quarta-feira, 29 de abril de 2020

Deus Irrompe na História...


Foi rompida a comunhão com Deus. O homem deixou de ter vida espiritual; morreu no espírito, não tinha mais comunhão com o Senhor e não podia mais se comunicar com o Deus santo. Também seu corpo sofreu as consequências do pecado: ficou sujeito à enfermidade e também à morte.

Deus não criou a morte. A morte não estava em Seus desígnios, ao criar o mundo. Foi o pecado do homem que causou a morte. A morte veio como resultado do pecado. Para o homem pecador, a morte física é também a morte espiritual e eterna.

O homem foi feito para a imortalidade e nada na criação pode obstruir a vontade divina; pelo contrário, a finalidade da criação, ou seja, as criaturas ajudam a salvação do homem. A árvore da vida presente no paraíso era destinada a conservar indeterminadamente a vida do homem, era o símbolo da imortalidade.

O homem, desanimado, declara-se esmagado pelo peso dos seus pecados e incapaz de escapar a essa situação. O homem se destrói por causa das consequências inevitáveis dos seus pecados.

Deus é santo e não pode estar de acordo com o pecado. Ele precisa julgar o pecado. Todos os homens pecaram e ficaram sob sentença de morte. A justiça de Deus requer que o pecado seja castigado pela morte. O salário do pecado é a morte. Alguém deveria morrer para pagar o preço do pecado. Jesus morreu pelos nossos pecados, pagando o preço em nosso lugar.

Os pecados do homem determinam uma dívida do homem para com a justiça divina, a pena de morte exigida pela Lei. O amor é muito mais exigente que a lei!

Poderia um Deus de amor olhar insensível para o homem em seu estado de morte, indiferente para com o ser que ele mesmo criou, sem tomar nenhuma providência?

Deus deseja que o homem viva, e o pecado é perdoável! Existe a possibilidade de uma conversão. Aos que se arrependem Deus concede o retorno, reconforta os que perderam a esperança.

Deus irrompe na história para salvar, mas por meio da vida renovada de seus filhos. Urge que se tome uma decisão; é o momento das escolhas intrépidas e difíceis. Deus convida cada um a assumir as próprias responsabilidades, a não ter medo de tomar certas iniciativas, de arriscar. A atitude presente da alma é a única coisa a determinar o juízo de Deus. Só as disposições atuais do coração entram em linha de conta diante de Deus.

Devemos pregar o Evangelho, para provocar uma opção decisiva: para a vida ou para a morte, para o verdadeiro sentido da vida ou para uma alienação completa.

Por que adiar o propósito? Levante-se! Comece desde já; agora é o tempo da ação, do combate e da emenda.

Deus guarda com Ele uma fiança em favor do homem; pois, quem, senão Ele, apertará a mão do homem? Ele dá ao homem um penhor, é o fiador para com Ele mesmo; quem mais haverá que se possa comprometer com o homem?

Deus concede a Sua graça a quem quer. Não depende, portanto, daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que faz misericórdia. A graça de Deus é concedida àqueles que lhe pedirem. A cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, que é sem medida.

O Filho de Deus tomou sobre Si o castigo que os homens mereciam.

A cruz não é o instrumento que matou a Jesus; a cruz é o símbolo da vitória; Jesus morreu livremente na cruz, Ele matou a morte, morrendo morte de homem e ressuscitou, vencendo toda condenação da morte. 

O Deus invisível e inatingível se torna visível e acessível em Jesus, o Filho, que se encarnou no mundo e na história. Jesus é, portanto, o verdadeiro Adão! Existindo ante de qualquer criatura, Ele se tornou modelo, cabeça e único mediador do universo criado.

A vida cristã é a passagem contínua de um modo de viver para o outro. A tarefa do cristão é continuamente redescobrir Jesus e apresentá-lo como ideal concreto para a própria geração. Para o crescimento do homem novo, regenerado em Cristo, é necessário determinar o que favorece ou prejudica esse mesmo crescimento; não o de saber o que é permitido e o que é proibido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.