1. A Terceira
marca bíblica daqueles que são nascidos de Deus, e a maior de todas é o amor;
como em (Romanos 5:5) "E a esperança não traz confusão,
porquanto o amor de Deus está derramado no coração deles, pelo Espírito Santo
que lhes foi dado". E, em (Gal. 4:6) "Porque eles são
filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho, em seus corações, clamando, Aba,
Pai". Por esse Espírito, olhando, continuamente, para Deus, como o Pai
reconciliador e amável, eles clamam a ele pelo seu pão diário, e todas as
coisas necessárias; seja para suas almas ou corpos. Eles, continuamente,
despejam o coração deles, diante de Deus, sabendo (I João 5:15) "que
ele os ouve em tudo o que pedem; sabendo que alcançam as petições que lhe
fazem". O prazer deles está em Deus. Ele é a alegria em seus corações;
"escudo" e "grande galardão" deles. O desejo de suas almas
é em direção a ele; "carne e bebida para fazer sua vontade"; e (Salmos
63:5) eles estão "satisfeitos como com tutano e gordura, enquanto
as suas bocas louvam com alegres lábios".
2. E,
nesse sentido, também, (I João 5:1) "todo aquele que crê que
Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também
ama ao que dele é nascido". Seu
espírito regozija-se em Deus, seu Salvador. Ele "ama o Senhor Jesus Cristo
com sinceridade". Ele está, então, "junto com o Senhor", como
sendo um só espírito. Sua alma prende-se à dele, e O escolhe, como,
completamente, adorável, o principal entre dez mil. Ele sabe e sente o que isso
significa: (Cantares 2:16) "O meu amado é meu, e eu sou dele;
ele apascenta o seu rebanho entre os lírios". E (Salmos 45:2) "Tu
és mais formoso do que os filho dos homens; a graça se derramou em teus lábios;
por isso, Deus te abençoou para sempre".
3. O fruto
necessário desse amor de Deus é o amor ao próximo; de todas as almas que
Deus tenha feito; sem excluir nossos inimigos; sem excluir aqueles que estão,
agora, "despeitosamente usando e nos perseguindo"; um amor, por meio
do qual, nós amamos todos os homens, como a nós mesmos; como amamos nossas
próprias almas. Não somente isto, mas também, nosso Senhor expressou isso,
ainda mais fortemente, nos ensinando a "amar o outro, como Ele nos
amou". Assim sendo, o mandamento escrito nos corações de todos aqueles
que amam a Deus, é nenhum outro do que esse: "Como eu tenho amado você,
então, ame a seu próximo". Agora em (I João 3:16) "observamos
o amor de Deus, em qual ele deu a sua vida por nós, e que nós devemos",
então, como o Apóstolo, justamente, infere "dar a nossa vida pelos
irmãos". Se nós nos sentimos prontos para fazer isso, então, nós,
verdadeiramente, amamos o próximo. Então, (I João 3:14) "nós
sabemos o que passamos da morte para a vida, porque amamos", assim, "os
irmãos". E, (I João 4:13) "Nisso, conhecemos"
que nós somos nascidos de Deus, que "habitamos nele, e ele em nós,
porque ele nos deu de seu" amável "Espírito". Porque (I
João 4:7) "o amor é de Deus; e todo aquele que", assim, "ama,
é nascido de Deus, e conhece a Deus".
4. Mas
alguns podem possivelmente perguntar: Mas o Apóstolo não diz que "Esse
é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos?" (I João 5:3).
Sim. E, esse é o amor ao nosso próximo também, no mesmo sentido como é o amor
de Deus. Mas o que você pode deduzir disso? Que manter os mandamentos externos
é tudo o que está implícito, em amar a Deus, com todo seu coração, com toda sua
mente, e alma, e forças, e em amar seu próximo como a si mesmo? Que o amor de
Deus não é uma afeição da alma, mas, meramente uma tarefa exterior? E
que o amor ao nosso próximo não é uma disposição do coração, mas, meramente, o
curso das obras exteriores? Para mencionar uma interpretação, tão
grosseira, das palavras do Apóstolo, é confutá-lo suficientemente. O
significado claro e incontestável do texto é que esse é o sinal ou a prova
do amor de Deus, de que devemos manter o primeiro e grande mandamento, para
podermos manter todo o restante deles. Porque o amor verdadeiro, uma vez,
esparramado, em nossos corações, irá nos constranger a procedermos dessa forma;
já que, quem quer que ame a Deus, com todo seu coração, não pode deixar de
servi-lo com todas as suas forças.
5. O Segundo
fruto, então, do amor de Deus (tanto quanto ele pode ser distinguido disso), é
a obediência universal a ele que amamos, e em conformidade com sua
vontade; obediência a todos os mandos de Deus, interno e externo; obediência do
coração e da vida; em todo temperamento, e em toda forma de conversação. E um
dos temperamentos, que mais, obviamente, implica nisso é ser "zeloso
das boas obras"; fazer o bem ao faminto e sedento de todas as maneira
possíveis, a todos os homens; o regozijar-se em "dar e se dar a
eles", por todo filho do homem; não buscando recompensa no mundo, mas
apenas na ressurreição do justo.
1. Dessa
forma, eu coloquei claramente aquelas marcas do novo nascimento, como eu as
encontrei nas Escrituras. Assim, o próprio Deus responde aquela questão
importante: O que significa ser nascido de Deus? Tal que, se o apelo for
feito aos profetas de Deus, é respondido: "todo aquele que é nascido do
Espírito". Isto é, no julgamento do Espírito de Deus, para que seja filho
ou criança de Deus: É, então, acreditar em Deus, através de Cristo, já
que "não comete pecado", e se alegra todo o tempo, e em todas os
lugares, com aquela "paz de Deus, o qual excede todo entendimento".
É, então, esperar em Deus, através do Filho de seu amor, já que tem, não
apenas, o "testemunho da consciência boa", mas também, do Espírito de
Deus, "sendo testemunha com seu próprio espírito de que você é filho de
Deus"; por esse motivo, não pode deixar de brotar a alegria Nele, através
de quem você "recebeu a redenção". É, então, amar a Deus, que
tem, assim, amado você, como você nunca amou alguma outra criatura. De modo que
você é constrangido a amar todos os homens como a si mesmo; com um amor que não
apenas queima em seu coração, mas arde em todas as suas ações e conversas,
fazendo com que toda a sua vida seja uma "tarefa de amor", na
obediência contínua desses mandamentos: "seja misericordioso, como Deus é
misericordioso"; "seja santo, como eu, o Senhor, sou santo";
"seja perfeito, como seu Pai, que está nos céus, é perfeito".
2. Quem,
então, são vocês que são, assim, nascidos de Deus? Vocês "conhecem
as coisas que são dadas a vocês de Deus". Vocês conhecem bem que são os
filhos de Deus, e "podem assegurar seus corações diante dele". E cada
um de vocês, que tem observado essas palavras, não pode deixar de sentir, e
conhecer da verdade, se, nesse momento (responda a Deus, e não ao homem!), você
é assim um filho de Deus, ou não. A questão não é, o que você foi feito no
batismo; (sem usar sofisma); mas, o que você é agora? O Espírito de adoção está
em seu coração? Ao seu próprio coração esse apelo deve ser feito. Eu não
pergunto, se você era nascido da água e do Espírito; mas se você é agora
o templo do Espírito Santo que habita você? Eu reconheço que você esteja
"circuncidado com a circuncisão de Cristo"; (como Paulo enfaticamente
denomina o batismo); mas o Espírito de Cristo da glória agora descansam
sobre você? Ou "sua circuncisão transformou-se em incircuncisão?".
3. Não
diga, então, em seu coração: "Eu estive, uma vez, batizado,
entretanto, eu sou agora um filho de Deus". Ai de mim, esta
conseqüência, de modo algum, será mantida. Quantos são os que são batizados,
glutões, e beberrões; os que são batizados, mentirosos e praguejadores; os que
são batizados, caluniadores e maledicentes; os batizados, devassos, ladrões, e
extorsores? O que vocês pensam? Esses são agora filhos de Deus?
Verdadeiramente, eu digo a vocês, quem quer que vocês sejam, aos quais algumas
dessas características precedentes pertencem: "Vocês são como o pai de
vocês, o diabo, e as obras que seu pai, vocês fazem". A vocês, eu clamo,
em nome Dele, a quem vocês têm novamente crucificado, e em suas palavras, para
seus predecessores circuncidados: "Vocês raça de víboras, como pretendem
escapar da condenação do inferno?".
4. Como
de fato, exceto se vocês forem nascidos de novo! Já que vocês estão agora mortos nas
transgressões e pecados, vocês não podem nascer de novo; não existe um novo
nascimento, mas, no batismo, vocês são selados, debaixo da condenação, para consigná-los
ao inferno, sem ajuda, sem esperança. Talvez, alguns possam pensar que isso
seja justo e certo. No zelo deles para com o Senhor dos hospedeiros, vocês
podem dizer: "Sim, destruam os pecadores, os Amalecitas! Deixe esses
Gibeonitas serem completamente destruídos! Eles não merecem menos!". Não;
nem eu, nem você. Meu e seu deserto, assim como o deles, é o inferno; e isso é
meramente misericórdia, liberdade; desmerecida misericórdia é que nós não
estejamos agora no fogo inextinguível. Vocês podem dizer: "Mas nós somos
lavados"; nós fomos nascidos novamente "da água e do Espírito".
Dessa mesma forma, eram eles: Isso, entretanto, não quer dizer nada,
afinal, mas que vocês podem ser agora mesmo como eles. Vocês não sabem
que "quem é o mais altamente estimado dos homens é abominação para Deus?"
Venham adiante, "santos do mundo", vocês que são homens honrados, e
vejam quem irá atirar a primeira pedra neles, nesses miseráveis não adequados
para viver sobre a terra; nessas prostitutas, adúlteros, e assassinos comuns.
Mas, aprendam, primeiro, o que isto significa em: (I João 3:15) "Qualquer
que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem
permanente nele a vida eterna". Em (Mateus 5:28) "Eu,
porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu
coração cometeu adultério com ela". Em (Tiago 4:4) "Adúlteros
e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de
Deus".
5.
"Verdadeiramente, verdadeiramente, eu digo a vocês, que vocês",
também, "devem nascer novamente". "A menos que vocês",
também, "nasçam novamente, não verão o reino de Deus". Não confie
mais no apoio de pessoas que não se deve confiar, que vocês foram
nascidos novamente no batismo. Quem pode negar que vocês foram feitos filhos de
Deus e, então, herdeiros do reino dos céus? Mas, não obstante isso, vocês são
agora filhos do diabo. Conseqüentemente, vocês devem nascer de novo. E não
permitam que Satanás coloque, em seus corações, contestar a palavra, quando ela
é clara. Vocês ouviram quais são as marcas dos filhos de Deus: Todos vocês que
não a têm em suas almas, batizados ou não, precisam recebê-las, ou, sem dúvida,
irão perecer eternamente. E, se vocês foram batizados, vocês apenas devem
esperar isso: que aqueles que foram feitos filhos de Deus pelo batismo, mas que
agora são filhos do diabo, possam novamente receber o "poder de se tornar
filhos de Deus"; que eles possam receber novamente o que eles perderam, o
mesmo "Espírito de adoção, clamando em seus corações, Aba, Pai!"
Amém, Senhor Jesus! Possa cada um que preparou seu coração novamente buscar a
tua face, e receber novamente aquele "Espírito de adoção", e clamar
alto: "Aba, Pai!". Permita que ele agora novamente tenha o poder,
então, de acreditar em teu nome, para que se torne filho de Deus; para saber e
sentir que ele tem "a redenção em teu sangue; e, até mesmo o perdão dos
pecados"; e que ele "não pode cometer pecado, porque ele é nascido de
Deus". Permita que ele agora seja "recriado na esperança viva",
de modo a "purificar a si mesmo como tu és puro!", e "porque ele
é filho", deixe o Espírito do amor e da glória descansar sobre ele,
limpando-o "de toda impureza da carne e espírito", e ensinando-o a "aperfeiçoar
a santidade, no temor de Deus!".
John Wesley
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