sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Passando em Cafarnaum

“E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e ouviu-se que estava em casa”. Eis uma passagem que devemos focalizar muito a nossa atenção. Jesus entrou na Judéia, na Galileia, em Betânia, em Nazaré, porém a sua entrada em Cafarnaum tem algo especial a nos ensinar. Lembre-se que Jesus nasceu em Belém, província da Judéia, depois seus pais tiveram que fugir para o Egito para lhe proteger a vida, pois Herodes havia determinado que todos os meninos Judeus com menos de 2 anos de idade fossem mortos, porque dentre eles estava o rei dos Judeus, o Messias prometido em o VT. No retorno do Egito foram morar em Nazaré, província da Galiléia, por isso foi chamado de Galileu e de Nazareno; em Nazaré viveu com seus pais e irmãos e possivelmente exercendo, como um bom Judeu, a profissão de José, a carpintaria. Agora encontramos Jesus outra vez em Cafarnaum, também cidade da Galiléia, e estava em casa.
Cafarnaum celebrizou-se porque foi a mais abençoada em receber a Jesus, e porque ela foi palco de acontecimentos notáveis na vida de Jesus e dos pecadores. Lá Jesus morou, depois de Nazaré. Imaginemos o tamanho do privilégio daqueles moradores? Jesus estivera todos os dias com eles; cidade pequena; todos se conheciam; bebiam do mesmo poço; etc. Se Jesus viesse morar numa cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, poderia até passar desapercebido, mas não em Cafarnaum. Ali todos se conheciam. E mais, ninguém podia ocultar os grandes milagres ali ocorridos.
I- Em Cafarnaum Jesus mostrou seu poder.
1- Curou um endemoninhado de quem ouviu a confissão: “Que temos contigo Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sabemos que és o Santo de Deus”. E Jesus o repreendeu dizendo: “Cala-te e sai dele”. E o demônio jogou o homem no chão à vista da multidão. Todos se admiravam de Jesus, a ponto de perguntarem entre si: “Que é isso? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem”. Lucas 4: 34-36.
2- Ao sair da sinagoga foi para a casa de Simão, onde encontrou sua sogra muito doente e as pessoas que ali estavam diziam “Tenha a bondade de curá-la” e com uma palavra, a sogra de Pedro foi curada, levantou-se e preparou a comida para eles, Lucas. 4:38, 39.
3- Um dia, em certa aldeia que ele estava visitando, havia um homem com sério caso de lepra. Quando ele viu Jesus, caiu ao chão, diante Dele com o rosto em terra, suplicando que o curasse. Senhor, dizia ele, se tão somente quiser, o Senhor pode limpar-me de qualquer vestígio da minha doença. Jesus estendeu a mão, tocou no homem e disse: Claro que eu quero! Seja curado. E a lepra o deixou no mesmo instante. Lucas 5: 12, 13.
4- Um dia quando Ele estava ensinando alguns lideres religiosos que surgiam de todos os lados. Chegaram uns homens carregando um paralítico numa esteira. Tentaram forçar a passagem pelo meio da multidão até Jesus, mas não puderam chegar a Ele. Então subiram o telhado acima DELE, tirando algumas telhas desceram o doente no meio da multidão, bem na frente de Jesus. Vendo a fé que eles demonstravam, Jesus disse ao homem: Amigo, os teus pecados estão perdoados! Houve tumulto…. quem esse homem pensa que é? Então disse ao paralítico: Levante-se, enrole sua esteira e vá para casa. E imediatamente aquele homem saltou sobre seus pés…. e foi para sua casa glorificando a Deus. Lucas 5: 17 – 25.
5- Num outro sábado Ele estava ensinando na sinagoga e ali se achava um homem que tinha a mão direita ressecada, e os mestres da lei estavam observando se Ele curaria o homem no sábado…. Jesus sabia os pensamentos deles, e por isso disse ao homem: Venha cá, e fique aqui, onde todo mundo possa ver voce. Então Jesus disse aos fariseus e aos mestres da lei: Eu tenho uma pergunta para vocês. É correto fazer o bem no sábado, ou fazer o mal? Salvar a vida ou destruí-la? Depois correu os olhos em volta olhando um a um, e disse ao homem: Estenda a mão. E logo que ele fez isso a mão ficou completamente normal. Lucas 6:6 – 10.
Jesus mostrou que podia ordenar aos demônios que se retirassem, e que podia curar todas as enfermidades pelo seu Divino poder. “Se queres, podes curar-me”, disto estavam conscientes as multidões. … Jesus queria mostrar a Cafarnaum até onde se estendia o seu poder….
6- Desencadeou-se uma tempestade no mar da Galiléia, e Ele, talvez propositadamente, dormia na popa do barco… Despertaram – nO os discípulos apavorados. E Ele repreendeu o mar e o vento e fez-se bonança. Isso provocou a admiração dos discípulos: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
7- Curou uma mulher que a 12 anos sofria de um fluxo de sangue, e somente lhe tocou a orla do vestido e o sangue estancou. “Quem me tocou? Perguntou Jesus”.
8- Jesus não parou ai. Importava que Cafarnaum soubesse que Ele tinha poder para restituir a própria vida. Então foi Ele chamado para dar vida à filha de Jairo, um dos principais da sinagoga de Cafarnaum. Riram-se dele quando disse que ela dormia… mas a menina foi devolvida com vida a seus pais.
II- Cafarnaum presenciou muitos milagres, mas continuou incrédula.
Direis: Certamente aquela cidade se converteu, e nela ocorreu um grande avivamento espiritual…. Não foi assim que aconteceu. A sorte de Cafarnaum estava expressa nessa frase de Jesus: “E você, Cafarnaum, embora altamente honrada, descerá até o inferno! Porque se os admiráveis milagres que eu operei aí tivessem sido feitos em Sodoma, aquela cidade ainda existiria até hoje. Verdadeiramente, a situação de Sodoma será melhor do que a sua, no dia do Juízo” Mateus 11:23, 24.
Certamente esta referencia de Jesus foi a respeito do povo de Cafarnaum – o povo que presenciou os sinais de sua missão divina, mas que O desprezou….
III- A conversão do homem não depende de belas exposições, mas sim, depende do estado de amor que ele tem pelo pecado.
Cafarnaum teve as mais lindas e visiveis demonstrações do poder de Deus, teve o que de melhor poderia ter dos mais belos pregadores, e ainda mais, milagres estupendos e variadíssimos. Perto de Cafarnaum os homens viram Jesus expulsar demônios, e lançá-los sobre os porcos, – e se indignaram, porque amavam mais os porcos…. correram atrás de Jesus gritando e chingando “Vá embora feiticeiro” porque consideravam de maior valor os porcos do que a vida daquele sofredor que vivia pelos sepulcros atormentado e atormentando quem por ali passasse.
Vemos com tudo que fora dito até aqui, que Cafarnaum, como algumas pessoas, gozam grandes privilégios sem se aproveitarem deles. Esta verdade é confirmada de um modo notável pela história de Cafarnaum. Parece que nenhuma cidade da Palestina gozou por mais tempo da presença de nosso Senhor Jesus Cristo, do que esta…. “Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, deixou a Judéia e voltou para casa a Nazaré, na Galiléia; mas logo mudou-se para Cafarnaum, na margem do lago da Galiléia, perto de Zebulon e Naftalí” Mat. 4: 12, 13. Com isso cumpriu-se a profecia de Isaias em 9:1, 2. “Mas esta época de escuridão e desespero não vai durar para sempre. Em breve Deus vai castigar a terra de Zebulon e Naftali…. O povo que esta andando na escuridão verá uma luz. Esta LUZ vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte”.Lá fez Ele os milagres que já citamos e pronunciou muitos de seus discursos. Nada, porém, do que Jesus fez e disse, parece ter produzido efeito nos corações de seus habitantes. Eram tantos que corriam para ouvir Jesus, segundo vimos nesta passagem, “que nem ainda nos lugares junto a porta cabiam”. Todos se admiravam ao contemplá-lO, ao ver suas obras, mas não se convertiam. Viviam sobre os raios refulgentes do sol da Justiça, e apesar disso, os seus corações permaneciam endurecidos.
Eis porque nosso Senhor pronunciou contra Cafarnaum a condenação mais terrível que jamais proferiu contra qualquer lugar, exceto Jerusalém: “E tu Cafarnaum…” Mat 11: 23, 24. citada a pouco.
Bom é que todos notemos este caso de Cafarnaum. Somos inclinados a supor que basta pregar o evangelho para converter almas, e que basta ser a boa nova proclamada em um lugar para que todo mundo ali creia nela. Esquecemo-nos do poder extraordinário da incredulidade e da grandeza da inimizade do homem para com Deus. Esquecemo-nos que os habitantes de Cafarnaum escutavam a pregação mais perfeita e a viram confirmada pelos milagres mais surpreendentes, e no entanto, permaneceram mortos nas suas transgressões e pecados. Devemos lembrar-nos que o mesmo evangelho que é cheiro de vida para uns, é cheiro de morte para outros, e que o mesmo fogo que derrete a cera, endurece o barro. De fato, nada há que mais endureça o coração do homem do que ouvir regularmente a pregação do evangelho e preferir deliberadamente o pecado e o mundo. Nunca houve povo mais altamente favorecido do que Cafarnaum, e também nunca se viu povo que perecesse mais endurecido. Livremo-nos de seguir os seus passos…. Devemos repetir com freqüência a Oração: Da dureza do coração livra-nos bom Senhor.
Nós, que temos hoje o privilégio de ouvir a palavra de Jesus, temos tido como Cafarnaum a oportunidade! Se Cafarnaum contemplou curas maravilhosas, nós também contemplamos as maravilhas operadas pela palavra de Deus. Exemplifiquemos:
1-Certa vez, ao ouvir um sermão sobre o filho pródigo, um homem chorava copiosamente e dizia: “Estou com os meus ombros feridos de andar com as carabinas” e se converteu ao evangelho e a Jesus.
2-Temos visto grandes tempestades em nossas vidas se transformarem em bonança… tudo se deve a Jesus.
3-Temos visto vidas espirituais que se regeneram e que se transformam em canais de bênçãos. Se desprezarmos o que Deus tem feito, sofreremos como Cafarnaum…..
4-Alguns dias depois Jesus passou ali e perdoou os pecados de muitas almas que se converteram…. Pois bem, Jesus tem passado e continua passando por este mundo, para nos dar a paz, a vida, o amor, o perdão. Felizes os que aproveitam as oportunidades, pois muitos, perecerão no inferno como Cafarnaum, porque não deram credito ao evangelho de Jesus e a tantos milagres que Ele tem feitos no meio de seu povo em nossos dias.
Não seja um Tomé da vida….. creia em Jesus!

Pr. Cirino Refosco

2 comentários:

  1. Comecei a fazer uma pesquisa para falar de JESUS CRISTO gostaria que o blog de vocês participasse desta matéria em HUMANIDADES...

    ResponderExcluir
  2. Espero que gostem de visitar meu blog e sejamos parceiros Deus nos abençoe sempre, amém!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.