sábado, 16 de novembro de 2019

Não se Glorie o Sábio na sua Sabedoria

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”. Jeremias 9:23,24 

Conhecer o caráter de Deus é, portanto, a base para nossa própria transformação na Sua semelhança. Quanto mais conhecermos o caráter de Deus, mais teremos expressões de admiração. Precisamos, através da adoração, ter a real revelação do que é de fato a Glória de Deus pois, fomos criados para o louvor da sua glória, somos a excelência da criação. Nós adoramos a Deus pelo que Ele é. Os atributos de Deus são uma descrição de quem Ele é. Quando Deus é adorado na Bíblia, Ele é adorado em resposta aos seus atributos. O louvor nos beneficia porque tira nossa mente dos nossos problemas e necessidades, e enfoca o poder, a misericórdia, a majestade e o amor de Deus. Isto nos lembra quando Moisés rogou a Deus para ver Sua glória e foi-lhe concedido. Quando Sua glória passou, colocou-o numa fenda da penha e o cobriu com a Sua mão até que Ele houvesse passado. E havendo Deus tirado a Sua mão, o viu pelas costas, mas a Sua face não se viu. Após este fato, ele expressou: "O Senhor, Deus misericordioso e piedoso... grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão..." Ou seja, declarou o caráter de Deus e seus atributos, a base do Seu louvor, reconhecendo e afirmando Sua bondade, expondo Sua perfeita natureza moral a todos. O amor é a base do caráter e da lei de Deus. E também é a base de tudo que Deus revelou à humanidade nas Sagradas Escrituras. Pelo fato de sermos finitos e moralmente imperfeitos, não podemos existir e ver Deus como Ele é. Ver Deus pelas costas significa ver apenas por onde Ele passa. Somente podemos conhecê-lo através de Suas obras e Seus atos, e não podemos compreender como Ele é de fato separadamente de Jesus Cristo. Jesus prometeu revelar-se aos que cressem. Foi Ele quem personificou perfeitamente o amor de Deus a ponto de dar Sua própria vida por nós. Ao praticarmos o amor, nós expressamos a imagem de Deus (refletindo o Seu caráter), apesar de ainda sermos humanos. Após o arrependimento, nós podemos começar a demonstrar esse tipo de amor através do Espírito Santo. Deus quer que aprendamos a pensar como Ele pensa e a agir como Ele age. 

Quando conhecemos quem Ele é, o Espírito Santo nos ajuda a incorporar Seus traços em nossa própria personalidade. A glória de Deus é o Seu caráter, Sua natureza, Sua forma de relacionar-se com as criaturas. 

A glória de Deus é revelada através da Sua misericórdia, graça, compaixão, fidelidade, Seu perdão e justiça. Podemos refletir e compartilhar a glória de Deus quando nosso caráter se assemelha ao Dele. 

É importante conhecermos os diferentes aspectos do caráter de Deus, pois o modo como o vemos afeta o modo como vivemos. 

Os atributos de Deus são descrições do caráter de Deus, e é através do conhecimento de Suas características que nós chegamos a conhecer e gozar Deus como uma Pessoa. Pela fé em Jesus Cristo, nós fomos salvos assim “para que por elas fiqueis participantes da natureza divina”. Os atributos de Deus são Suas características e Suas “excelências”. Sua natureza e caráter são Sua excelência, Sua perfeição, Sua glória. Conhecer a excelência de Deus é o ponto de partida para praticar e proclamá-la entre os homens. 

É impossível nossa mente limitada e finita compreender Deus completamente, devemos, por enquanto, crer tão somente. Um dia, promete as Escrituras, todas as coisas a respeito de Deus e da sua natureza serão perfeitamente claras para nós. Gastamos muito tempo e esforço tentando resolver mistérios que não é para nós compreendermos (Deuteronômio 29:29), ao invés de focalizarmos no caráter de Deus, o qual está frequentemente bem claramente demonstrado em textos altamente simbólicos ou obscuros. Quando vamos para as Escrituras para aprender como Deus é, não somos desapontados. 

Atributos de Deus são aqueles que são atribuídos exclusivamente a Ele. 

1. Espiritualidade – Deus é Espírito. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24 

2. Eternidade – Ele sempre existiu e existirá. “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2 

3. Imutabilidade – Ele não muda a sua natureza e muito menos o seu caráter. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. ”Tiago 1:17 

4. Onipresença – O Senhor não é limitado pelo espaço, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. “Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” Jeremias 23:23-24 

5. Onisciência – Deus tem o conhecimento perfeito e absoluto de todas as coisas. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Hebreus 4:13 

6. Onipotência – Não há limite para sua capacidade e poder. “Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil;” Jeremias 32:17 

Há características de Deus que podem ser refletidas no ser humano, ainda que num grau infinitamente menor: 

1. Santidade – Deus é santo e exige santidade de seu povo. “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.” Levítico 19:2 

2. Fidelidade – Deus é fiel à Sua Palavra e cumprirá todas as suas promessas, mas nós também devemos ser fiéis a Ele. “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.” Josué 24:14 

3. Amor – Deus é amor, Ele não o possui, isso faz parte de sua essência. Seu amor altruísta nos impele a amar o próximo. “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”1 João 4:7-8 

4. Bondade – Deus é bom e criou os seres humanos à sua imagem para refletir a sua bondade. “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Efésios 4:32 

5. Justiça – “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno. 
Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.” Deuteronômio 10:17-18. Deus é justo e nos garante a justificação: Rm 3.24. 

6. Misericórdia – É a bondade de Deus em ação, é não receber o que merecemos quando isso é ruim. Como gratidão devemos proceder da mesma maneira. “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” Mateus 5:7 

7. Sabedoria – É um aspecto particular da onisciência de Deus, uma capacidade maior que o conhecimento e a inteligência, e Ele está disposto a nos conceder. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5 

Todas essas qualidades são possíveis a nós seres humanos, pelo simples fato de sermos criados à semelhança de Deus. Não podemos nos esquecer que Ele é a fonte de tudo isso. 

Deus deu ao homem a capacidade, ainda que limitada, de conhecê-lo a partir de Sua revelação. Quanto mais O conhecemos mais parecidos ficamos com Ele. A melhor maneira de conhecermos melhor a Deus é através das Escrituras Sagradas e tendo um encontro pessoal com Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.