Eu tenho o prazer de lidar com um grande
número de pessoas que duvidam da sua fé cristã. Não, eles não são céticos do
cristianismo (embora eu também lide com muitos desses), eles são cristãos que
querem parar de duvidar. Eu digo “prazer” porque essas feridas, na maioria das
vezes, podem ser curadas, e eu me sinto honrado de ter este papel na vida de
muitos crentes feridos.
Muitos destes cristãos sofrem com a agonia da
incerteza, lutando para se manter acima da água. Eles duvidam da presença de
Deus, do amor, da existência, e de sua salvação (entre outras coisas). Uma
senhora, no ano passado, escreveu-me a cada três dias, lutando com o mesmo
problema. Ela acreditava que Deus a odiava e que não poderia ser restaurada. Ela
se referiu a muitas passagens em apoio à sua ansiedade. Havia o “pecado para a
morte” em 1 João 5.16. E, claro, se referiu à “blasfêmia contra o Espírito” em
Mateus 12.31. Mas a que repetidamente serve como ilustração é encontrada em
Hebreus 12.17:
Pois sabeis que, posteriormente, querendo
herdar a benção, [Esaú] foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento,
embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
Esta é uma passagem verdadeiramente muito
difícil, especialmente para aqueles que duvidam de sua fé e segurança no amor
de Deus. Deixe-me tentar explicar de uma forma que venha, com esperança,
consolar o coração partido espiritualmente.
Esaú foi impedido de se arrepender?
O arrependimento é o outro lado da fé. Quando
vamos a Cristo, estamos arrependidos de muitas coisas, incluindo o nosso
orgulho, que nos mantem longe de Deus desde o início. Estamos arrependidos de
nosso antagonismo em relação a ele. Nosso arrependimento é ilustrado em nossos
joelhos curvados. E então, confiamos que Deus nos perdoa. O assustador sobre
esta passagem é que parece que Esaú está tentando voltar para Deus em
arrependimento, mas ele não pode. Eu não acho que esse é o caso.
A questão é: O que Esaú estava buscando com
lágrimas? O que é o “o”, de Hebreus
12:17 (“com lágrimas, o tivesse buscado”)? Muitas pessoas acham que é o
arrependimento. A ordem das palavras deixa outras possibilidades obscuras. Pelo
valor nominal em muitas traduções, parece que é por arrependimento que Esaú
está buscando. Observe as leituras nas seguintes traduções:
Almeida Revisada Imprensa Bíblica: Porque bem
sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque
não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com
lágrimas.
Almeida Corrigida e Revisada Fiel: Porque bem
sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque
não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
Sociedade Bíblica Britânica: Pois sabeis que
quando ele ainda depois desejava herdar a bênção, foi rejeitado, porque não
achou lugar de arrependimento, embora o buscasse diligentemente com lágrimas.
Cada uma destas traduções dá a impressão de
que Esaú buscou basicamente por arrependimento. Se assim for, este é um motivo
de grande preocupação, uma vez que ensina que talvez sejamos capazes de voltar
para Deus com lágrimas, verdadeiramente procurando o arrependimento, mas não
seremos capazes de encontrá-lo. Ela ensinaria que podem haver pessoas que
realmente querem transformação a partir de seu pecado, mas não conseguem
encontrar a misericórdia de Deus. Pode ensinar que você poderia se aproximar do
trono de Deus pedindo o dom do arrependimento e ser desligado. Pode ensinar que
há um momento nessa vida em que é tarde demais, não importa o quanto você
deseja mudar. Isso é assustador.
Buscando arrependimento ou bênção?
No entanto, há uma outra, e eu acredito,
maneira mais fiel de entender esta passagem. O pronome “o” não tem um, mas dois
possíveis antecedentes. Quando estruturado na forma das traduções que citei, o
jeito mais comum de ler é procurando a possibilidade mais próxima como o
referente ao que Esaú procurou. E o mais próximo referente a “o” é realmente
“arrependimento”. No entanto, a língua grega segue um conjunto de regras
diferentes. A ordem das palavras é secundária à inflexão. A palavra “o” é um
pronome feminino, o que significa que o substantivo que modifica será feminino
também.
Neste verso há dois substantivos femininos no
grego: “arrependimento” e “bênção”. Portanto, há duas opções viáveis aqui para
o que Esaú buscou com lágrimas. Ou era arrependimento ou a bênção. Não é
necessariamente preferível se basear em gramática e sintaxe, por isso temos de
olhar para o contexto da história que o autor de Hebreus faz referência. Então,
vamos olhar para a história de Esaú.
A perda da bênção de Esaú
Quando nos voltamos para a narrativa em
Gênesis 27, vemos Esaú sendo enganado por Jacó e sua mãe, que lhe tiram sua
benção. Após Esaú descobrir que tinha sido enganado e que Isaque abençoara a
Jacó, ele se desesperou. Observe como a história continua:
Respondeu-lhe o pai: “Veio teu irmão
astuciosamente e tomou a tua benção”. Disse Esaú: “Não é com razão que chama
ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e
agora usurpa a bênção que era minha.” Disse ainda: “Não reservaste, pois,
bênção nenhuma para mim?” Então, respondeu Isaque a Esaú: “Eis que o constituí
em teu senhor, e todos os seus irmãos lhe dei por servos; de trigo e de mosto o
apercebi; que me será dado fazer-te agora, meu filho?” Disse Esaú a seu pai:
“Acaso, tens uma única bênção meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai.” E,
levantando Esaú a voz, chorou.
Esaú, de fato, chorou e se arrependeu. Mas o
que fez ele chorar? Foi a perda de sua bênção. O contexto em Gênesis é claro.
Acredito que devemos ver a passagem de Hebreus pelo contexto do enredo
original. O autor de Hebreus está dizendo que Esaú buscou a sua bênção, não
arrependimento, com lágrimas.
Graça Radical
A Bíblia ensina que nunca existirá um dia
antes da morte em que o arrependimento estará além do nosso alcance. Isso é o
que continuei dizendo a senhora que falei anteriormente. Mesmo o ladrão na cruz
encontrou humilde arrependimento em suas palavras a Jesus: “Lembra-te de mim
quando entrares no teu reino”.
Esta é a maravilha do nosso Deus e do
evangelho. O amor de Deus torna o arrependimento sempre aceitável, não importa
onde você se encontra na vida. Se você buscar por arrependimento, você vai
encontrar. A graça de Deus é radical.
C. Michael Patton
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