domingo, 3 de abril de 2011

Homem: Imagem de Deus

Encontramos na Bíblia a grande semana da criação. Deus usou os primeiros 5 dias para criar o mundo, todos os animais e condições para que o homem pudesse viver bem. No 6º dia Ele criou então o homem a sua imagem e semelhança. “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, para nenhuma outra criatura Deus usou esta linguagem, o que mostra a superioridade do homem sobre os demais seres criados. O mundo precisava um ser como o homem ainda que este em seus pecados se desvirtue e se aniquile, separando-se de Deus, fazendo do mundo seus prazeres e seu deus.
Nesta expressão Divina encontramos o verbo “façamos” e o pronome “nossa” no plural, isto inclui as 3 pessoas da santíssima trindade.
Por mais degradante que seja o homem sempre revela maior ou menor tendência para a moral. É a tendência que pretende reviver a imagem de Deus em si, perdida em A-dão. Há uma constante luta em direção ao céu, e isso é mais do que uma simples tendência religiosa. O homem é uma personalidade e foi criado para refletir o caráter do bem.
O diabo também é uma personalidade mas com tendências opostas a Deus, para a perdição e o mal.
O fato do homem ter sido feito a imagem de Deus não significa que ele seja igual a Deus, mas que se parece com Deus. Há características que são comuns a Deus e ao homem; mas há também características diferentes. Ex.: Deus não tem a forma física do homem, mas sempre que foi necessário se manifestar usou a forma humana, e a maior prova está na pessoa de Jesus Cristo. A Bíblia diz que Deus é Espírito. Deus é perfeito e o homem imperfeito.
Mas então, em que sentido Deus diz que o homem foi feito a sua imagem e seme-lhança?
I – O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS NO SENTIDO MORAL.
O apóstolo Paulo disse que não fomos criados para a imundícia, nem para a imora-lidade, nem para o pecado. Mas como Deus fomos feitos para viver um padrão moral muito elevado. Fomos criados para isso, mas o homem é moralmente decaído. A sua tendência natural deveria ser um padrão moral elevado, mas desde suas ligações com satanás no jar-dim do Éden, sua tendência natural é para o mal.
Quando dizemos, imagem de Deus no sentido moral, estamos dizendo que o ho-mem foi criado com uma vontade própria. Pode decidir o que quer fazer com sua vida. Jesus em seu ministério e vida fez da sua vontade o cumprimento da vontade de Deus.
Imagem de Deus no sentido moral temos ainda o livre arbítrio. Deus não nos criou como robôs, poderia ter feito assim e nos controlaria por botões, mas nesta imagem de Deus estava a liberdade de escolha. Deus colocou diante de nós o bem e o mal, o certo e o errado, e deu-nos liberdade para escolher. O mundo é dominado por dois poderes: o poder de Deus que conduz ao céu e o poder do diabo que conduz ao inferno, e temos que esco-lher…
Santidade é outro atributo moral de Deus, e santo quer dizer separado, e a ordem bíblica é: Sede santos, porque eu sou santo. Deus nos criou a sua imagem para que vivês-semos separados do pecado, mas desde Adão a tendência tem sido pecar cada dia mais.
Se por um lado somos a imagem de Deus pela vontade, o livre arbítrio e a santida-de, também o somos pela responsabilidade que colocou em cada um de nós. Somos livres para fazer o que queremos e para escolher o que queremos, mas também somos responsá-veis por tudo que fazemos. “Não erreis, diz a Bíblia, de Deus não se zomba, tudo que o homem semear isto também ceifará”. Cada coisa que meu prezado amigo faz que é contra os princípios de Deus terá que dar conta. Por este motivo e por muitos outro você precisa saber a vontade de Deus, precisa conhecer o evangelho para não viver uma vida inteira errado, e receber como conseqüência o inferno que é a mais horrenda punição.
Ainda no sentido moral. Deus nos deu o espírito religioso, o amor, o domínio sobre as paixões carnais, domínio sobre a criação e comunhão com Ele próprio.
II – O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS NO SENTIDO ESPIRITUAL.
O homem foi feito um ser espiritual. É verdade que temos duas naturezas, mas a natureza espiritual é a mais importante, porque nos coloca em condições de comunhão com Deus. Os animais irracionais não se comunicam com Deus porque não são espirituais, a natureza carnal não pode se comunicar com o espiritual.
A Bíblia diz que o homem está morto espiritualmente: “Estais mortos nos vossos delitos e pecados” “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos espirituais”.
No sentido em que o homem é a imagem de Deus, está morto. Por isso Jesus apare-ceu dizendo ser a vida. “Eu vim para que tenham vida; Eu sou a ressurreição e a vida”. Quem tem Jesus tem a vida.
Esta imagem de Deus que foi perdida em Adão, pode ser reconquistada em Jesus. E você pode fazer isto agora se quiser, pois continuas sendo livre.
III – O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS NO SENTIDO ETERNO.
A nossa natureza física será destruída como destruídos serão os animais irracionais, mas o homem espiritual não morre, apenas separa-se do corpo, e voa para a eternidade. Mas isso acontece somente com aqueles que tem a vida espiritual, os mortos espiritualmente aqueles que não receberam Jesus A VIDA, voarão para o tormento eterno, e ali haverá choro e ranger de dentes.
 Que privilégio ser o homem a imagem de Deus… Mas não há privilégios sem deveres. O homem pelo fato de ter sido feito a imagem de Deus é um ser responsável.
Tem o dever de servir a Deus fazendo a Sua vontade, tem o dever de cultuar a Deus, tem o dever de amar a Deus sobre todas as coisas, tem o dever de obedecer a pala-vra de Deus, etc. Tem você cumprido com seus deveres? Toda pessoa sem Jesus continua moralmente decaída, longe do padrão de vida estabelecido por Deus, com a imagem de Deus desfigurada. Mas para recuperar esta situação, Jesus é o segredo. Você precisa aceitá-lo agora!

Pr. Cirino Refosco

Um comentário:

  1. Graça e paz Fratermaurício!

    É maravilhoso saber que Deus nos fez a Sua imagem e semelhança e que apesar de vivermos em um mundo corruptível, haverá um tempo em que retornaremos a essa Imagem perfeita, na eternidade. Isto é, os que são salvos (I Cor 15:42).

    Desejo-lhe uma semana repleta de paz e alegria.

    Em Cristo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.