quarta-feira, 11 de abril de 2018

Quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo (Pv. 17,5).



“Se teu inimigo cai, não te alegres com isso, e não exulte teu coração se ele tropeça” Pv 24,17); “Quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo”. (Pv. 17,5).

Não caçoe do bebum. Você ri de bebuns? Isto é muito comum até mesmo dentre muitos cristãos, infelizmente. O cristão verdadeiro não segue o exemplo dos ímpios.

Procure ver as realidades que estariam por trás de toda aquela bebedeira. Talvez estivesse ali um pai de família que, sem conseguir dominar seu vício, estava desperdiçando seu dinheiro trabalhado na bebida e jogando fora a paz e a comunhão de sua família, trazendo caos para toda sua casa.

Vendo por este ponto de vista, acha correto rir e caçoar de uma pessoa assim?

O que é motivo de riso para muitos é motivo de tristeza para outros. Não deveríamos nós nos compadecer de tal situação também? É a situação de muitos no mundo, sem Deus em sua vida.

Fico imaginando o quanto nós cristãos nos fazemos de cegos ou negligentes muitas vezes e imitamos o comportamento dos ímpios e não nos damos conta.

Temos aqui um difícil teste de caráter. Esta é uma forte evidência de que você é um filho de Deus. Aqui está a verdadeira avaliação da piedade e da sabedoria. Aqui está o desafio da sua fé, queira você ou não. Agora, pense. Você é feliz quando coisas ruins acontecem com os seus inimigos?

Salomão sabia que os sentimentos são tão importantes quanto as ações. Por isso, ele diz “não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar”.

Por isso, em outro lugar, o escritor alerta que “quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo” (Pv 17.5b). Assim, não seja uma pessoa rancorosa ou desejosa de ver os inimigos caídos. Em vez disso, nem tenha inimigos. Lance mão do amor de Cristo que, em vez de odiar quem o odiava, morreu por eles para salvá-los.

É correto caçoar, zombar e debochar das pessoas?

Existem cristãos que têm alguns hábitos, que para eles são normais e por isso fazem coisas que aos seus próprios olhos são inofensivos, mas aos olhos de Deus são desagradáveis.

Muitos cristãos acham que é normal ser irônico, caçoar, rir, zombar, debochar, escarnecer, ridicularizar, colocar apelidos nos outros e fazer brincadeiras de mau gosto, achando que isso não é nada demais. Só que elas não percebem que a maioria das brincadeiras são ofensivas e prejudiciais, e tudo isso desagrada a Deus. Às vezes o que é normal para você, não é para Deus, nem para os outros.
Em Jeremias 9:5 diz: “E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam se cansando em proceder perversamente”.

Somente pessoas inseguras e sem graça que precisam de atenção, necessitam menosprezar alguém e o fazem por meio de zombaria, a fim de que elas apareçam.

Não faça ao próximo o que não quer que façam com você. Você gostaria de ser zombado, desprezado ou ridicularizado na frente dos outros? Então o que você não gosta que façam com você, não faça aos outros. Tudo que você faz que maltrate ou prejudique o outro, não agrada a Deus.

“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua”. Provérbios 11:12

Ridicularizar, segundo o dicionário dicio.com.br, é aquele que tira “onda” debocha; que vive caçoando, causando riso com a intenção de debochar de algo ou de alguém; fazendo zombaria com palavras, expondo-a ao ridículo. Que trata alguém com escárnio. Que exprime, demonstra e utiliza sarcasmo. Procurar tornar ridículo por meio de gestos, atitudes ou palavras irônicas.

Se o seu comportamento e atitudes são reprováveis, detestáveis e insuportáveis, é porque seu coração e sua mente estão distantes de Deus.

“Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine”. 1 Coríntios 6:12

Existem alguns cristãos que perdem o seu tempo e ocupam suas mentes com coisas que não edificam, quando a própria palavra de Deus em Efésios 5: 11 nos ensina que: Não devemos ser cúmplices das obras infrutíferas das trevas, antes, devemos reprová-las.

A bíblia em Efésios 5:1, ensina que devemos ser imitadores de Deus, como filhos amados; e andar em amor, como Cristo também nos amou. Em Salmos 1:1 diz que: É bem-aventurado quem não se assenta na roda dos escarnecedores.

A roda dos escarnecedores da qual a Bíblia fala, são quando as pessoas se juntam para falar mal, escarnecer, julgar, discriminar, debochar e ridicularizar os outros, seja em grupo ou em redes sociais. O verdadeiro servo de Deus não deve fazer e nem compartilhar esse tipo coisa, pois ele sabe que isso não agrada a Deus.

Se você vê alguém ridicularizando os outros, não faça parte, não ache engraçado. Pois se você ri e acha divertido, está fazendo igual ao outro.

“O tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo”. Provérbios 15.21

Você que faz esse tipo de brincadeira, debocha, humilha, zomba, ri das pessoas, já parou para pensar que você pode estar agindo como um tolo? As pessoas que agem dessa forma são vazias, não têm nada a oferecer, são néscias, soberbas e arrogantes, por isso têm esse tipo de comportamento.

Não é preciso você ser um cristão carrancudo, sério, sisudo ou mal-humorado, mas basta não querer brincar tirando “onda ou gozar” dos outros. Quem tem o fruto do Espírito Santo, que é a alegria, não precisa fazer certo tipo de brincadeira com zombarias para ser alegre ou causar alegria.

A alegria vem de dentro e deve ser constante na vida do cristão, decorrente da sua comunhão e bem-estar com Deus, não por motivos inúteis, fúteis e supérfluos. Afaste-se das pessoas assim.

“Quem zomba de tudo quer ser sábio e não consegue, mas quem tem juízo aprende com facilidade. Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar”. Provérbios 14.7 

Não fique perto de pessoas zombadoras, debochadas, irônicas e escarnecedoras, pois tudo que você falar, elas vão usar contra você.

O indivíduo pode ser provido de muitas qualidades boas, mas se seu maior defeito é ser irônico, ele se torna uma péssima companhia.

“A pessoa boa que se deixa levar por uma pessoa má é como uma fonte de água barrenta ou como um poço contaminado”. Provérbios 25.26

Talvez desde criança você aprendeu alguns maus hábitos. E com o passar do tempo se torna difícil se livrar deles porque você acha normal. Por exemplo: Algumas pessoas desde criança não aprendem a respeitar os outros. Crescem sem limites e acham que podem fazer tudo que querem e dizer tudo que pensam.

Mas, o que você deve fazer para se livrar desses maus hábitos que aprendeu ao longo do tempo e que faz até mesmo sem perceber? Você deve orar, pedindo a Deus que te liberte dessa má conduta. Em 2 Coríntios 5.17 diz que: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Ou seja, você deve abandonar os maus costumes, a maneira antiga ser.

Jesus “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Lucas 9,23

Devemos renovar nossa mente como diz: em Romanos 12,2.

“O Senhor detesta a maneira de viver dos maus, porém ama a quem faz o que é direito.”  Provérbios 15, 9 (Mensagens de fé e vida).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.