sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A Família de Estéfanas

“Porque trouxeram refrigério ao meu espírito e ao vosso. Reconhecei, pois, a homens como estes” 1Cor 16.18

Estéfanas foi um membro da igreja de Corinto, cuja família se encontrava entre aqueles que os apóstolos batizaram. Alguns pensam que ele é o “carcereiro de Filipos”. A primeira epístola aos Coríntios foi escrita em Filipos cerca de seis anos depois da conversão do carcereiro e ele encontrava-se ali com o apóstolo nessa altura.

Estéfanas e sua família foram os primeiros convertidos na cidade de Corinto, a capital da província da Acaia. Eles, desde o início da caminhada cristã, consagraram-se ao serviço dos santos. Eram não apenas cooperadores, mas também obreiros. Não apenas ajudaram o apóstolo Paulo durante sua estada em Corinto, mas depois que ele saiu, continuaram trabalhando com o mesmo empenho e consagração. Nas horas mais amargas do apóstolo Paulo em Éfeso, quando enfrentou feras e tribulações maiores do que suas forças, a ponto de quase desesperar-se da própria vida, Paulo recebe a visita de Estéfanas, acompanhado de Fortunato e Acaico.

Esses trouxeram grande alegria para Paulo. Supriram o apóstolo de tudo aquilo que os crentes de Corinto deixaram de fazer. Esses três irmãos trouxeram refrigério ao espírito de Paulo nos dias mais sombrios de sua vida. O apóstolo dos gentios ordena a igreja a reconhecer e a honrar sempre homens dessa estirpe.

Estéfanas e sua família são o alvo destes versículos na carta de Paulo. Em poucas palavras, ele revela pontos importantes sobre essas pessoas, que nos trazem grandes lições.

Primeiramente, Estéfanas e sua casa foram as “primícias” da Acaia, quer dizer, foram os primeiros a se converterem ao Evangelho nesta região da Grécia. Foram uns dos poucos que Paulo batizou pessoalmente. Estéfanas e sua família eram as primícias, ou seja, os dízimos de Deus naquela região.

Isso é interessante pois Deus fala na Bíblia que o Seu povo é Suas primícias. Os que são fiéis a Ele são vistos por Ele como especiais. 

Muitos ouviram o Evangelho em Acaia juntamente com Estéfanas. Mas ele e sua casa foram os primeiros a reagir positivamente e se converterem. Isso mostra uma prontidão, disponibilidade, entrega sem reservas e sem rodeios… se lançar de cabeça. Muitos demoram para se converter, mas acabam se convertendo depois de um longo processo. Amém. Antes assim. Mas os do tipo de Estéfanas são os que se entregam sem demora. Por que adiar nossa entrega para Deus? Só mesmo quem quer correr o risco de não ser salvo, pois nunca sabemos quando partiremos desta vida.

Talvez você seja o primeiro a se converter na sua família; o primeiro a decidir se batizar nas águas; o primeiro a receber o Espírito Santo entre seus amigos; o primeiro a deixar tudo para fazer a Obra de Deus na sua igreja; ou o primeiro a se entregar para Deus depois de ler esta mensagem. Só depende de você.

O certo é que há um valor muito especial para Deus quando alguém é o primeiro a dizer “sim” para Ele, a servi-lo, a fazer algo por Ele. Não seja devagar nas suas decisões de servir a Deus. Seja sempre o primeiro a se prontificar. Esta é a primeira lição que aprendemos com Estéfanas.

Paulo costumava deixar outros discípulos batizarem as pessoas. Note, porém, como esta “exceção”, o fazer algo que não fazia normalmente, rendeu grande lucro ao Evangelho mais tarde. Estéfanas e sua casa se tornaram fiéis discípulos. Às vezes temos que fazer o que não costumamos fazer para obter resultados que não costumamos ter.

Você tem sido uma fonte de refrigério para os aflitos? Tem cooperado com a obra de Deus? Tem encorajado os obreiros de Deus? Tem se empenhado em visitar as pessoas aflitas para levar a elas uma palavra de consolo? Coloque sua vida e sua casa nas mãos de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.