domingo, 27 de fevereiro de 2011

O valor da EBD

Muitas igrejas não estão dando o devido valor a EBD. Há líderes que a acham ultrapassada. Outros a mantém por causa de uma tradição meramente religiosa. Outros estão valorizando mais os programas bombásticos do que o estudo da Palavra de Deus na EBD. Esta escola tem objetivos muito nobres: Glorificar a Deus, edificar os crentes, promover a comunhão, servir e evangelizar os perdidos. Há muitas igrejas investindo na sua EBD, no ensino de qualidade. Professores e alunos têm estudado a Bíblia com profundidade. Howard Hendricks foi alcançado por um velho professor de EBD nos Estados Unidos e se tornou um educador e escritor cristão muito premiado. Ele é reconhecido dentro e fora do contexto cristão. Quantos de nós fomos alcançados pela graça de Deus em Cristo no ambiente da Escola Bíblica Dominical! Quantos ensinos preciosos de professores simples que nos ministraram acerca do amor de Deus em Cristo Jesus! Quanta gente preparada dentro e fora igreja pela influencia da EBD.
A Escola Bíblica Dominical é a maior escola do mundo. Conta-se que Jimmy Carter, ao ser eleito presidente dos Estados Unidos – diácono na Igreja Batista em Plains, estado da Geórgia – chegando na cidade de Washington, procurou o pastor da Primeira Igreja Batista e se ofereceu para ser professor da EBD. Não foi a EBD que se sentiu honrada com a ajuda do presidente dos Estados Unidos, mas este é que se sentiu honrado em poder lecionar na EBD. Um pequeno homem para trabalhar numa Grande Escola cujo Diretor é o Senhor Jesus, o Mestre por excelência. Esta escola não faz acepção de pessoas. Cultos e incultos são seus alunos. Pessoas abastadas e não abastadas. É a escola dos comuns, daqueles que na sua miséria foram alcançados pela graça de Deus. Sim, esta é a escola cujos alunos estão no mesmo nível. Todos são ensinados por um currículo comum. Verdadeiramente é a escola da humildade (Mt 11.29).
Precisamos investir mais oração, tempo, recursos, criatividade e trabalho sério para que a EBD cresça em qualidade e em quantidade. A nossa postura deve ser de busca constante pela excelência do ensino bíblico na escola dominical. Não podemos nos conformar com a mediocridade. Professores e alunos devem sempre buscar qualificação a partir do amor à Palavra de Deus. O grande evangelista Dwight Moody, se referindo à Bíblia, disse: “Ou este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro”. Desenvolvamos a leitura da Bíblia de forma sistemática. Façamos um propósito de lê-la toda uma vez por ano. Monteiro Lobato já dizia: “Um país se faz com homens e livros”. Eu diria que um país verdadeiro – ético, sério e forte – se faz com homens e mulheres cujas vidas estão fundamentadas na Palavra de Deus e têm uma vida de oração intensa.
Educar os nossos filhos e netos na Igreja ( a partir do lar), especialmente na EBD, trará benefícios incontáveis. Não podemos nos acomodar. Construir uma EBD de excelência demanda muita oração e trabalho sério e continuo. O diabo, inimigo das nossas almas, faz tudo para desqualificar a EBD. Ele traz desanimo, sentimento negativo, acomodação, inercia, critica ferina e outras atitudes nocivas a esta organização tão séria. Não podemos nos conformar com o ruim, regular ou bom, mas precisamos buscar o excelente. Com a simplicidade de Jesus, olhando para o Seu exemplo, vamos caminhar vitoriosamente nesta empreitada da educação cristã. Desde a criança ao idoso todos devem ser treinados na Palavra. Formados no caráter de Cristo Jesus. Paulo faz uma belíssima defesa do texto inspirado e cita seus objetivos, dizendo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). A EBD não ensina um membro de igreja a ser religioso, mas a ser semelhante a Jesus, o Autor e o Consumador da nossa fé (Hb 12.2). Valorizemos a EBD!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.