sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A Sala de Comando do Universo


O Reino de Judá estava vivendo uma crise avassaladora, uma crise política, econômica, moral e espiritual. Nesse tempo, o grande Rei Uzias, homem que reinou 52 anos em Jerusalém, que granjeou fortunas, respeito e admiração, estava morto. O trono estava vazio. 

Há momentos em que os tronos da terra entram em crise, os reinos do mundo se abalam, os homens, perplexos, olham para o horizonte e não veem uma luz no fim do túnel, não veem uma saída. Há momentos em que somos encurralados pelas crises e a solução se recusa a vir da terra.

Muitas vezes somos encurralados por circunstâncias absolutamente adversas, tempestades terríveis desabam sobre nós, somos entrincheirados por situações que não temos controle sobre elas; somos assolados por sentimentos pavorosos, por crises medonhas, por situações que são como um rolo compressor que passam sobre nós.

Nesse momento, o profeta, em pânico, aflito, desesperado, diante de tantas crises açoitando a nação, diante do desespero, do desânimo, do temor em relação ao futuro, vai ao templo. Talvez buscando uma resposta, procurando um sinal do favor de Deus. E quando entra no templo, ele se depara com a realidade que transforma a sua visão, que impacta o seu coração, que vai mudar por completo o rumo da sua história. Quando ele entra no templo, num dia de luto para a nação, com o trono vazio, ele descobre que Deus, o Todo-poderoso, o Senhor dos Exércitos, está assentado sobre um alto e sublime trono. Mais do que nunca, é importante entender que Deus, o Soberano Senhor do Universo, está no trono. 
Mesmo que nas crises os homens tenham perdido o controle, mesmo que as rédeas da nação pareçam soltas, mesmo que a economia esteja abalada, mesmo que as famílias estejam vivendo um drama existencial, mesmo que cresça o desemprego, mesmo que a inflação mostre sua carrasca, precisamos entender que Deus não perdeu o controle e as rédeas da história. O homem está nas mãos do Deus Todo-poderoso e Ele está no trono, Ele reina, Ele governa!

Quando Isaías olha, diz que este Deus é Santo, e que toda a terra está cheia da Sua glória. É importante entender que Deus é real, que Deus existe, que Deus não é invenção do homem, que Deus não é a criação da religião, que Deus não é um ser mitológico criado pelo medo do coração humano.

Deus é o Senhor Absoluto, Criador dos céus e da terra; Ele é soberano, Ele governa as nações, Ele reina supremo em todo o Universo, Ele é o Deus que tem o controle da história em Suas poderosas mãos. Ele está assentado na Sala de Comando do Universo. O trono é um lugar de honra, autoridade e julgamento. Todos os tronos da terra estão sob a jurisdição desse trono do céu. Aquele que criou todas as coisas, está no controle de tudo e levará a história para uma consumação final, onde sairá vitorioso.

Todas as cousas são governadas por Aquele que está assentado no Trono. Todos os detalhes estão orientados com vistas ao trono: sobre o trono, em redor do trono, a partir do trono, diante do trono, no meio do trono. O trono é um símbolo da soberania inabalável de Deus. O Trono é o verdadeiro centro do Universo. Esse trono não está na terra, mas no céu. O universo na Bíblia não é geocêntrico, nem heliocêntrico, mas teocêntrico. Aqui temos a verdadeira filosofia da história.

Jamais poderemos sair da crise que nos assola sem antes voltarmos para Deus, e reconhecermos que Ele é Santo, porque isso é o que vai trabalhar o nosso coração, para os valores morais absolutos, para valorizarmos as coisas que verdadeiramente tem importância, para resgatarmos o valor da família, o valor da ética, o valor dos compromissos firmados. É isso que vai nos levar a respeitar a vida do outro, o nome do outro, os bens do outro, a honra do outro, a fim de que sejamos restaurados pela mão onipotente de Deus.

Assentado no trono, Deus não cede a pressão alguma. Porque quem trabalha no campo da urgência sempre é o homem. Deus não trabalha no campo da urgência. Deus não perde o controle, não se desespera. Deus não é urgente, Deus está assentado no trono! 

Estamos gritando, arrancando os cabelos, quebrando os pratos, e Deus está assentado no trono recebendo adoração, como sempre esteve. O nosso desespero não desespera Deus, a nossa urgência não torna Deus urgente, mas o diabo pega para o nosso desespero, olha para a nossa vulnerabilidade, e usa pessoas, complôs, mentiras, para tentar trazer dissimulação, medo ou respostas mentirosas.

Vemos hoje nas igrejas os processos eclesiásticos cheios, cargas religiosas, ritualistas, pessoas querendo responder: "não, não, Deus vai ter que responder! Vamos para o monte, eu estou sentindo, é resposta, é manto, e é não sei o que! E vamos responder e vamos colocar o rosto no pó porque Deus vai falar; vamos lá, é na humilhação, igreja, vamos lá, Deus vai falar, e vamos ritual, e não sei o que, eu sou autoridade espiritual, eu sou sua cobertura, eu sou seu pai, eu não sei o que". Aí traz um engodo dentro da igreja, traz uma aparência de satisfação, pessoas lutando por respostas, que Deus está falando. 

"Não vou lhe dizer isso, não lhe compete saber isso, eu não tenho que lhe prestar um relatório, o meu compromisso é lhe dar vida, e vida em abundância e não lhe dar um manual da vida em abundância". 

Deus está no trono! Você quer colocar a comida no micro-ondas e em trinta segundos está quentinha, ou você quer abrir o micro-ondas e entender fusível, fio, arame e lataria, cor da tinta. Não estou nem aí o que entender de micro-ondas, eu só quero que em trinta segundos a minha janta esteja quente! 

Não temos respostas, mas temos um caminho, temos direção daquele que está assentado no trono e governa o Universo. Não temos respostas, mas temos uma Verdade, temos uma suficiência. Não temos respostas, mas temos Vida, temos segurança. não morremos porque a nossa vida está nas mãos de Deus. não fracassamos porque a nossa vida está nas mãos de Deus. E se Ele não responder, vamos nos revoltar?

O homem precisa voltar-se para Deus. Hoje, é da mais alta importância conhecermos este Deus. A essência da vida é conhecer a Deus; a vida eterna, é conhecer a Deus que nos criou para Ele e a nossa vida não tem sentido enquanto não nos voltarmos para Ele. Nada neste mundo pode dar significado pleno à nossa vida, nem o dinheiro, nem o sucesso profissional, nem os prazeres da vida, nem a saúde inabalável, nem mesmo a família, nem os amigos mais chegados; somente Deus pode preencher o vazio do nosso coração. 
Conheçamos a Deus, prossigamos em conhecer a Deus, sabendo que Ele é Soberano, Santo, que está no controle da história, que dirige o Universo, que pode mudar a nossa vida, que pode transformar nossa história, que pode dar a nós, a vida eterna.

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça. 
Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim. Então ele disse: — Vá e diga a este povo: “Ouçam; ouçam, mas sem entender. Vejam; vejam, mas sem perceber.” Torne insensível o coração deste povo, endureça-lhes os ouvidos e feche os olhos deles, para que não venham a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se convertam, e sejam curados. Então eu perguntei: “Até quando, Senhor?” Ele respondeu: “Até que as cidades estejam em ruínas e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores e a terra esteja em ruínas e devastada, e o SENHOR afaste dela o povo, e no meio da terra sejam muitos os lugares abandonados. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como o terebinto e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco, assim a santa semente será o seu toco.” Isaías 6.1-13

https://verdadeevida.org.br/deus-esta-no-trono/
Reverendo Hernandes dias Lopes
https://www.youtube.com/watch?v=gNpapqB012Q
Diego menin
Bíblia Sagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.