Ande segundo a direção de Deus e você contemplará grandes vitórias!

 
Pr. Flavio Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.