domingo, 19 de junho de 2011

Os Pensamentos de Deus

Porque meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor!  Is. 55,8

01 – Porque meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor! Quão insondáveis são os pensamentos do nosso Deus e quão misteriosos são os seus caminhos! Ele é o que muda os tempos e as horas! Empobrece e também enriquece, exalta e também abate! Ele quebra o arco dos fortes, mas aos fracos cinge de força! Os que com ele contendem são quebrantados, mas desde o monturo ergue o necessitado! Quando aos nossos olhos tudo parece impossível, ele faz o impossível acontecer! Faz caminhos no meio do mar e até por cima das águas! E quando a sua mão estendida está, quem poderá removê-la? O que ele quiser, isto fará e cumprirá o que está ordenado ao teu e ao nosso respeito!

 02 – Os pensamentos de Deus são tão altos, que a nossa mente humana não os pode compreender! E ao olharmos as nossas próprias condições ou mesmo a situação que estamos passando, muitas vezes achamos que nada daquilo que Ele nos falou se cumprirá! Mas nós servimos ao Deus do Impossível, que não depende de nós, nem de condições favoráveis para operar! Na vida de José, tudo era adverso: seus irmãos o odiavam e o venderam; na casa de Potifar, foi caluniado pela esposa deste e preso; na prisão, o copeiro-mor esqueceu-se dele! Tudo era ao contrário! Mas quando chegou o tempo de Deus, eis que José foi exaltado como governador! E todos, até mesmo seus irmãos, tiveram que prostar-se diante dele, pois nosso Deus tudo pode e nenhum sequer de seus pensamentos pode ser impedido!

 03 – Quando o povo de Deus chegou à terra prometida, eis que lhe surge um grande obstáculo: a cidade de Jericó! Suas muralhas eram altas e fortes e até o seu povo era visto como gigantes! Porém muito mais alto que os gigantes e ainda mais alto que as muralhas são os pensamentos do nosso Deus! Quando ele quer fazer, não há barreira que impeça ou gigante que fique de pé! E o pensamento de Deus era que o seu povo tomasse posse daquela terra! E os filhos de Israel rodearam a cidade por 7 dias, sempre em silêncio, mas no 7 o dia, depois da 7ª  volta, o povo gritou com grande grita! E o nosso Deus, com sua forte e poderosa mão, derribou as muralhas de Jericó e deu vitória ao seu povo! E ele permanece o mesmo, os seus pensamentos não podem ser impedidos e ele diz nesta noite: Toma posse da tua herança, pois EU exaltarei todos os vales e todos montes serão abatidos!

 04 – Os caminhos de Deus são muito mais altos que os nossos caminhos! E em todos eles, podemos ver o seu propósito cumprido! Na vida de Davi foi assim! Ainda adolescente, Davi foi ungido para ser rei em Israel. Mas Deus não queria um rei despreparado como Saul e preparou a Davi em todos os detalhes. Davi foi levado ao palácio para aprender a viver lá! Venceu o gigante Golias e muitas outras batalhas, além de passar muito tempo escondido nos desertos para aprender a guerrear. E Deus está fazendo o mesmo com você! Tu não estás entendendo hoje o trabalhar de Deus, mas entenderás depois! Quando tu estiveres no lugar que Deus reservou para ti, lembrar-te-ás de tudo e dirás: foi-me bom ter sido afligido! Fica na posição que o Senhor te colocou, aceita com amor as lutas e provações, pois tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus! E não te apresses a sair da presença dele, pois ele faz tudo que quer!

 05 – Há caminho que ao homem parece ser bom, mas o seu final é a morte! Em tudo que vamos fazer, precisamos ter a aprovação de Deus em nossa vida! Sansão foi um homem escolhido e usado por Deus para julgar e libertar o seu povo das mãos dos filisteus! Mas deixou-se envolver pelas mulheres estranhas e isso lhe custou os olhos, a liberdade e por fim a sua vida! Meu amigo adolescente, não te deixes enganar! Quando Deus diz não, é NÃO mesmo! Os caminhos que Deus preparou para ti são excelentes, os pensamentos de Deus para ti são de bênçãos e paz! Eis que larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição! O caminho do céu é estreito, mas ele te conduzirá à vitória em nosso Senhor Jesus Cristo! Não te embaraces, olhando para a direita ou para a esquerda, mas olha sempre para Jesus, o autor e consumador da nossa fé!

 06 – Quando Deus chamou o profeta Jeremias, animou-o dizendo: “Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”.E Jeremias animou-se para falar a Palavra de Deus! Mas depois, ele viu que as coisas não eram bem assim. Jeremias foi discriminado, rejeitado, caluniado e até foi lançado num calabouço! Mas o Deus que chama, ele se responsabiliza! Deus o livrou várias vezes da morte e tudo o que profetizou cumpriu-se, porque ele foi fiel à Palavra do Senhor! E Deus também tem uma chamada para você, adolescente; para você, jovem! Não rejeites a chamada do Senhor! O caminho ficará estreito e apertado, mas aquele que te chamou é fiel e não te deixará sozinho! Mesmo que eles pelejem contra ti, não prevalecerão, porque o Senhor é contigo para te livrar e ele vela com a sua palavra para cumpri-la!

 07 – Os caminhos de Deus realmente não são os nossos caminhos! Quem poderia esperar que uma pobre viúva com um pouco de azeite e farinha pudesse por muitos dias sustentar o profeta Elias? Ou mesmo que corvos pudessem trazer carne e pão? Que Sara, mesmo estéril, pudesse ser mãe aos 90 anos? Que Gideão venceria uma batalha sem nenhuma espada nas mãos? Mas esse é o nosso Deus! No deserto, ele faz sair água da rocha e chover pão do céu! Nas batalhas, ele faz chover pedras sobre o inimigo e para o sol e a lua para o seu povo ser vencedor! Na cova, os leões continuam famintos e na fornalha, o fogo queima aqueles que jogam os seus servos lá dentro, mas nós permanecemos ilesos, e passeamos com ele no meio do fogo!

 08 – E os pensamentos de Deus para nós, são pensamentos de paz e não de mal! Ele quer cumprir em nós a promessa feita em Joel: Eis que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. O seu desejo é encher-nos do seu Espírito Santo! Que cada adolescente, cada jovem seja um instrumento vivo em suas mãos! E ele nos diz: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. Ele quer te preparar como fez com José, Davi e tantos outros! Quer confirmar a chamada em tua vida! Deus quer aparecer em tua vida e os seus pensamentos são benção de paz, vida e vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.