quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Perigo do Escândalo

Escândalo no dicionário português é definido como mau procedimento; mau exemplo; ato reprovável. Escandalizar é melindrar; ofender; agir de forma indecorosa e vergonhosa. A palavra escândalo é de origem grega (skándalon). É a armadilha que se põe no caminho do inimigo para fazê-lo cair.
Em algumas traduções da Bíblia, a palavra escândalo está expressa por tropeço, querendo significar tudo o que leva o homem à queda: o mau exemplo, princípios falsos, abuso do poder etc. A palavra grega próskomma também é traduzida por tropeço.
Os escândalos são inevitáveis
1. Porque o homem é pecador – natureza de adão. O egoísmo e depravação – o que provoca.
-Jesus deixa claro o juízo austero e inflexível sobre aqueles que cometem escândalo.
-É tão sério o escândalo que Jesus ilustrou o tipo de castigo que virá, Mt 18.1-6; Lc 10.21
-Pra Ele, era preferível uma morte horrível - enforcado e afogado concomitantemente - ao invés da prática do escândalo.
-Caso de Balaão, Ap 2.14; Nm 31.8,16).
2. Porque o homem é imperfeito - tropeço involuntário de alguém.
-Pedir perdão imediato aos atingidos por nosso erro. Quando somos nós os atingidos, devemos perdoar o que nos causou o tropeço (Mc 11.25,26; Lc 6.37), pois precisamos de perdão, Mt 6.14,15).
3. Porque o homem é imaturo - Escândalos ocorrem por causa da imaturidade.
-Cristo advertiu sobre evitar o escândalo e foi motivo de escândalo.
-Os conterrâneos de Jesus se escandalizaram nele (Mc 6.3; Jo 6.61).
-A pregação do Cristo crucificado é escândalo para os judeus (1 Co 1.23).
-Cristo previu que os discípulos se escandalizariam nele (Mt 26.31).
-Cristo jamais errou por escandalizar os discípulos, os seus conterrâneos e os judeus.
-A falha estava na insuficiência de maturidade daqueles que ñ entendiam a Cristo e sua missão.
- Nem sempre o agente principal do escândalo é o culpado. Jesus advertiu aos seus discípulos, Jo 16.1-4).
-Sobre o escândalo evitemos ares superiores aos outros, Mt 26.33; mas vigiar e ñ cair, Lc 21.36.
Devemos evitar os escândalos
-O crente precisa vigiar seus passos para não causar o tropeço de alguém (1 Co 10.32; Rm 14.13 2Co 6.3;).
-Quem causa escândalo pode ser condenado e tratado como joio, Mt 13.40-42.
-Muitos líderes e famosos tem causado escâdalo e manchado a igreja e a fé de muitos crentes. Vão ao juízo.
-Se as nossas atitudes causam escândalo ou tropeço de um crente imaturo, devemos evitar estas coisas, mesmo as mais comuns, como comer, vestir, falar etc (1Co 8.9-13; Rm 14.13-15,19-21).
-Cristo julgará aqueles que causarem tropeço a um crente fraco. O amor rege a liberdade de cada um, 1 Jo 2.10.
-Na igreja impera a “lei do mais fraco” e não do mais forte. Ou seja, é o que determina, o que pode ser feito ou não.
-Pra ñ causar tropeço, devemos “andar a segunda milha”, Exemplo: Mt 17.27).
-Análise de si mesmo para retirar de sua vida algo que sirva de tropeço próprio (Mt 5.29,30). É perder aqui pra ganhar lá.
-Os obreiros precisam de maior cuidado, (2 Co 6.3).
-Companhias de pessoas escandalosas deve ser evitada, Rm 16.17. Porque, seremos contados como tais, 1 Co 15.33.
Alguns se escandalizam com pouca coisa
Na parábola do semeador Jesus revela que alguns se escandalizam (ou tropeçam) por causa da sua imaturidade (Mt 13.21).
-Há crentes que estão em processo de transformação.
-Outros estagnaram e ainda são meninos quanto á fé, Rm 15.1. Fracos se escandalizam c/facilidade, 14.2.
-Muitos crentes c/muitos anos na igreja permanecem imaturos. Deveriam ser maduros, mas são crianças na fé (Hb 5.12,13). -O cristão neófito exige cuidados especiais, mas devemos buscar amadurecer na fé (Mt 5.48; Ef 4.13).
-Os meninos falam como meninos, sentem como meninos e pensam como meninos, mas os amadurecidos ponderam seus pensamentos, sentimentos e palavras (Tg 3.2).
-O Crente deve crescer e não se deixar embaraçar por nada, 2Tm 2.4; Hb 12.1). Deve ir para o alvo.
Procuremos irmãos evitar a todo custo o escândalo porque isto envergonha o Evangelho de Cristo e mancha a igreja onde somos membros.

Pr. José Braz de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.