terça-feira, 24 de julho de 2018

O Deus das Montanhas e dos Vales


O que significa as palavras “montes” e “vales” na vida cristã? Tanto um como outro nome tem um significado figurativo. “Monte” significa triunfo, vitória. Quando a nossa vida está uma bênção, quando tudo é maravilha e tanto a nossa vida material como espiritual transcorrem de acordo com as nossas expectativas, sentimo-nos no monte. Já os “vales” significam os momentos de dificuldades que atravessamos em nossa caminhada nesta terra.

Deus é um ser infinito e existente por si mesmo. O início e o fim de todas as coisas. Revela-se na Trindade Santíssima como um Ser uno, infinitamente perfeito, Criador e regulador do universo. Teologicamente é caracterizado como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

FAÇAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS LUGARES ALTOS:

1.1 — Quem está em um lugar alto tem a sensação de superioridade
Observar panoramicamente tudo que um lugar superior causa
em nós: uma sensação de superioridade. Isto acontece quando vivenciamos uma situação de vantagem.

1.2 — Para quem está em um lugar alto, os problemas tornam-se pequenos
Se olhar para baixo estando no alto de uma montanha, o crente verá que o rio parecerá um filete de água, as pessoas, minúsculos insetos, e as árvores, gravetos. Tudo parecerá menor.

1.3 — Quem está em Um lugar alto está mais seguro
A pessoa em um lugar alto sente-se segura. Na época das enchentes e temporais no pantanal mato-grossense, os donos de propriedades situadas em lugares altos alugam as suas terras para que os donos de rebanhos abriguem nelas o seu gado.

1.4 — Quem. está em um lugar alto tem uma visão melhor
Somente de um lugar alto é possível fazer urna escolha melhor. Quando chego de avião na cidade do Rio de Janeiro, costumo olhar para a Avenida Brasil e a Linha Vermelha com o propósito de ver qual destas duas Rodovias oferece condições melhores

TRÊS VERDADES ESPIRITUAIS SOBRE OS LUGARES ALTOS:

2.1 — Satanás não tem medo de ninguém que está em lugar alto
O crente que jejua e ora intimida Satanás, porém não estará livre da tentação demoníaca (1 Coríntios 10.12; Efésios 4.27). Podemos ser cheios do Espírito Santo e do poder de Deus, mas não pensemos que isto vai atemorizar o diabo. O que devemos fazer é dobrar a vigilância não abrindo nenhuma brecha para Satanás.

2.2 - As grandes batalhas são travadas nos lugares altos
Nós devemos preparar-nos como Elias, porque nos lugares altos é onde são travadas grandes batalhas. Este profeta travou sua maior batalha contra os profetas de BaaI e Aserá no alto do monte Carmelo (1 Reis 18.19-40).

2.3 — É Deus quem coloca o crente em lugares altos
Não é o crente que deve colocar-se em um lugar alto; Deus é quem o coloca no lugar alto. Do Senhor provém a vida e todas as demais coisas. Por Ele, vivemos, inovemo-nos e existimos (Atos 17.25-28).

ALGUMAS SOLUÇÕES QUE O CRENTE PRECISA APRENDER SOBRE OS VALES
A pessoa que está no vale está vulnerável, perdida sem uma visão ampla. Quem está no vale precisa saber que:

3.1 — Por mais profundo que seja o vale, o nosso Deus sempre estará por cima dele
Deus revelou ao profeta Eliseu os segredos do rei da Assíria (2 Reis 6.8-12). O exército assírio, então, cercou a cidade onde estava este profeta para o prender. Porém, Deus cercou e protegeu Eliseu com cavalos e carros de fogo (2 Reis 6.17), e feriu o exército assírio de cegueira (2 Reis 6.18). Isto porque Deus é mais alto do que os montes (Salmo 12 1.1,2). Entendemos que Eliseu estava em um lugar baixo, em um vale, e o exército do rei da Assíria estava no alto. Um trecho desta história nos revela isto: “E, como desceram a eles...” (2 Reis 6.1 8a). Porém, o exército de Deus estava em um lugar mais alto (2 Reis 6.17h).

3.2 — É melhor estar com Deus no vale do que ficar sem Ele no monte
A questão é saber se Deus está realmente com o crente na luta, na adversidade, porque é isto que faz a grande diferença. É Deus quem nos sustenta com a destra de Sua justiça (Isaías 4 1.10). O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5).

3.3 — É no vale que são conquistadas as maiores vitórias
 Deus permite que o crente chegue ao fim do poço para lhe dar uma extrema demonstração de que o ama e cuida dele.
A Bíblia prova isto ao relatar o confronto entre Davi e Golias. O exército dos filisteus estava em uma banda do monte e o exército de Israel em outra banda do monte, e entre eles havia um vale (1 Samuel 17.3).

3.4 — Deus socorre tanto nos montes como nos vales
Em 2 Crônicas 20.15-17, a Bíblia relata mais uma grande vitória no vale. O rei Josafá estava em grande apuro porque os amonitas e os moabitas haviam se reunido para lutar contra Jerusalém. Deus, então, mandou um profeta confortá-lo, e Israel foi vitorioso.

É fundamental permanecermos na presença de Deus quando estamos no vale da tribulação. Esperar com paciência, orando e confiando que Ele estará com a Sua Igreja todos os dias até a consumação dos séculos. O Senhor é o Deus dos montes e dos vales. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.