"Quando observamos as brincadeiras
infantis, não duvidamos que, para as crianças, brincadeira é coisa séria. Por
isso elas detestam ser interrompidas. Se isso acontece, reagem quase sempre
ignorando a interrupção, às vezes irritadas ou até mesmo agressivas".
(...)
Quando observamos crianças brincando numa
praça, as primeiras impressões são de variedade e movimento. Umas correm,
outras se balançam, conversam, disputam brinquedos, brincam em grupo ou
individualmente. É comum vermos que a criança se sente desafiada pela
habilidade com que a outra é capaz de subir no escorregador ou numa árvore.
Observa a altura, a possibilidade de queda, e reflete se deve experimentar a
mesma sensação de coragem, autonomia e satisfação do companheiro.
Assim, através da brincadeira espontânea, a
criança mostra que é naturalmente dotada de criatividade, habilidade,
imaginação, inteligência.
Então, qual seria a função da brincadeira na
escola ou na igreja?
Cabe a você, educador, criar um ambiente
organizado de tal forma que a criança possa explorar e desenvolver ao máximo
estas características que lhe são próximas.
Todo o aprendizado que uma brincadeira
permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua
vida. Através das brincadeiras a criança conhece melhor a si própria. Além
disso, quando se relaciona com outras crianças ela experimenta situações de
vida: competição, cooperação, coragem, medo, alegria, tristeza. Quer dizer, ela
se socializa, compreende o que é ser ela mesma e fazer parte de um grupo.
A criança também adquire conhecimentos
através da exploração de objetos que encontra no seu ambiente. Manipulando-os
ela percebe suas propriedades físicas, ou seja, que há objetos redondos,
quadrados, macios, ásperos, grossos, etc. Conhecendo as qualidades dos objetos,
ela começa a compará-los e assim relaciona uns com os outros, por tamanho,
cores, formas distintas, etc..
É a partir da manipulação dos objetos que
fazem parte da vida da criança que ela adquire conceitos abstratos. Por
exemplo, um objeto só é considerado "grande" quando comparado com
outros "menores". A partir da compreensão de conceitos de tamanho,
forma, cor, espessura, é que ela vai desenvolvendo seu raciocínio lógico,
fundamental para o aprendizado posterior da matemática.
Manipulando objetos, conversando, contando
histórias, dramatizando, as crianças utilizam a comunicação verbal. Desta
maneira, ampliam sua linguagem, expressando-se e compreendendo melhor o mundo à
sua volta.
Através das brincadeiras, não só amplia-se o
relacionamento do grupo, gera maturação e desenvolve habilidades, mas também
colabora-se ao desenvolvimento intelectual, através de formação de conceitos,
recapitulações e fixação de conteúdos.
(...) Mais que tudo, lembre-se: Brincar é a
melhor expressão de vida da criança."
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