sexta-feira, 12 de março de 2010

Eis o Céu!

Quando falamos do Céu, na maior parte do tempo estamos falando de uma Cidade Espacial gigantesca e fascinante chamada "Nova Jerusalém", que agora está no espaço cósmico. — Gálatas 4:26. Um dia esta Cidade Celestial vai descer na Terra, e Deus viverá conosco e nós com Ele. — Apocalipse 21:2-3.
Coisas que são mais maravilhosas do que qualquer coisa que você já sonhou ou imaginou, já estão lá no nosso incrível Lar Celestial, a grande Cidade Espacial, cujo Artífice e Construtor é Deus! — Hebreus 11:10,16; 1Coríntios 2:9. As pessoas que nós amamos e que já partiram, e também todos os Cristãos de todas as eras passadas, já estão lá desfrutando dos seus prazeres do Paraíso.
Os últimos capítulos do último livro da Bíblia, os capítulos 21 e 22 do Apocalipse, dão-nos a imagem mais clara e a melhor de todas de como é a Cidade Espacial, ou o "Céu", como nós abreviadamente falamos. Estes capítulos são a história do Apóstolo João, das coisas que ele viu quando o Senhor o levou ali, numa viagem espiritual. Por isso agora vamos ver algumas das maravilhas descritas nestes Capítulos.
"E vi um novo céu e uma nova Terra porque já o primeiro céu e a primeira Terra passaram; e o mar já não existe." — Apocalipse 21:1. A Terra, como sabemos, é um globo enorme e redondo e está coberta de uma camada a que se chama superfície, a qual está rodeada pelo ar e pelas nuvens e pelo céu os quais a Bíblia chama de "céus". A Bíblia usa esta palavra "céu" ou "céus" para falar de vários lugares! Existem os "céus" da atmosfera, do ar e das nuvens, e existe também os "céus" do espaço onde estão as estrelas, os planetas, o Sol e a Lua. Mas o "Céu" principal de que estamos falando aqui é a Cidade Celestial, a qual descerá do espaço, passando através da atmosfera e aterrizará na Terra!
Mas antes dela poder fazer isso, Deus vai ter que limpar e refazer a Terra e os céus atmosféricos. Por isso, no fim do governo e reino de 1.000 anos de Jesus e dos Seus filhos sobre a Terra durante o Milênio, Deus irá queimar completamente a superfície da Terra e os "céus" do ar e da atmosfera, e irá recriar uma linda nova Terra com um novo céu!

Esta nova Terra vai ser exatamente como era o Jardim do éden, o Paraíso de Deus! Tudo será simplesmente lindo e não haverá mais nenhum mal nem disputas; tudo será paz e beleza! Não haverá mais montanhas rochosas e escarpadas, mas somente lindas e suaves colinas e vales! Não haverá mais desertos secos e vazios, mas apenas lindas florestas verdes, campos e fazendas! E não haverá mais mar cobrindo dois terços da superfície da Terra! Mas nesse tempo o nosso planeta vai ser todo terra com muitos lindos rios, riachos e lagos! Por isso, haverá muito espaço na Nova Terra para bilhões de pessoas viverem e desfrutarem este lindo lugar!
Esta Nova Terra também estará sob um novo céu, o que significa um ar fresco e adorável, um ar limpo, sem nenhuma poluição fedorenta nem gases, vapores e fumaças venenosos. E depois, quando a Terra e a sua atmosfera tiverem sido limpas e recriadas, a grande Cidade Celestial descerá passando através desta atmosfera limpa e pura, ou "novo céu", para aterrizar na "Nova Terra"!
"E eu, João, vi a Santa Cidade, a Nova Jerusalém que de Deus descia do céu. E ouvi uma grande voz do trono de Deus que dizia: Eis aqui o Tabernáculo (a morada) de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus." — Apocalipse 21:2,3.

Agora, atualmente, quando os Cristãos morrem, vão para a Cidade Celestial para ficar com o Senhor. Mas nesse dia, você não vai ir lá para cima para viver com Deus, mas sim Deus é que vai descer para a Terra para viver com você! Será como se Deus se apoderasse do Mundo invadindo-o do espaço cósmico! As estações espaciais e cidades espaciais que os cientistas inventam ou que os escritores de ficção científica escrevem nos seus livros e que põem nos filmes, não são nada em comparação com o tamanho e maravilha desta Cidade aqui! A nossa tem 2.400 Km de comprimento, 2.400 Km de largura e 2.400 Km de altura! 2.400 Km! 1.500 milhas! A maior nave espacial jamais construída!
"E Deus limpará dos seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." — Apocalipse 21:4. Imagine só! Não haverá mais dor nem doenças, não haverá mais choro e não mais tristeza! Só uma felicidade maravilhosa, alegria e Céu na Terra para todo o sempre!
"E o que estava assentado sobre o trono disse: eis que faço novas todas as coisas. Quem vencer herdará todas as coisas; e Eu serei o seu Deus e ele será meu filho." — Apocalipse 21:5-7. Nesta maravilhosa Cidade Celestial, a todos vocês que amam Jesus e têm fé Nele lhes serão dadas "todas as coisas", toda e qualquer coisa boa que você sempre quis!
Mas antes de entrarmos em mais detalhes sobre como será a Cidade Celestial ou o "Céu", como dizemos abreviadamente, seria bom dizer a você como é que você será quando viver lá! Quando Jesus voltar para salvar os Seus filhos do maldoso Anticristo e do seu povo ímpio, todos os filhos de Deus salvos receberão novos corpos ressuscitados e todos nós voaremos para cima para o céu para encontrarmos Jesus e irmos a uma enorme Festa Celestial chamada de "A Ceia das Bodas do Cordeiro". — 1Coríntios 15:52; 1Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 19:1,6-9. Lá nós receberemos do Senhor as nossas recompensas se tivermos sido servos fiéis, e depois voltaremos para a Terra para governar e reinar com Jesus durante 1.000 anos.
Os nossos novos corpos ressuscitados terão super poderes incríveis exatamente como Jesus tinha quando Ele ressuscitou! Poderemos voar, desaparecer e passar através de portas trancadas e paredes sólidas exatamente como Jesus fez (Lucas 24:30,31,51; João 20:19), e os nossos novos corpos serão muito mais poderosos e gloriosos do que os corpos terrenos que temos agora! — 1Coríntios 15:42- 44. Mas de certo modo serão também muito como são agora.
Quando Jesus voltou dos mortos, Ele ainda se parecia consigo mesmo, tocando-se ainda era o mesmo, ainda podia comer, beber e até cozinhar! - João 21:4,9. Quando os Seus discípulos O viram pela primeira vez, depois Dele ter ressuscitado dos mortos, ficaram muito assustados porque pensaram que Ele fosse um fantasma! Mas Ele disse: "Não tenham medo, sou Eu!" Depois lhes disse: "Toquem-Me! Apalpem-Me! Vejam que sou Eu! Um espírito não tem carne nem ossos como Eu tenho!" — Lucas 24:39-43. Depois Ele sentou-Se e comeu com eles! Por isso os nossos novos corpos maravilhosos, gloriosos e celestiais vão poder desfrutar de todas as coisas boas e divertidas que os nossos corpos desfrutam aqui e agora! (Apocalipse 2:7,17.) — Como por exemplo lindos amigos, linda música e lindo amor e carinho! Deus não criou todas estas coisas maravilhosas só para jogá-las todos fora! No Céu vamos ter tudo isto e até mais! Todas as coisas que você gosta e desfruta e que se divertem muito as fazendo aqui na Terra, você vai tê-las no Céu para sempre!

Outra coisa maravilhosa sobre o Céu é que vamos poder estar juntos com todos aqueles que amamos e de quem estamos separados hoje! Será a maior reunião familiar de que se ouviu falar, como todos os nossos irmãos e irmãs, amigos, pais, avós e pessoas que amamos, mas das quais temos estado separados ou que já foram para o Céu! E os que eram velhos e cheios de rugas aqui, lá vão ter uma aparência jovem e linda outra vez! Imagine só! Eles já estão lá desfrutando de todos os prazeres do Céu agora mesmo!
Agora, voltando à descrição da Cidade Celestial que nos deu o Apóstolo João em Apocalipse 21: "E veio um dos anjos e mostrou-me a Grande Cidade, a Santa Jerusalém, que de Deus descia tendo a glória de Deus, e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como um diamante, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro, com doze portas, e nas portas doze anjos. E o muro da Cidade tinha doze fundamentos". Ou seja, doze níveis. — Apocalipse 21:9-14.
"E o anjo que falava comigo mediu a Cidade, as portas e o muro. A base da Cidade é um quadrado perfeito, e o comprimento é igual à largura. O Anjo mediu a Cidade e esta tinha 2.400 Km de comprimento, 2.400 Km de largura e 2.400 Km de altura!" — Apocalipse 21:16. Essa é uma Cidade enorme! 2.400 Km ou 1.500 milhas, em todas as direções!
Você consegue imaginar sequer uma cidade desse tamanho? Está quase além da nossa imaginação! A base dela seria quase tão grande como metade dos Estados Unidos ou toda a Europa ou metade da áfrica! E você consegue imaginar que ela tenha 2.400 Km, ou 1.500 milhas de altura? Os grandes jatos jumbo geralmente voam a uma altura de uns 8 a 10 Km no máximo, e até mesmo os satélites espaciais dificilmente sobem mais que 250 a 1.000 Km de altura acima da Terra. Mas a Cidade Celestial de Deus vai ter 2.400 Km de altura!
A Grande Cidade Espacial de Deus vai descer na Terra, mas nem sequer vai sair completa e totalmente do espaço! A maior parte dela ainda estará lá fora no Espaço Sideral! Que vista, nós teremos do seu pico! O arranha-céu mais alto do Universo! E é o nosso Lar Celestial com montes de espaço para todos os milhões e bilhões de filhos de Deus que já viveram! Aleluia!
E adivinhem qual é a forma desta Cidade Celestial? Uma pirâmide! A Bíblia chama-lhe "a Montanha da Casa do Senhor" e "o Monte Sião, a Jerusalém Celestial" (Isaías 2:2; Daniel 2:35b; Ezequiel 28:14b; Apocalipse 14:1; 21:2), por isso deve ter a forma de uma montanha! Isto era o que provavelmente os antigos Egípcios estavam tentando copiar ou imitar com as suas pirâmides.
Jesus disse: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas! Vou preparar-vos lugar, para que onde Eu estiver, estejais vós também!" — João 14:2,3. Alguns estudiosos da Bíblia, que a estudaram e a traduziram, disseram que esta palavra "morada" na realidade, não significa uma casa enorme, mas significa algo mais, como muitas e diversas casas numa só, talvez até como aquilo que hoje em dia chamamos de apartamentos de luxo!
João diz que o Anjo que mediu a Cidade também mediu o muro exterior que a rodeia, e este muro tinha 144 côvados (66 metros) de altura! — Apocalipse 21:17. Depois ele diz-nos que cada um dos doze níveis daquele grande muro é constituído por jóias lindas e várias pedras preciosas de todas as cores do arco-íris! Diamantes, rubis, quartzo, etc! Puxa vida! Que cidade mais linda! — Apocalipse 21:19:21.
"E as doze portas eram doze pérolas - Apocalipse 21:21. Cada uma das doze portas deste grande e lindo muro é uma pérola gigante! "E a rua da cidade de ouro puro, como vidro de ouro transparente!" — Apocalipse 21:21. O ouro da Cidade será cristal de ouro transparente como vidro, ouro cristalino, lindo e eterno! E não são apenas as ruas que são feitas deste ouro puro transparente como cristal mas diz que a "Cidade inteira é de ouro puro, tão límpido como vidro!" — Apocalipse 21:18. Imagine só como isso é lindo! Você vai poder ver a linda Nova Terra através dessas paredes douradas e transparentes da Cidade!
"E na Cidade não vi Templo: porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro." - Apocalipse 21:22. Esta Cidade maravilhosa, incrível e gigantesca não tem templo, nenhum edifício de igreja, nenhuma catedral, nenhuma sinagoga, nenhuma mesquita! Ali não haverá nenhuma das chamadas "casas de Deus"!
"E a Cidade não necessita de Sol nem de Lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada." — Apocalipse 21:23. Não diz que não haverá Sol nem Lua, mas o que diz é que na Cidade as pessoas não precisam nem do Sol nem da Lua porque terá a sua própria luz, a linda luz de Deus e do Seu Filho, Jesus! Mas fora da Cidade, na Nova Terra, ainda haverá dia e noite exatamente como há agora. — Gênesis 8:22.
"E as nações dos que estão salvos andarão à sua luz, e os reis da Terra trarão para ela a sua glória e honra." — Apocalipse 21:24. Ainda haverá nações e ainda haverá reis, na Nova Terra, fora da Cidade. Mas Ele diz que só aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro, os salvos, poderão entrar e desfrutar desta maravilhosa Cidade Celestial. — Apocalipse 21:27b.
"E mostrou-me um rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. E no meio do rio, e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da Vida que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês." — Apocalipse 22:1,2. Alguns lugares dentro desta linda Cidade vão ser como um lindo parque, e este Rio da Vida vai correr bem através dele! Imagine só, nadar e dar passeios de barco descendo o Rio de Deus no Céu! — Ezequiel 47:5.
“E as folhas da árvore são para a cura das nações.” — Apocalipse 22:2. Dentro da Cidade Celestial não vai haver mais nenhuma dor, nem doença, nem morte, nem tristeza nem choro. Então porque é que as folhas das árvores vão ter que ser usadas para a cura das nações.
Você está pronto para um futuro maravilhoso e emocionante no Céu? Será que Jesus está preparando um lugar para você nessa enorme Cidade Espacial? Se você amar Jesus e O tiver no seu coração, então pode ficar sabendo que o Céu é o seu Lar onde você viverá feliz para sempre com Ele! Se você amar e receber Jesus e viver para Ele agora, vai poder desfrutar a Ele e ao Céu para sempre! Amém? Veremos-nos lá! O nosso Lar para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.