terça-feira, 16 de março de 2021

A Árvore da Ciência do Bem e do Mal

Não havia nada essencialmente mal a respeito da árvore ou de seu fruto. É improvável que o fato de comer o fruto desse a Adão e Eva algum outro conhecimento. Foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal. Seu ato de desobediência a Deus trouxe o pecado e o mal para o mundo e para suas vidas. Comer o fruto, como um ato de desobediência contra Deus, foi o que deu a Adão e Eva o conhecimento do mal.

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; uma criatura livre e pessoal, dotada de capacidade e responsabilidade moral. Para que o homem fosse realmente livre, ele deveria ter acesso a todas as possibilidades, inclusive a desobediência.

Então o homem, no exercício da liberdade original com a qual foi criado, desobedeceu à ordem de Deus:

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gênesis 3,6-7).

O homem deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Quis ser como Deus, por soberba, colocou Deus em segundo lugar, e assim destruiu o plano inicial de Deus. Nisto consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, daí em diante, será uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em Sua bondade.

A partir deste instante, toda a sorte de maldade, malignidade e morte passaram a assolar e dominar aqueles que foram projetados para nunca perecerem.

Algumas pessoas enxergam a árvore do conhecimento do bem e do mal como uma coisa mística. Elas pensam que o fruto da árvore possuía alguma propriedade especial em si que conferia um conhecimento proibido. Se o mal em si estivesse na árvore, então o próprio Deus teria o mal dentro do jardim ao alcance do homem.

A árvore do conhecimento em si era uma árvore boa. Deus não é o autor do mal! A Bíblia claramente diz que tudo o que Deus criou era originalmente bom.

A Árvore não era má! Ela não produzia o mal. Ela era a Árvore do Conhecimento! Proporcionava o conhecimento de ambas as coisas: do bem e do mal e a relação entre elas de forma experimental, através da capacidade da comparação. A árvore do Conhecimento do Bem e do Mal fazia parte do processo de formação e aperfeiçoamento do ser humano, quanto à sua constituição moral.

O objetivo final de tudo isso visava a criação de seres humanos como verdadeiros e espontâneos adoradores do Deus Criador, além de forçar a manifestação do mal na sua essência, a fim de ser aniquilado para sempre.

A partir daí, o mal moral já não seria mais um inimigo oculto, não manifesto. inexistente, irreal, fictício. Ao mal, foi imposto, pelo Senhor Deus, que se tornasse claramente notório pela criatura recém criada e formada à imagem e semelhança de Deus.

O resultado de terem comido o fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como satanás havia dito, ao contrário, agora eles descobriram que foram reduzidos a um estado de miséria.

Dessa forma, não sendo obrigado a escolher o mal, por ter sido capacitado com discernimento, o ser humano pode, de maneira sábia, fazer a escolha certa, reconhecendo Jesus Cristo como o Único Senhor e Salvador de sua vida.

Com essa decisão, o ser humano mostra que compreendeu todo o sentido e finalidade desse instrumento de Deus, plantado no Jardim do Éden.

Apesar de a árvore ser boa, Deus deu uma ordem para que o homem não comesse de seu fruto.

Quando o homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal com a expectativa de ser como Deus, ele tentou se apropriar de algo que só pertence ao Criador. Esse conhecimento é um privilégio que Deus se reserva. Ele tentou usurpar o lugar de Deus! Ao tomar de forma ilícita da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem tentou declarar sua autonomia. O caráter da escolha moral era muito claro.

O homem foi convidado a escolher entre obediência e desobediência; entre vida e morte; entre bênção e maldição; entre depender de Deus e se rebelar contra Ele. O mal se configurou na desobediência da Palavra de Deus.

Somente Deus é conhecedor de todas as coisas; somente o Criador onisciente é quem sabe o que é verdadeiramente bom e mau para a vida do homem.

Como criatura, o homem deveria obter esse conhecimento através de seu Criador. O homem não obteve o conhecimento do mal através do conselho de Deus, mas através de sua contaminação com ele.

Deus conhece o bem e o mal, mas o mal Ele conhece de forma intelectual, por contraste. Deus é perfeitamente Santo, e tudo aquilo que não está de acordo com o Seu padrão moral é o mal. Mas ao desobedecer à ordem de Deus e comer do fruto da árvore do conhecimento, o homem passou a conhecer o mal de forma experimental. O homem tomou participação no mal. O mal se tornou parte de sua natureza e inclinou seu coração na direção contrária ao bem espiritual.

O que menos importa neste episódio é saber qual foi o tal fruto desejado e comido. Poderia ter sido uma enorme jaca ou um minúsculo mirtilo, certo é que Eva e Adão não deveriam ter pago para ver.

Hoje não existe mais a proibição de se comer nenhum fruto e nenhuma árvore a se evitar, entretanto, o alerta é para nos afastarmos das obras infrutuosas das trevas e buscarmos produzir os bons Frutos do Espírito.

Tendo sido criado por Deus, cabe ao Criador dizer como a criatura deve viver para ser feliz. Deus é o Projetista do homem e o seu criador; logo; conhece profundamente todas as faculdades que concedeu à Sua criatura. Se esta lhe virar as costas, será infeliz.

Tudo o que tentarmos fazer para alcançarmos nossa salvação não passarão de “aventais de folhas de figueira”. Nunca haverá folha de figueira capaz de corrigir nossas errôneas percepções espirituais.

Não ficamos surpreendidos se Deus se torna imediatamente estranho e terrível a nós.

O homem só pode viver na amizade com Deus, se livremente for submisso ao Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.