domingo, 5 de julho de 2020

Estejam os Lombos Cingidos e Candeias Acesas para a Volta do Filho de Deus!

Vivemos numa época em que há muito descuido em relação à vinda do Senhor, não obstante surgirem os pretensos profetas do catastrofismo apocalíptico. É temerário marcar datas ou mesmo épocas. Quem o faz, expõe-se ao ridículo e ao descrédito. 

O importante é estar preparado para o encontro com o Senhor, em qualquer tempo. As Escrituras Sagradas mencionam sinais que apontam ao advento de Cristo:

• Em cima, no céu (Jl. 2.30, 31; Lc. 21.11; At. 2.19; 

• Em baixo, na terra (Mt. 24.7; Lc. 21.12; Atos 2.19); 

• Na vida social (Mateus 24.12; Lucas 17.26-28; 21.12; 2 Tim. 3.1-4); 

• Na vida moral (Lc. 17.28-30); 

• Entre o povo judeu (Ez. 37.1-4; Lc. 21.24, 29; Rm. 11.25, 26); 

• Na vida política (Dn. 2.19, 31-33; 7.23-27; Ez. 38.6; Lc. 21.29; Ap. 17.7, 12) 

• Na vida religiosa (Mt. 24.5; Lc. 21.12; Ap. 13.12); 

• No meio do povo de Deus (Mt. 24.12; 25.5; Lc. 17.26; 18.8; 2 Pd. 3.4); 

• Na vida científica (Is. 60.8; Jr. 51.53; Dn. 12.4; Na. 2.4). 

As promessas infalíveis sobre a vinda do Senhor são citadas 1.527 vezes no Antigo Testamento e 320 vezes no Novo Testamento. Reis, sacerdotes, profetas, pessoas comuns, evangelistas e até anjos mencionaram a vinda de Jesus a este mundo. Da mesma maneira, cerimônias, parábolas e ilustrações sinalizam com muita contundência que Jesus virá outra vez. 

A vinda majestosa de Jesus Cristo se dará em duas fases distintas, divididas em um período de sete anos. Jesus disse: “E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos”. 

Jesus se refere às três vigílias da noite segundo o costume dos judeus. Além de dizer aos Seus seguidores que a hora da Sua volta é incerta, ressalta que os que estiverem despertos e prontos quando o mestre vier serão abençoados. Ninguém no céu, na terra, no inferno ou em qualquer outro lugar, sabe o dia ou a hora quando Jesus arrebatará a Igreja. Estipular um dia é transgredir contra o sigilo de Deus. Alguns ousaram afirmar que estamos às 23 horas e 59 minutos do advento. Todos os especuladores que tentaram determinar data e horário foram envergonhados ao ficar patente a sua ignorância. Jesus prometeu voltar para nos buscar e isto acontecerá de súbito. Ele virá surpreendendo a humanidade, por este motivo todos precisam estar prontos para sua chegada. 

Primeira fase: o arrebatamento da Igreja (segunda vigília). 

A palavra "arrebatado" é traduzida do verbo grego "harpazo", que significa "tirar", "arrancar com força"; o vocábulo latim "raptare", que em português é "raptar", também significa "arrebatar". Este assunto é um mistério que só será compreendido plenamente quando ocorrer. 

Nesta primeira fase, Jesus virá secretamente para a Igreja que o está velando e esperando. Ele virá até as nuvens, seus pés não tocarão o solo, e nos encontrará nos ares. O arrebatamento ocorrerá antes da Grande Tribulação. Na primeira etapa da vinda de Jesus, acontecerá o Arrebatamento: o retorno será invisível aos olhos de quem vive segundo o estilo do mundo, pois este não serve a Deus. 

O arrebatamento acontecerá em data e hora desconhecidas e as pessoas do mundo só saberão o que houve depois, quando notar a ausência de milhões de cristãos. 

O Senhor Jesus voltará secretamente para levar consigo todos quantos morreram salvos e todos os que estiverem vivos e preparados, isto é, àqueles que estiverem, em vida, servindo-o fielmente. Os mortos ressuscitados e os vivos serão transformados, numa ação muito rápida, tal qual o movimento de pálpebras, num abrir e fechar de olhos. Repentinamente, os dois grupos, juntos, irão ao encontro do Senhor e serão transladados por Ele às mansões celestiais. A maioria dos salvos será composta de gentios e não de judeus, estes subirão com Cristo nos ares. 

Lombos cingidos: Segundo os costumes antigos, os homens de Israel usavam vestes longas, e trajes longos, como capas. Nas ocasiões em que se exigia pressa, elas dificultavam os movimentos. Quando precisavam realizar alguma atividade física ou correr, usavam um cinto para prender a capa, para assim se movimentarem livremente. Assim, tornava-se indispensável o uso de uma faixa em volta da cintura. 

Elias, o profeta, após o episódio do Carmelo, teve de correr, sob forte chuva, de lombos cingidos. O poder do Senhor veio sobre ele, e prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel. Já, o profeta Eliseu, chamou um dos discípulos dos profetas e lhe disse: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue este frasco de óleo e vá a Ramote-Gileade.” 

Estejam prontos para servir, fiquem preparados para tudo, estejam com a roupa bem presa com o cinto, e prontidão permanente para agir; isto é, estejam com a mente preparada, prontos para agir, cingindo os lombos do vosso entendimento, estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. 

No sentido espiritual, “lombos cingidos” significam preparação para partir a qualquer momento, quando do arrebatamento da Igreja do Senhor. É necessário ter consciência da importância deste preparo. Tenhamos cingidos os lombos do entendimento, e esperemos inteiramente na graça do Senhor Jesus. 

E Cristo levará os santos, os fiéis, aqueles, que de fato, o esperam conforme sua vontade. Paulo, o apóstolo dos gentios, diz que devemos cingir os lombos com a verdade, quando fala da “armadura de Deus”. 

Quando os hebreus se preparavam para sair do Egito, o Senhor os orientou sobre a Páscoa, e disse-lhes que comessem o cordeiro com os lombos cingidos, e o fizessem apressadamente. Da mesma forma, hoje, os cristãos devem estar com as vestiduras espirituais bem cingidas, na espera da volta do Senhor. Não haverá tempo para o preparo de última hora. 

Candeias acesas: a volta de Cristo dar-se-á no período das mais densas trevas espirituais: tempo de engano religioso, em nome de Cristo. Estima-se que há cerca de vinte mil religiões e seitas no mundo, e cada uma diz ser portadora da verdade; época de muito ódio aos servos de Deus; ocasião de escândalos, traições e aborrecimento entre os próprios cristãos; manifestação de falsos profetas; época de esfriamento do amor, pela multiplicação da iniquidade. Jesus virá no período em que, para o mundo, será meia-noite. 

Diante disso, é indispensável estarmos sempre com as candeias acesas, isto é, com a vida, o testemunho e as obras em evidência. Por isso, o Senhor Jesus evidenciou que, ao nos prepararmos para recebê-lo, devemos estar com a vida iluminada. 

O cristão é luz e deve emiti-la no seu testemunho e até no seu corpo. Devemos manter acesas as nossas candeias. Isso indica a necessidade de se estar pronto para agir à noite. 

Segunda fase: a vinda em forma visível (terceira vigília). 

Este evento apocalíptico acontecerá sete anos após o arrebatamento da Igreja, já no final da Grande Tribulação. Cristo voltará em corpo glorioso, revestido de poder, ocasião em que sinais espantosos acontecerão no céu, na terra e entre os seus habitantes, em especial o povo judeu. O som de trombetas será ouvido no céu, na terra, no inferno e em todos os lugares. 

Neste evento, Jesus estará acompanhado da Igreja glorificada composta dos crentes que subiram no Arrebatamento, os santos que passaram pelas bodas do Cordeiro e pelo Tribunal de Cristo. 

Esta vinda será contemplada por todos os habitantes da terra - isto será possível devido á tecnologia da comunicação, extremamente desenvolvida. A volta de Jesus, em sua segunda etapa, será como a sua ascensão: real, corporal, literal e visível: os homens o verão novamente com os olhos carnais. 

Jesus ascendeu ao céu quando estava rodeado de discípulos no monte das oliveiras, e neste mesmo ponto geográfico acontecerá a revelação do seu retorno. A ascensão de Jesus ocorreu no monte das Oliveiras, o solo deste monte foi o último lugar da terra em que os pés de Cristo pisaram e seu retorno acontecerá ali também, à vista de Jerusalém, cujos cidadãos ingratos o desprezaram e o crucificaram, não quiseram que reinasse sobre eles. 

Sobre este segundo momento do retorno, os pés de Cristo estarão sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém, e o monte das Oliveiras será fendido ao meio. Como o primogênito de Maria, Ele veio e experimentou a vergonha quando julgado injustamente, mas virá outra vez em glória para julgar como o Justo Juiz. No instante da segunda vinda, Jerusalém, estará em guerra, sendo destruída pelos seus inimigos, e nesta situação Deus inspecionará os judeus como o refinador coloca seu ouro na fornalha e fica ao lado para ver se não vai sofrer nenhum dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.