terça-feira, 12 de julho de 2011

Como viver perto do Senhor

Ter uma vida de santidade em tempos modernos, nos parece algo impossível de alcançar.
Como é que posso viver mais perto do Senhor?
Alguns conseguiram. Enoque foi um deles.
1-Enoque, quem era ele?Há 4 deles em Gênesis, um no cap. 4 (filho de Caim), um no cap. 25 (neto de Abrãao), e há um no cap. 46 (filho de Rúben) e existe este Enoque no cap. 5, ele é filho de Jarede, e é o sétimo desde Adão.
O que isso significa, sétimo depois de Adão?
1-Adão, 2-Sete, 3-Enos, 4-Cainã, 5-Maalael, 6-Jarede,
7-Enoque, é o primeiro verdadeiro pregador na história do mundo!Embora essa passagem não nos dê conta disso, vamos pensar no assunto um pouquinho: o que acontece no cap. 3? Nossos primeiros pais viraram as costas pra Deus. Deveríamos chorar ao ler o cap. 3
O que acontece no cap. 4? Caim mata Abel. Porque o relacionamento vertical foi destruído, então igualmente o relacionamento horizontal é destruído.
Cap. 3 e 4 são tristes. O que acontece no cap. 6? Nós temos um dos versículos mais tristes da Bíblia (vers. 5)”E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” Uma frase tétrica, e depois disso o dilúvio e a destruição praticamente completa da raça humana.
Cap. 3 e 4 (TREVAS), cap. 6, 7, 8 (TREVAS), mas no cap. 5 existe uma estrela solitária.
Talvez você não tenha grandes dons, talvez você não tenha muita influência, como saiu a reportagem dessa semana da revista IstoÉ – as pessoas que influenciaram no ano de 2008, seja na política, nos esportes, na economia, na ação social, na medicina, e etc...mas nenhuma pessoa aparece na questão espiritual. Você pode viver e morrer e muitas pessoas nem ouvirem falar de você. As trevas não precisam ser completas, você pode brilhar como uma luz em plenas trevas! Se você se permanecer próximo do Senhor! Esse era Enoque.
2-O que ele fez?

Deus nos fala 2 vezes, o que Enoque fez, (vers. 22 e 24) – andou Enoque com Deus. É isso que Deus quer que nós reparemos. Vamos olhar o que outras pessoas estavam fazendo nessa época:
cap. 4:20 (o primeiro fazendeiro a criar gado, é o que ele fez); e o nome do seu irmão era Jubal (vers. 21) foi o primeiro músico da Bíblia, é o que ele fez; (vers. 22) primeiro homem a trabalhar com metal na Bíblia, é o que ele fez.
O que que Enoque fez? Enoque andou com Deus! É o que ele fez.Um dia você vai morrer e alguém vai estar do lado do seu caixão, e eles dirão: eis o que ele fez, eis o que ela fez. O que essa pessoa dirá de você?Esses dias a igreja passou por essa dor, de perder um ente querido, mas uma das coisas que mais marcou quem esteve presente no velório, foi a forma que as pessoas falavam daquela que durante sua vida, dedicou-se a Viver perto do Senhor.
O AT foi escrito na sua maior parte no hebraico, todo o Gênesis foi escrito no hebraico. E no hebraico o que está escrito é “Enoque andou com o Deus” - Por que que diz isso? Não há erros da Palavra de Deus, por que não dizer Enoque andou com Deus? Por que dizer Enoque andou com o Deus? Porque alguns adoram o sol, que não é Deus; outros adoram a lua, que não é Deus; e hoje alguns adoram a Alá, que não existe; e outros adoram Buda, que não é Deus, mas existe Um Deus e Enoque andou com Ele.
Ele andou com Deus. Deus disse a Abrãao: ande diante de mim (cap. 17) e Deus haverá de dizer para Israel: ande após mim (Ele diz em Dt)
mas Enoque andou com Deus.No Paquistão a esposa anda atrás do marido, 5 passos atrás do esposo, um pouquinho para a direita. Na nossa cultura, homens e mulheres caminham lado a lado. Isso é intimidade, isso é amizade, isso é amor, isso é aceitação mútua, Enoque andou com Deus e na terra ele teve um vislumbre do céu. Enoque caminhou intensamente com Deus.Espera um pouquinho, alguém dizer, não diz isso aqui na minha Bíblia não! Não na Bíblia em português, não na Bíblia em inglês, mas a verdadeira Bíblia está em hebraico. O hebraico não é como o português ou como o inglês. No português você tem um tempo PASSADO (eu andei), você tem o tempo PRESENTE (eu ando) e você tem um tempo FUTURO (eu andarei) em hebraico você não tem nada disso, você tem apenas intensidade verbal.
Aqui nessa passagem nós temos a forma “hispaell”
Moisés, quando você fala que Enoque andou com Deus, por que usa “hispaell”?
Vamos ilustrar isso: vamos supor que você tem 2 filhas e as 2 estão aprendendo a tocar piano, e você diz a ambas que elas precisam treinar 20 minutos por dia. Você diz pra primeira: tá na hora da sua prática de piano – Tudo bem – e ela entra na sala onde está o piano, abre o piano, e passados 10 minutos ela diz: já passou meu tempo? Ela tá brava não quer saber do piano. E depois de 19 minutos e 59 segundos, ela para. Ela praticou piano. Mas se você for escrever a respeito disso no hebraico, você não usaria “hispaell”. Você vira pra outra filha e diz: tá na hora de praticar o piano. E antes de terminar a sentença ela já está tocando o piano. Depois de meia hora ela continua tocando piano. 1 hora depois ela ainda ta tocando o piano e aí você diz: filhinha, agora você pode parar. E ela diz: ah, que pena – e ela quer continuar tocando, ela tá curtindo aquilo e o coração dela tá naquilo, e ela gosta demais de fazer aquilo, e ela não quer parar aquela coisa tão gostosa que está fazendo. E aí você usaria o “hispaell”
Então quando Moisés disse que Enoque andou com Deus, essa é a forma do verbo que ele usa, porque Enoque amou cada momento o seu andar com Deus.
Uma vida investida em comunhão com Deus, é a vida mais prazerosa no mundo inteiro! Enoque sabia disso.
Enoque conseguia enxergar esse Deus com quem andava?Hebreus cap. 11:5-6 (“Pela fé, Enoque foi traslado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus; Ora sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”)
Enoque caminhava por fé, não pelo que via, ele tinha uma comunhão íntima, embora invisível, com Deus e ela foi ficando cada dia melhor, porque o verbo “caminhar” sugere progresso.
Quem era ele? O que que ele fez? Agora nós sabemos.
3-Aonde ele fez isso?
Enoque vivia pela fé em Deus, confiava na sua palavra e promessas, procurava de toda maneira viver uma vida santa e andava nos caminhos de Deus, mantendo-se firme contra a impiedade da sua geração
.(Judas 14,15) “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”Enoque era um pregador da justiça que denunciava o pecado e o modo ímpio de vida da sua geração. Ele clamava contra a impiedade e a imoralidade e advertia as pessoas de que Deus ia trazer um julgamento sobre os homens e as mulheres pelos seus atos ímpios.Você reparou na palavra que é repetida várias vezes? ÍMPIOS
Ele andou com Deus em pleno mundo ímpio.
Alguns de nós poderiam dizer: esse mundo ta tão terrível, onde moro é tão ruim, a mídia é tão maligna, as influências ao meu redor são tão poluidoras, eu JAMAIS SEREI CAPAZ DE ANDAR COM DEUS! Mas Enoque andou com Deus. Voltemos ao cap. 5 de Gênesis:
Adão ainda estava vivo quando Enoque nasceu? Adão de fato era jovem ainda, ele só tinha 622 anos a essa altura, e ele não morreu até ter 930 anos. Então por trezentos e poucos anos, Enoque e Adão estavam convivendo no planeta. Então durante 243 anos, Adão, que não havia andado com Deus no Jardim do Éden, contemplou Enoque andando com Deus fora do Jardim do Éden. É ali que Enoque andou com Deus. Ele foi o sétimo depois de Adão, mas houve um outro que foi o sétimo depois de Adão também, através da linhagem de Caim e não de Sete, o nome dele era Lameque, você o encontra no cap. 4:19 - 4:23-24
Enoque é o sétimo depois de Adão, Lameque é o sétimo depois de Adão, Enoque andou com Deus, Lameque é um homem vingativo, um homem cheio de ira e bígamo. Enoque é como Cristo, Lameque é como Anti-Cristo. Porque Enoque anda com Deus!
Mas vejamos o cap. 5:22,
Quantos filhos ele teve? Metusalém, pelo menos mais 2, quantas filhas ele teve? Pelo menos 2. E pelo hebraico pode-se provar que ele teve pelo menos mais 2, pelo menos 7 filhos ele teve.
Sabe o que algumas pessoas dizem? Eu consigo andar com Deus tranquilamente enquanto sou solteiro, mas acontece que eu me casei. Não dá mais pra andar com Deus como eu costumava andar.
Eu costumava andar bem com Deus nos primeiros anos do meu casamento, mas agora nós temos filhos. Não dá pra andar com Deus com a mão tão cheia.
Eu tenho trabalhado tanto, me desgastado pra cumprir meus compromissos, não dá pra andar com Deus todos os dias.
Andava com Deus quando tinha o primeiro amor, mas hoje vejo tantas coisas erradas na igreja, que não consigo mais andar com Deus.
Enoque conseguiu. Mesmo tendo que trocar fraudas no meio da noite, ainda assim ele andava com Deus, quando os gêmeos estavam brigando, ele ainda assim andou com Deus, quando o jantar ficou ruim, porque sua esposa deixou queimar, ele ainda assim andou com Deus.
Por que estou dizendo isso?
Porque os monges acham que você só consegue andar com Deus se você se separar de tudo e de todos.
Isso não faz nenhum sentido. Você pode andar com Deus no meio de toda uma ação acontecendo, porque Enoque o fez.
4-Por que que ele o fez?
É a parte mais importante da mensagem. E nós precisamos voltar ao livro de Judas mais uma vez. Porque nós temos a resposta aqui.
Outros não caminharam com Deus, mas ele o fez. Por que? (Judas 1:14) “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Ele está falando de ímpios que convivem com pessoas tementes a Deus
O NT foi escrito no grego. É o que diz no grego: Quanto a estes também profetizou Enoque o sétimo depois de Adão dizendo: eis que veio o Senhor -
ele era profeta. Todos os profetas desde que começou o mundo falaram de Cristo, como todos os profetas Enoque conseguia vislumbrar a vinda de Cristo, ele contemplou a vida do Senhor na terra, ele previu a sua morte pelos pecadores, ele viu a sua ressurreição, ele viu o reinado do Senhor, ele contemplou a sua volta. Ele diz: eis que veio o Senhor! E os outros estavam olhando um pro outro e alguns dos tementes a Deus estavam contemplando seus fracassos, outros estavam olhando pra suas tentações, e outros estavam olhando pro seus desânimos, mas ele estava contemplando o Senhor!
Quando Paulo diz pra Timóteo tomar cuidado pra não se desviar, ele diz pra ele: lembre-se de Jesus Cristo. Quando o escritor de Hebreus explica como correr a carreira cristã ele diz: olhando, contemplando o Senhor Jesus.Enoque teve uma visão de Jesus. E ele viu que Jesus voltaria, que todos seríamos julgados por Ele, não um pelo outro, não pelo mundo a nossa volta, mas por Ele. A opinião do Senhor é a única que importa. Ele viu que o Senhor julga cada pensamento, cada palavra, cada ação é julgada pelo Senhor, só o Senhor Jesus importa.Oração não vai te aproximar de Deus, mas sim oração em que você foca os olhos em Jesus; ela te aproximará de Deus;Ler a Bíblia simplesmente não vai te aproximar de Deus, o diabo lê a Bíblia, mas ler a Bíblia e alimentar-se de Jesus, sim;Ouvir pregações não vai te aproximar do Senhor, mas ouvir a voz do Bom Pastor, durante a pregação, isso te aproximará do Senhor; Vida de igreja não te aproximará do Senhor, a menos que nessa vida de igreja você aprenda a comungar com Cristo através dos meios da Graça!
Nós temos que ficar de olho na volta de Jesus.
Algumas pessoas dizem: ah, se eu tivesse uma nova experiência com Deus, eu andaria com Deus.
Em outras palavras, pense em Jesus Cristo, no fim do mundo, pense na glória que aguarda os pecadores redimidos, pense em encontrar-se com Aquele que foi crucificado por você, pense no Salvador como Juiz, pense no fato que nós estamos acelerando rumo a esse Grande Dia!
Sempre que as pessoas estão cheias do Espírito Santo, elas falam de Jesus, o Espírito Santo sempre exalta a Jesus, o Espírito Santo nunca exalta o Espírito Santo, você não precisa de uma nova experiência de Deus, você precisa de uma nova vida de pensamento com Deus.
Enoque não se esqueceu disso. Ele conseguia nadar contra a correnteza.
Vá contra a multidão, agüente a crítica, persevere em meio a perseguição, se tiver de desistir, desista de seus projetos, mas nunca do Senhor, busque obedecer a Palavra de Deus, aplique na sua vida o que você tem recebido.
Pare de olhar para seus pecados, olhe para Aquele que perdoa os pecados;
Pare de olhar para seus desânimos, olhe para Aquele que está a salvo nos céus depois de passar pela cruz;
Sua vida está sendo provada pelo fogo do Senhor, o ouro quanto mais fogo recebe mais puro ele fica. A palha não suporta o fogo, ela desaparece.
Se seu casamento não vai bem, sacrifique-se, dedique-se como Cristo dedicou-se a Igreja;
Não olhe as circunstâncias ao seu redor, olhe somente para Cristo


Quem era ele? O que ele fez? Onde ele o fez? Por que ele o fez?
Por fim, Pra onde isso o conduziu?

Voltemos para Gênesis 5.
Quantos anos tinha o pai de Enoque quando ele morreu? 962 anos
Quantos anos tinha o filho de Enoque quando ele morreu? 969 anos
Quantos anos tinha Enoque quando ele deixou essa terra? 365 anos.
É a mesma coisa que seu pai tivesse 80 anos e seu filho tivesse 81, mas você saísse dessa terra quando você tivesse 37 anos.Não é quanto tempo que você vive que é o fator importante, é como você vive que é o importante.
Deus não mede você desse jeito, Ele pesa você!
O que o Senhor requer de você?8 vezes nós lemos nesse capítulo: ele viveu e morreu. Mas de Enoque nós lemos no livro de Hebreus: “ele não viu a morte”
Nós lemos no vers. 24 de Gênesis 5:
“Deus o tomou pra si”Vamos ilustrar isso:
Você vai pra uma loja, deixa o carro de fora, você vê alguém entrar e sair com o carro e você não faz nada. Por que? Porque você havia tomado emprestado o carro dessa pessoa. E você havia combinado que essa pessoa viria pegar o carro que era dela.
Quando Moisés escreve a respeito de Enoque e diz que Deus o tomou ele usa a palavra que significa: “tomou para si, tomou o que pertencia a Ele”


Que Deus nos abençoe, amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.