segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Providência de Deus

A palavra providência não é encontrada na Bíblia. Ela é usada como um nome para o ensino bíblico que Deus é o Governador sempre presente de toda a criação.
Como Governador soberano da criação, Deus cuida e supre as necessidades de todas as suas criaturas. Observe que a palavra prover é encontrada na palavra providência.2 Providência, contudo, não se refere somente a essa provisão, mas também ao controle, direção e uso de todas as coisas por Deus para os seus propósitos. "Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Daniel 4:35). Isso, também, é sua providência.
Providência significa que nada acontece por acontecer. Não existe tal coisa como acaso ou sorte (Mt. 10:29-30). Todas as coisas são obra de Deus. Mesmo os atos pecaminosos dos ímpios e a atividade do diabo estão completamente sob o controle de Deus (Ex. 4:21; I Sm. 2:25; II Sm. 16:10; 24:1; I Reis 22:19-22; Sl. 139:1-16; Pv. 16:1, 4, 9; 21:1; Is. 10:15; 45:7; 63:17; Jr. 10:23; Dn. 4:17; Amós 3:6; Mt. 8:31; Atos 2:23; 17:28; Rm. 9:18). Todavia, Deus é tão grande que ele não é responsável por nenhuma das impiedades que os homens praticam. Verdadeiramente, seus caminhos não são os nossos caminhos, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos (Is. 55:8).
Quando a Escritura fala da providência de Deus, ela na maioria das vezes fala de sua "mão" (Sl. 109:27; I Pe. 5:6). É por sua mão que ele provê para as suas criaturas e lhes dá vida e fôlego. É com sua mão que ele guia e dirige o curso de todas as cosias, de forma que sirvam ao seu propósito maravilhoso. Sua mão é seu poder soberano e todo-poderoso.
Algumas vezes até mesmo homens são descritos como a mão de Deus, quando ele usa-os para realizar o seu propósito (Sl. 17:13-14) ou quando eles são os instrumentos de seu propósito (Gn. 49:24; Sl. 17:13; Is. 10:15). E o que é mais, esses homens são incapazes de questionar os tratamentos de Deus (Is. 45:9), mesmo quando eles são os instrumentos que Deus usa.
Deve existir terror indizível neste pensamento para o ímpio, pois não importa o que eles façam ou pra onde vão, eles estão nas mãos de Deus e não podem fazer nada à parte daquele que é o seu Juiz e Executor. Ao mesmo tempo, há conforto sem fim na providência de Deus para os crentes, pois a mão que os sustém é a mão de seu Pai (João 10:28-29), que os amou eternamente e soberana e graciosamente cuida deles. A Escritura fala até mesmo deles sendo gravados nas mãos de Deus (Is. 49:16).
Sabendo, então, que ele é o seu Pai celestial, os crentes aprendem dessa doutrina da providência que o seu Pai é todo-poderoso. Ele é capaz de fazer todas as coisas necessárias para a sua salvação. Ele controla todas as circunstâncias de sua vida, incluindo as coisas que parecem ser contra eles. Doença, morte, pobreza, aflição, e perseguição não chegam por mero acaso, mas estão sob o controle soberano daquele que ama o seu povo e deu o seu Filho unigênito por eles. Sem dúvida, então, todas as coisas devem cooperar juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8:28), e nada pode separá-los do amor de Deus em Jesus Cristo (v. 39).

Rev. Ronald Hanko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.