João viu um Trono no céu. O trono é um lugar de honra,
autoridade e julgamento. Todos os tronos da terra estão sob a jurisdição desse
trono do céu. Aquele que criou todas as coisas, está no controle de tudo e
levará a história para uma consumação final, onde Ele sairá vitorioso.
Todas as cousas são governadas por Aquele que está assentado
no Trono. Todos os detalhes estão orientados com vistas ao trono: sobre o
trono, em redor do trono, a partir do trono, diante do trono, no meio do trono.
O trono é um símbolo da soberania inabalável de Deus. O Trono é o verdadeiro centro do Universo.
Esse trono não está na terra, mas no céu. O universo na Bíblia não é
geocêntrico, nem heliocêntrico, mas teocêntrico. Aqui temos a verdadeira
filosofia da história.
João viu o glorioso
Deus assentado sobre o Trono. Para uma igreja perseguida, torturada,
martirizada (Roma, perseguições ao longo da história e Anticristo) esta é uma
mensagem consoladora: saber que o seu Deus está no trono (Is 6:1; Sl
99:1). O que João descreve não é Deus
mesmo, mas o seu fulgor, seu esplendor, porque a Ele não se pode descrever (Ex
20:4). Não há descrição do trono nem da pessoa que está assentado nele. O que
João viu quando olhou para o trono só pode ser descrito em termos de brilho de
pedras preciosas.
João descreve a Deus como um ser absolutamente misterioso,
único, singular, o totalmente outro. João diz que Ele é semelhante, no aspecto,
à pedra de jaspe (a mais cristalina, a mais pura, sem nenhuma poluição). É o
nosso diamante. Há uma abundância de luz que emana dessa pedra. E de sardônio (cor vermelha, a mais
translúcida que existe). João vê beleza, riqueza, abundância de luz. Deus é luz
e Ele habita em luz inacessível. A pedra
de jaspe (branca) descreve a santidade de Deus e o sardônio (vermelho) o seu
juízo. Tal é Deus, Santo e Justo!
O Trono de Deus é um trono de Graça e Misericórdia - Ao redor do trono há um arco-íris
semelhante, no aspecto, a esmeralda. O arco-íris é o símbolo da Graça e
Misericórdia de Deus, da sua aliança com o seu povo, de que não mais o
destruiria. Normalmente o arco-íris aparece depois da tempestade, mas aqui, ele
aparece antes dela. - Para os filhos de Deus a tempestade já passou, porque Cristo
já deu a Si mesmo para nos resgatar do dilúvio do juízo. Agora, temos o sol da
justiça brilhando sobre nós. Ainda que o juízo venha sobre os homens, a igreja
de Cristo será poupada. O que foi redimido não pode ser destruído.
Ainda que o mal nos alcance, Deus fará com que todas as
coisas aconteçam para o nosso bem. - Antes de Deus derramar o seu juízo sobre a
terra, Ele oferece a sua misericórdia. Antes das taças do juízo, ele envia as
trombetas de alerta.
O Trono de Deus é
um trono de Juízo - Os relâmpagos, as vozes e os trovões são evidências de
juízo e ira. O arco-íris foi visto antes dos relâmpagos. A graça sempre
antecede ao julgamento. Aqueles que recusaram a misericórdia terão que suportar
o juízo. Quem não foi purificado pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo
divino. - Hoje os homens escarnecem de
Deus. Cospem no seu rosto. Zombam da sua Palavra. A mídia diz que Deus está
errado. Mas Deus está no trono e derramará o seu juízo. Precisamos tomar
posição. Arco-íris vem antes dos relâmpagos e trovões. A graça vem antes do
juízo. (Is 61:1-2 com Lucas 4:1721). Na primeira vinda Jesus veio em graça, na
segunda vinda virá em juízo. - O trono de Deus se manifesta em juízo contra os
homens ímpios (Dilúvio, Sodoma, Egito, Babilônia, Jerusalém). - Esse juízo de Deus muitas vezes é em
resposta às orações da igreja. - O trono de Deus não é passivo. O cálice da ira
de Deus está se enchendo. O juiz de toda a terra fará justiça. Ninguém
escapará!
O Trono de Deus é um trono de santidade e transparência - Esse mar de vidro está em
contraste com o mar de sujeira e poluição do pecado (Is 57:20). Para estar
diante do trono de Deus é preciso ser purificado, estar limpo. Não há sujeira
diante do trono de Deus. Não há corrupção. Tudo é transparente, limpo, puro.
Deus é Santo. No céu não entra nada contaminado. Deus não se associa com o mal.
Ele abomina o mal. Embora ame a todos, Ele não ama a tudo.
Ao redor do Trono há também vinte e quatro tronos. Esses
tronos estão ao redor e não no centro. Deus está no alto e sublime trono. Ele
reina sobre todos os outros tronos. Assentados neles, vinte e quatro anciãos.
Assentado fala de uma posição de autoridade e poder.
A igreja tem a honra não apenas de ser salva, mas também de
reinar no céu e ser assistente de Deus no seu julgamento (Mt 19:27-29; 1 Cor.
6:2). Fomos constituídos reinos e
sacerdotes (Ap 1:6). Os sacerdotes estavam divididos em 24 turnos (1 Cr
24:7-18). Aqui somos divididos em igrejas, denominações. Mas no céu seremos uma
só igreja: os que foram lavados no sangue do Cordeiro. Fomos constituídos. Nós
julgaremos o mundo e os anjos (1 Cor. 6:2-3). Os 24 anciãos representam o povo
fiel de Deus, a igreja do Velho e do Testamento. A igreja dos Patriarcas e
Apóstolos. A totalidade da igreja de Deus na história. Esses vinte e quatro
anciãos são identificados por suas roupas (brancas), incumbência (assentam-se
em tronos para reinar e julgar) e posição (coroas de vencedores).
Os 24 anciãos estão
vestidos de branco, e usando coroas de ouro. A vestiduras brancas falam da
justificação. A vestiduras brancas são as vestimentas que se prometem aos
fiéis. Não há redenção para os anjos e sim para os homens. Portanto, os 24
anciãos não são anjos, mas homens remidos. O número vinte e quatro representa a
igreja na sua totalidade. É uma visão não do que é, mas do que há de ser. A
igreja plena, como será na glória, adorando e louvando a Deus diante do trono,
nos céus.
As coroas de ouro
falam da posição de honra, autoridade e prestígio dos remidos no céu. Essas
coroas de vitória prometidas aos que permanecem fiéis mesmo diante da morte.
Quem são esses quatro seres viventes que estão no meio e ao
redor do Trono? Representam os quatro
Evangelhos – O leão mostra Jesus como Rei (Mateus). O novilho mostra Jesus como
servo (Marcos). O homem mostra Jesus como o homem perfeito (Lucas) e a Águia
mostra Jesus como aquele que veio do céu e volta ao céu (João). Representam a
totalidade da natureza – Os quatro seres viventes representam todo o nobre,
forte, sábio e rápido da natureza. Cada figura tem preeminência em sua própria
esfera. O leão é supremo entre os animais selvagens. O boi entre os animais
domésticos. A águia é a rainha das aves. O homem o supremo entre todas as
criaturas viventes. Os quatro seres viventes, representam toda a grandeza,
poder e beleza da natureza.
Aqui vemos o mundo natural trazendo sua doxologia ao que está
no trono. A natureza louva ao Criador. Representam seres angelicais – Esses
quatro seres viventes são querubins (Ez 10:20), anjos de uma ordem
superior. Os querubins guardam as coisas
santas de Deus (Gn 3:24; Ex 25:20). A canção deles é a canção dos anjos (Is 6:1-4).
Eles são descritos como leão, novilho, homem e águia (fortaleza, capacidade
para servir, inteligência, rapidez). Essas são características dos anjos (Sl
103:20,21; Hb 1:14; Dn 9:21; Lc 12:8; 15:10). Quando a Bíblia quer usar a
linguagem de toda criatura, o faz com precisão.
O que esses quatro seres viventes fazem? Eles proclamam sem
cessar. O livro de Apocalipse está cheio de cânticos de exaltação a Deus.
a) A santidade de Deus – Santo (descrição). Santo, Santo
(ênfase). Santo, Santo, Santo (plenitude de santidade).
b) A onipotência de
Deus – O Todo-poderoso. As pessoas para quem se escreveu o Apocalipse estavam
sob ameaça de morte. Saber que Deus é soberano implica confiança no triunfo
final.
c) A eternidade de Deus – Aquele que era, que é e que há de
vir. Os impérios podem levantar-se e cair, mas Deus permanece para sempre. Eles
dão a Deus glória, honra e ação de graças. O céu é lugar de celebração, louvor,
glorificação ao nome de Deus. Veja que eles não cessam de proclamar!
O objeto da Adoração. Os remidos adorarão àquele que vive pelo
século dos séculos. Também adoram o Espírito Santo. Igualmente adoram o
Cordeiro.
Os atos de Adoração. A
igreja se prostra diante daquele que está assentado no Trono. A glória deles é
glorificar ao que está assentado no Trono.
Depositarão suas coroas diante do Trono – Sinal de total submissão e
rendição.
As palavras da
Adoração. O que está assentado no Trono é Senhor e Deus – “Tu és digno, Senhor
e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder”. Ele é digno de receber a
glória, eles não são dignos de glorificar, por isso, se prostram e depositam
suas coroas diante do Trono. A visão do Trono de Deus levou Haendel a escrever
a sua obra maior “Aleluia”. O que está
assentado no Trono é o Criador de todas as coisas – O mesmo Deus que criou
tudo, sustenta tudo, levará o mundo, a história e a igreja à consumação final.
O Trono de Deus está no centro do Universo. Tudo acontece a
partir do Trono. Tudo está ao redor do Trono. Graça e Juízo emanam do Trono.
Todo o louvor e glória são dirigidos àquele que está assentado no Trono.
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