sábado, 4 de janeiro de 2020

O Amor de Muitos se Esfriará


“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mt. 24,12).

Procurando fazer uma leitura sobre os finais dos tempos, parece-me, segundo as Escrituras Sagradas, que a iniquidade está se multiplicando no mundo de uma forma assustadora, acelerada e violentamente. 

A transgressão, a violência, o pecado, a maldade desagradam ao Senhor. Tudo isso, porque a criatura humana nem está ai para a presença divina. O homem se torna indiferente e desatencioso à palavra de Deus, como se não houvesse Lei. Como se fora o mundo dos “Fora-da-lei”. Vivem nos tempos do Bang-bang, do tiroteio, do farwest. Cada um por si. Meu Deus! Esqueceu-se de Deus! Esqueceram-se da Lei de Deus! Esqueceram-se da Lei do amor! Onde está o amor? Há lastimoso clamor nas ruas, por causa do vinho; toda a alegria se escureceu, desterrou-se o gozo da terra.

O resultado de tudo isso é que o respeito, a dignidade, o amor, a justiça e a austeridade, desaparecem.

É o amor de muitos se esfriando... E o que é pior, no seu lugar surge o descaso, a irresponsabilidade, a brutalidade, a corrupção, a violência e até mesmo a incredulidade. Quando, pois o Filho do Homem vier, achará fé na terra?

Vimos por esses dias, uma mãe que amamentava seu filho na nave da Igreja, sendo expulsa daquele lugar, e convidada a dar de mamar à criança, no banheiro! Até parece que o obreiro faz as refeições naquele local. Será que ele fez isso com seu filho?

Nos EUA, uma arrecadação para fazer cirurgia num animal ferido angariou mais fundos financeiros do que a criança que foi atropelada!

Em são Paulo, uma tela de pintura de um famoso artista tem mais proteção, valor e segurança física, que a necessidade de muitas famílias nos bairros da periferia. Perdeu-se a dignidade. Aliás, é o pecado que rouba a dignidade do homem, deixando-o caído à margem de sua história. O pecado tira-lhe a honra, a moral! Que vergonha! Que insensatez!

Esse é o contexto em que vivemos: “A terra pranteia e se murcha: o mundo enfraquece e se murcha: enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade, a terra está contaminada, por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna”. (Is. 24, 4-6).

Final dos tempos! Lembremo-nos do conselho do Mestre: “Aquele que perseverar até o fim, será salvo”. Perseverar, ser severo, ser firme, constante, no amor.

Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Jesus está às portas!

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12). 

Uma das marcas mais tristes que podemos identificar nos últimos dias, está contida nas palavras de Jesus em Mateus 24:12, quando Ele declara expressamente: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Disse ainda: Mas, aquele, que perseverar até o fim, esse será salvo. (Mateus 24:13). Veja pelo contexto que Sua declaração acerca do amor esfriar fala especificamente aos que creem. Não podemos esfriar se não estivemos quentes antes. É óbvio que podemos ver o amor esfriando no mundo ao nosso redor também, mas, como Ele estava falando com discípulos, e, Ele fala claramente sobre a perseverança para salvação, fica claro que Ele está falando sobre os que creem, ou seja, nós! E como cumprimento de Suas palavras, cada vez mais, ao longo dos nossos dias, percebemos cristãos fraquejando em seus posicionamentos de fé. 

Tudo passa, mas o amor nunca acaba. No entanto, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos, esfriará, tanto para com Deus quanto para com o próximo. O esfriamento do amor está diretamente relacionado ao crescimento do pecado em suas mais variadas formas. Então quanto mais iniquidade, menos amor. Mas, nos dias de hoje a maldade se multiplicou tanto, o egoísmo, o orgulho e a soberba, que o amor tem se esfriado, e gerado nas pessoas um comportamento pervertido. O amor só não se esfriará dos poucos que não se conformam com o padrão deste mundo. 

A principal marca dos seguidores de Jesus não são os dons, a eloquência na oração ou os milagres que alguém pode operar. O que distingue um discípulo de Cristo é o amor. Por que o amor esfria então? 

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15,8 

Por conta da grande pressão que o mal exerce sobre a terra! Por conta da falta de oração, consagração e busca pela presença de Deus. Por falta de congregar, estar em comunhão com Deus e com os irmãos. Por conta da grande decepção que temos com os falsos cristãos e com as falsas igrejas. Por conta da nossa incapacidade de recuperação diante das grandes pressões da vida. Por conta da nossa falta de visão espiritual. Por conta do meio cristianismo ou do falso cristianismo que alguns vivem! 

Por isso, meus irmãos, não deixem que o caos em que está o mundo afete o seu amor. Se encha do Espírito Santo, alimente a sua fé e a sua mente com a Palavra de Deus. Traga à sua memória aquilo que lhe dá esperança. 

A Bíblia diz, em Gênesis 6, que a perversidade do homem havia aumentado tanto na terra, a ponto de Deus ter se arrependido de ter feito o homem. Porém, o mesmo texto diz que em meio a essa geração perversa e corrupta, Noé se destacava pela sua integridade e justiça, por isso ele achou graça aos olhos de Deus. Assim, creia, é possível, ainda que em meio ao caos, conservar o amor que Deus colocou em seu coração, o mesmo amor com o qual você foi um dia perdoado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.