segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Natal: Manifestação do Filho de Deus

 

Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus, mas esse nunca foi o nosso desejo a respeito deste tempo. Alguns chegam até a cantar “parabéns pra você”! Coisa totalmente fora de propósito, contrária ao sentimento da Igreja e fora do sentido da celebração dos cristãos. 

Então, se não celebramos o aniversário de Jesus, o que fazemos no Natal?

O nosso Deus, quando quis nos salvar, agiu na nossa história. Primeiramente agiu na história de toda a humanidade, guiando de modo secreto e sábio todos os seres humanos e sua história.

Finalmente, Deus agiu de modo pleno e total, fazendo-se pessoalmente presente, em Jesus Cristo, que é o cume, o centro e a finalidade da revelação e da ação de Deus: em Jesus, tudo quanto Deus sonhou para nós se realizou de modo pleno, único, absoluto, completo e definitivo! Então, o nosso Deus não se revela principalmente com ensinamentos, com doutrinas e conselhos, mas com ações concretas e palavras concretas de amor! E tudo isso chegou à plenitude na vida, nos gestos, palavras e ações de Jesus Cristo!

São estas obras salvíficas de Deus, realizadas de modo pleno em Jesus, que nós tornamos presente na nossa vida. Na força do Espírito Santo, através das palavras, dos gestos e dos símbolos, os acontecimentos do passado — todos resumidos em Cristo: na sua Encarnação, no seu Nascimento, Ministério, Morte e Ressurreição e no Dom do seu Espírito — tornam-se presentes na nossa vida.

Quando celebramos o Natal, celebramos não o aniversário do menino Jesus… O que fazemos é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da vinda do Cristo! Celebrando o Natal, o acontecimento do passado (a Manifestação do Filho de Deus) torna-se presente no hoje da nossa vida! No Natal não dizemos: “Há dois mil anos nasceu Jesus”! Nada disso! O que dizemos é: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!”

Em Jesus, tudo quanto Deus sonhou para nós se realizou de modo pleno, único, absoluto, completo e definitivo!

Então, celebrando a festa do Natal, celebramos a Manifestação do Salvador no nosso hoje, na nossa vida, no nosso mundo!

A festa tem essa característica: na força do Santo Espírito torna presente realmente, de verdade, aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento, nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial, isto é, tornar presente os atos de salvação de Deus!

 No Natal nós vimos, ouvimos, experimentamos, testemunhamos e anunciamos: nasceu para nós, nasceu para o mundo um Salvador! Ele veio, Ele não nos deixou, Ele se fez nosso companheiro de estrada!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.