terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eu Tenho um Sonho!


Texto Principal:  Joel 2.7 “Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e irá cada um nos seus caminhos, e não se desviarão da sua fileira”.

INTRODUÇÃO:

Na história dos EUA, houve um homem que marcou a sua geração, esse homem foi Martin Luther King (King Jr. como era conhecido). Era um homem negro, um pastor Batista e foi um dos mais importantes líderes de movimentos civis na América.

Martin Luther King Jr. foi o líder do movimento anti-racial contra os negros na década de 60. Para se ter uma idéia, ele recebeu no ano de 1964 o Prêmio Nobel da Paz.

O mais famoso de seus sermões tinha como tema: “I have a dream” ou seja “Eu tenho um sonho”. Diz o sermão: "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor de sua pele."

Assim como Martin Luther King Jr., teve um ideal e um sonho em ver uma América livre do preconceito e do ódio racial contra os negros, assim também nós temos um sonho e um ideal de vida, que é de conquistar a nossa cidade e a nossa geração para Jesus Cristo. Amém??

Eu acredito que o sonho de um homem e de uma mulher de Deus é tão somente sonhar os sonhos de Deus! E a pergunta crucial para esta noite é: Tenho sonhado os sonhos de Deus?

Mas para que estes sonhos possam ser realidade em nossas vidas, precisamos estarmos  inseridos no contexto de Joel 2:7, que veremos nesta ministração. Para isso é importante analisarmos neste versículo alguns princípios para que possamos sonhar os sonhos de Deus, e assim você também diga Eu tenho um sonho. Dia para o seu irmão. Eu tenho um sonho.

I) Como valentes correrão (v. 7)

A palavra aqui usada “valente” é de corajoso, destemido, forte, bravura, e expressa a atitude de um guerreiro, de um soldado, e de um líder na Casa de Deus. O Apóstolo Paulo em II Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (equilíbrio)”.

Valente é aquele que corre riscos e não fica estático (parado), mas avança para o seu alvo, objetivo, sonhos.

Valente é aquele que não fica a toa na vida pra ver a banda passar (como diz a canção de Chico Buarque), para ver o tempo passar, para ver a velhice chegar, para ver a morte chegar, e eu não ter feito nada por Jesus, e não ter realizado nada pelo Reino de Deus.

Você tem sido valente na Obra de Deus? Você tem conquistado vidas? Você tem avançado?

Você tem corrido atrás? Você tem saído da sua comodidade? Tenho sonhado os sonhos de Deus?

Como é que poderemos sonhar os sonhos de Deus, se não vamos a luta, se não conquistamos, se não saímos da toca?

O soldado valente vai atrás de seus objetivos que é de enfrentar o inimigo de frente!

Você pode até ter um sonho, ou sonhos, mas nada vai adiantar se você não for valente e corajoso!

Eu tenho um sonho! Ver milagres extraordinários acontecendo na Igreja de Itaberá e de ver vidas sendo salvas do inferno. E você qual é o teu sonho?

Se os teus sonhos forem alheios e indiferentes aos sonhos de Deus, era melhor você não ter nascido, é viver uma vida sem propósito.

II) Como homens de guerra subirão os muros (v. 7)

Naquela época da história, os povos da antiguidade (do Crescente Fértil - povos antigos da região da palestina), construíam cidades fortificadas, ou seja, cidades com imensos muros para se protegerem de animais ferozes, de salteadores (ladrões), e de principalmente de exércitos inimigos.

Para que uma cidade fortificada fosse tomada (conquistada) seria necessário transpor os muros e enfrentar os flecheiros (arqueiros) da defesa da cidade. Era uma tarefa difícil e muitos tombavam nesta tentativa.

Assim se nós desejamos almas para Cristo, é preciso subir os muros e ir mais além, transpor os muros e entrar no território inimigo e saquear as vidas que lá estão aprisionadas.

Subir os muros (muralhas) é enfrentar cara a cara o nosso inimigo. Subir os muros é ter disposição para não parar diante dos muros (das imensas fortalezas), pressões, contra ataques e retaliações das trevas.

Para quem sonha em ser usado por Deus, e ver a tua casa, teus familiares salvos pala Graça de Deus, é preciso subir os muros. Não parar diante das primeiras dificuldades.

Como diz a letra de um belo cântigo antigo:

Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó
Vem com Josué lutar em Jericó, E as muralhas ruirão
Suba os montes devagar, Teu Senhor vai guerrear
Cerque os muros para mim, Pois Jericó chegou ao fim
As trombetas soarão, Abalando o céu e o chão
Cerque os muros para mim, Pois Jericó chegou ao fim

Amados, há um sonho a ser realizado, há uma Jericó a ser destruída, em Jericó muitas almas estão perdidas. Jericó é símbolo do mundo e tipifica também o mundo espiritual das trevas.

III) Irá cada um nos seus caminhos (v. 7)

O versículo aqui não está dizendo de cada um fazer o que quer (desordem / anarquia), pelo contrário cada um cumprirá a ordem a qual foi delegada. A ordem que nós recebemos está escrita em Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Em uma vida de oração e de intimidade com Deus, você saberá qual será o teu caminho, qual será o teu ministério, qual será o teu chamado.

Você saberá qual será a obra que terá que realizar, qual será o teu lugar no Corpo de Cristo.

Você então dirá “Eu tenho um Sonho”..... e este sonho será estabelecer o Reino de Deus aqui nesta cidade, na minha célula, família, nos lares, no trabalho, na sociedade, e ver vidas aos pés de Jesus!

IV) E não se desviarão da sua fileira.

Quanto temos convicção do chamado de Deus para as nossas vidas, uma coisa é certa, os Sonhos de Deus se concretizando em nós. Não se desviar da fileira, é se manter fiel ao chamado de Deus? Manter-se fiel a visão!

Em qual fileira você está inserido(a)? Qual é a sua função / atividade no Corpo de Cristo (Igreja)?

Não se desviar da fileira é não frustrar o sonho. Não se desviar da fileira é não sair do propósito de Deus para o qual fomos chamados. Qual a visão? Qual o propósito? Você sabe qual é o propósito para o qual fostes salvo?

Provérbios 4:27:  “Não declines nem para a direita e nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”


CONCLUSÃO:

Martin Luther King Jr., foi um dos homens que fizeram história no século 20. Este homem fez a história e a diferença em sua nação, o que fez porque pensava e atuava com ousadia. Ele nos pediu para voar e disse: "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito".

Note bem amado(a), seja o que for que vier não desista do sonho. Seja perseverante neste propósito de servir a Deus, na igreja, na sua célula, no seu ministério.

Não deixe, não permita que o desânimo, que vozes das trevas, que as coisas insignificantes e pequenas impeçam de você ser usado por Deus neste ano.

Joel 2: 7  “Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e irá cada um nos seus caminhos, e não se desviarão da sua fileira”.

Meu amado corra a carreira que lhe está proposta antes da fundação do mundo. Há Jericós para serem destruídas.

Meu amado há muros (muralhas) para serem derrubadas, há muros de cegueira espiritual impedindo pessoas (nossos amigos, colegas, parentes e até mesmo estranhos), que precisam enxergar o grande amor de Deus.

Meu amado siga o caminho que Deus lhe mostrou, siga vencendo, conquiste, não pare, não desista.

Meu amado de maneira nenhuma perca o foco, perca a visão e se desvie da sua fileira.

Que você possa dizer “EU TENHO UM SONHO” é este seja o SONHO DE DEUS !!!



Pr Valtair Aparecido Matos Prestes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.