quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Plano de Deus Para o Homem

Desde os primórdios, o ser humano tem levantado questões fundamentais acerca de sua vida e sua existência: de onde vim? para que existo? para onde vou? Ao longo dos séculos e milênios, muitas teorias e hipóteses têm surgido; algumas racionais e lógicas, outras completamente estranhas... Mas, afinal, com quem ou onde está a verdade? De fato, qual o plano de Deus ao criar o Homem? Por qual motivo Deus criou o ser humano? Assim, para podermos responder a estas intrigantes perguntas, vamos responder às perguntas iniciais.
1. DE ONDE VIM?
Muitas teorias têm surgido acerca de nossa origem. Para alguns, somos o resultado de uma "grande explosão" cósmica: algum evento em um passado remotíssimo, que, segundo esta teoria, teria gerado a vida em todos os seus níveis. Para outros, somos o resultado de um longo processo evolutivo, desenvolvido ao longo de eras astronomicamente remotas. Para outros, somos o resultado de eventos ocasionais e absurdos.
Mas afinal, o que podemos concluir dessas teorias?
Sem dúvida alguma, precisamos optar por uma teoria, alguém poderá afirmar. Alto lá! Não precisamos optar por nenhuma teoria, pois existe uma declaração enfática, fidedigna, veraz e confiável: a Bíblia Sagrada; nela, Deus, o Eterno Criador baixa ao nível do entendimento para Se revelar e ao mesmo tempo, revelar-nos. E nas suas páginas, encontramos a seguinte declaração: "Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". (Gn 1:26,27). Um pouco mais à frente, a Bíblia ainda declara: "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente". (Gn 2:7).
Ao longo dos séculos, o ser humano tem preferido optar por teorias, em vez de aceitar a verdade incontestável das Escrituras. Outrossim, durante a História muitos têm se levantado com o propósito de contestar as declarações bíblicas, que, por sua vez, sempre têm prevalecido. Como ilustração, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos reuniu a imprensa mundial alguns anos atrás para declarar que "após exaustivos estudos", concluíram que a formação química do ser humano está intimamente relacionada com um "limo" comumente encontrado no Oriente Médio, principalmente na região da Mesopotâmia. Que descoberta, não?! Só, que a Bíblia Sagrada já declara isto há milênios. Assim, podemos concluir que viemos de Deus. Somos o resultado de um ato Criador de Sua santa vontade!
2. PARA QUÊ EXISTO?
Após termos respondido acerca de nossa origem, é preciso que respondamos a esta também intrigante pergunta: Para quê eu e você existimos?
A exemplo da pergunta anterior, ao longo da História o homem tem procurado responder a esta pergunta de muitas e variadas formas. Para alguns, nascemos para purgarmos os pecados de vidas anteriores. Para outros, vivemos para experimentarmos a cooperação mútua, a experiência de podermos cooperar efetivamente para o desenvolvimento da humanidade. Para outros ainda, vivemos para trabalhar, ou gozar a vida ou adquirimos bens... Enfim, cada ser humano, em cada período da História tem adotado uma visão pessoal ou grupal acerca do motivo para o qual veio a existir.
E a Bíblia, será que nos informa algo acerca disto? Claro que sim. Senão, vejamos:
O Apóstolo Paulo, escrevendo à Igreja de Éfeso, nos primórdios do Cristianismo, foi tremendamente inspirado por Deus para sintetizar em pouquíssimas palavras, o principal motivo de nossa existência. Ele diz que: "Para louvor da glória da Sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado... a fim de sermos para louvor da Sua glória, nós os que de antemão esperamos em Cristo." (Ef 1:6,12).
Então, podemos concluir que Deus nos criou para Seu louvor. Isto é, Ele nos criou para adorarmos, servirmos e bendizermos o Seu Santo Nome. Mas, talvez alguém possa questionar, dizendo: será que há algum tipo de gozo ou contentamento nisto? Obviamente que sim! Quem já provou da alegria que há em servir e louvar a Deus, sabe perfeitamente que no louvor e adoração ao Criador e Redentor existe um preenchimento de toda espécie de vazio que se tem alojado na alma humana (experimente!).
Mas não é só isto, a Bíblia ainda declara, que existe um outro propósito em estarmos aqui: Fomos criados para "dominar", num papel de mordomo, as obras de Deus, demonstrando Sua soberania e glória, vez que somos Sua imagem e semelhança (cf. Gn 1:26).
Ainda outra verdade: fomos criados para que através de nossa vida física, adquiríssemos o direito de estar eternamente com Deus, após experimentar a existência humana com todos os desafios que lhe são peculiares. Quanto a isto, a Bíblia declara que nessa existência física, temos a oportunidade de sermos transformados de glória em glória na semelhança de nosso Redentor, Isto é, na experiência única e definitiva da existência física, temos a oportunidade de desfrutarmos de uma experiência marcante e definitiva com o Verbo de Deus, e, através dessa experiência podermos gozar de todas as bênçãos prometidas aos que crêem (e.g. Jo 3:16; 3:36; Hb 9:27; Ap 21:11:27).
3. PARA ONDE VOU?
Chegamos ao ponto culminante desse pequeno estudo. Afinal de contas, não importa tanto assim saber de onde viemos ou por qual motivo existimos. Mas, seguramente o ser humano se inquieta em saber para onde vai.
Também acerca desta pergunta, o ser humano tem apresentado inúmeras teorias ao longo da História. Confúcio, por exemplo, afirmava: "Sabemos tão pouco da vida; o que poderemos saber da morte?"
Para os gregos, a vida continuava após a morte física. Eles acreditavam que após a morte, a alma vagava por lugares indefinidos até encontrar um caudaloso e largo rio, que após ser atravessado dava lugar aos chamados "campos Elíseos": um lugar de vida agradável, num ambiente eminentemente pastoril, onde as almas desfrutariam de alegrias e gozos inefáveis.
Para alguns povos do mundo Oriental, após a morte física, a alma ficaria vagando por espaços cósmicos desta e de outras dimensões até ser novamente inserida na experiência humana por intermédio de uma reencarnação.
Muitas outras teorias têm surgido. Algumas novas, mescladas com elementos antiqüíssimos, outras nem tão novas assim... Mas afinal de contas, com quem está a verdade?
Mais uma vez afirmamos que a verdade está na Palavra de Deus. E ela nos declara que após a morte física, a alma e o espírito humano são fundidos e seu destino eterno já está traçado: para aqueles que em vida creram no Salvador e viveram para Ele, imediatamente passam a desfrutar das alegrias indescritíveis da eternidade com Deus. Para os que não creram, resta "uma terrível expectação de juízo". Em suma: quando o ser humano deixa sua existência física, imediatamente é conduzido à uma dimensão espiritual na qual gozará dos resultados de sua vida física. Quanto a esta verdade, podemos citar a enfática declaração do Senhor Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê nAquele que me enviou, não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida" (Jo 5:24). E ainda: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente..." (Jo 11:25,26).

Pr. Lázaro Soares de Assis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.