segunda-feira, 1 de março de 2010

Livrando-se das dívidas!

Habacuque 2:6-7


Ai daquele que acumula o que não é seu (até quando?), e daquele que a si mesmo se carrega de penhores! 7 Não se levantarão de repente os teus credores? E não despertarão os que te hão de abalar? Tu lhes servirás de despojo.
Quando a economia vai mal muitas pessoas acabam enfrentando problemas financeiros que as deixam estressadas. Problemas que sobrecarregam. Nesse estudo vamos falar sobre as causas ,conflitos e curas para esse assunto.
Deus claramente nos adverte sair das dívidas. A Biblia nos diz que comprar coisas que não podemos pagar é uma espécie de furto. Este verso nos mostra o perigo das dívidas. Ele diz que ai daquele se carrega. Quando você esta devendo muito e não tem como pagar não é assim que se sente? E ele diz que os seus credores te despertarão. As nossas dívidas nos atrapalham quando estamos querendo dormir.
1 – Dívidas sempre de prendem
2 – Dívidas se tornam um tormento emocional.
3 – Dívidas causam ansiedade e insonia.
4 – Dívidas é uma armadilha.
Porque ela é uma armadilha? Porque quando você deve você perde a sua liberdade. Provérbios 22:7 diz: aquele que toma emprestado é escravo de quem empresta.
Eu fico pensando porque os cartões de créditos não traz a palavra dívida. Se isso estivesse no cartão você iria comprar com mais cuidado.
Pesquisei a palavra dívida no dicionário e vi algo interessante:
Dívida:
Aquilo que se deve,falta de cumprimento de um dever,Obrigação de pagar alguma quantia de dinheiro a outrem,toda obrigação de dar ou fazer uma determinada coisa.
responsabilidade, saldo negativo, dever, obrigação, penhora, ônus, insolvência, estado de ser confrontado, de estar-se no buraco, quebrado.
Vamos olhar para os seis perigos das dívidas, como é que ela de deixa estressado e depois olharemos para os nove passos para a liberdade financeira.
Vamos ver como é que Deus pode nos abençoar quando fazemos as coisas da sua maneira.
Seis sinais de perigo
1 – VIVER DE CRÉDITOS AO INVÉS DE PAGAR EM DINHEIRO
Se você está pagando suas contas em dias então está tudo certo. Agora eu to falando sobre pessoas que não conseguem pagar seus cartões em dias.Se você gasta mais do que ganha então está vivendo de créditos.
Quando vc compra no crédito você está demonstrando descontentamento.
Pessoas não conseguem esperar. Por isso apelam para os créditos.
Esse é nosso o problema, incapacidade de esperar. Em qualquer área da vida isso é verdade.
Pv 3:27-28
O fato é que você não sabe o que vai acontecer amanhã. Eu não sei como estará a economia amanhã. Você pode estar no hospital,você não sabe se vai ter saúde. Isso é presunção.
Olha, é divertido gastar dinheiro. É ainda é mais divertido gastar o que você não tem.
2 – DEMORAR O PAGAMENTO OU PAGAR O MÍNIMO
Se você está sempre demorando pra pagar, está sempre pegando ali para pagar aqui o mínimo, você caiu na armadilha da dívida.
Olhe em Rm 13:8. Qual dívida é considerada aceitável ?
A única dívida que Deus diz que você nunca paga é o amor. Mas não faça isso com outras dívidas.
Uma pessoa que deve é afetada emocionalmente. Ela não consegue dormir. Isso atrapalha em tudo. Atrapalha relacionamentos, vida espiritual... Por isso vemos tantas pessoas estressadas, deprimidas e desanimadas.
3 – INCAPACIDADE DE DIZIMAR OU POUPAR
Malaquis diz que nós roubamos a Deus. Ml 3:8
O sentido do dízimo: Você está dizendo que Deus tem o primeiro lugar nas suas finanças.
Você deve poupar nem que seja um real por mês. Temos que aprender a poupar. Tenha isso em mente. Li sobre uma mulher que disse para um palestrante: Mas eu não posso poupar! ele diz: Comece com um real! Foi o que ela fez. Depois de alguns anos ela estava poupando 200 reias!
Pv 21:20 mostra que o insensato gasta tudo o que tem.
Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.
4 – INCAPACIDADE DE PAGAR IMPOSTOS.
Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Temos que pagar os impostos. Tem muitos benefícios para o nosso país. Se você não consegue é porque está gastando além do que devia.
5 – GASTAR COM EXAGERO
O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Pv 21:17
Compramos coisas que muitas vezes não precisamos.
Tem pessoas ganhando menos que agente e vivendo melhor que nós. Porque o que importa não é o quanto você ganha mas como você gasta o que ganha.
Não é só porque você pega dinheiro que tem que gastar. Quando você compra algo só porque tem dinheiro é sinal que você está caindo na armadilha da dívida.
6 – SEMPRE PROCURAR IDÉIAS RÁPIDAS DE ENRIQUECER
Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza. Pv 21:6
As pessoas querem dinheiro fácil. E nós vemos que esse texto nos mostra que ganhar dinheiro deve ser com bom trabalho e diligencia.
Sem essa de fazer uma fézinha. Porque as suas chances de ganhar são uma em um milhão.
Quando você está em dívidas você fica procurando por soluções fáceis.
Essa história de jogar não dá. Você não consegue nada com isso.
E esse texto nos ensina sobre pobreza. Pessoas que não tem diligência fracassam. Li um livro chamado o segredo da mente milionária. Nós vemos que as pessoas ricas terminam o que faz, tem paciencia e são diligentes.Elas estuda e se dedicam. É preciso ter isso.
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.Ec 5:7
Pessoas que sempre sonham mas nunca começam é tolice. Temos que parar de sonhar e começar a fazer o que sabemos que temos que fazer.
A verdade é que lidar de forma errada com nossas finanças pode nos trazer sérios problemas emocionais, espirituais e físicos. Temos que tomar cuidado com esses seis sinais de perigo. Viver nos créditos, demorar o pagamento, não poupar, não dizimar, não pagar os impostos, gastar demasiado, procurar idéias rápidas de enriquecer.
Nós podemos sair da divida. Eu estou aqui falando porque há esperança.
9 PASSOS PARA A LIBERDADE FINANCEIRA.
1 – COMPROMETA-SE FICAR LIVRE DA DÍVIDA AGORA
Eu vou fazer de tudo, pra sair da dívida. A Bíblia diz que o ímpio compra e não paga. Deus quer que você saia da dívida. Isso requer caráter e disciplina. Você tem que fazer um esforço para sair disso e esforço para não entrar de novo.
2 – COMECE PAGANDO A DEUS E VOCÊ MESMO
Dizimar é nosso privilégio. Quando você faz isso você faz pelá fé e você prova a Deus. Veja como fica sua vida dizimando e não dizimando. Eu sei da minha. O propósito do dízimo é mostrar que Deus tem o primeiro lugar na sua vida.
Poupar é para pessoas que tem controle e são sabias. Você pode começar poupando um real. Se você faz isso agora, daqui a 20 anos você pode usufruir.
Nem que seja um real.
Faça isso. Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. Pv21:20
Um cristão rico disse: Você dá 10% por cento para Deus, 10% você polpa e vive com 80 %. Se você naõ pode viver assim você está vivendo além das suas necessidades. Você tem que pensar numa maneira de viver assim.
Não podemos fazer o que o Bush fez. Gastar mais do que produz.
Você tem que aprender a ser disciplinado. A melhor oportunidade pra dizimar é quando você está devendo. Porque Deus promete abençoar
3 –FAÇA UMA LISTA DO QUE VOCÊ GANHA, TEM, E DEVE
Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; Pv 24:3
Voce precisa saber o que tem, o que você deve e quanto você ganha.
Outra coisa: Você tem que perguntar pra você. Isso é caro? Eu preciso disso? Temos que mudar nossa mentalidade.
4 – VENDA ALGUMA COISA
Você por exemplo pode vender um carro e comprar um mais barato pra poder viver melhor. Porque ninguém tem uma arma na sua cabeça dizendo que você tem que sempre andar com carro novo.
As vezes somos possuidos por nossas possas.Mas se você tem dívidas, é melhor viver com um carro mais barato.
Olha ,se você compra um carro por status, voce comprou pela motivação errada.
Se tiver que mudar meu padrão eu mudo. Se eu não consigo pagar minhas dividas eu abaixo o meu padrão de vida.
5 – ESTABELEÇA UM PLANO DE PAGAMENTO
Porque você nunca vai sair da dívida por acaso. Faça o seu plano financeiro. Pv 21:5 diz que planejar leva a prosperidade.
Coloque na lista o que você precisa fazer.Eu acredito que planejamento tem que ser nossa prioridade.
6 – DECIDA FAZER ISSO NA METADE DO TEMPO
Mas eu não posso. Pode sim, porque Deus pode fazer coisas impossíveis. Você acredita que Deus pode fazer o que é impossivel financeiramente?
Temos que fazer uma reversão financeira.
a – Decida gastar menos que você ganha.
b – Pagues as maiores contas.
c – Pare de gastar com exagero.
7 – DIGA NÃO A UMA NOVA DÍVIDA
A maioria das pessoas entram em dividas por uma razão, gastam mais do que ganham.
Fazer dividas é um habito. É facil fazer dívidas que você não pode pagar mas é difícil ter o hábito de poupar. Se você tiver bons hábitos, vai ter bons resultados. Os maus habitos são terriveis e te deixam mal.
Se você tem problemas com cartão de créditos, vai pra casa, acenda o fogo com uma panela cheia da agua dai você coloca o cartão lá dentro.
Temos que ser contentes com o que temos.
8 – COMPARTILHE O PLANO COM OS SEUS DEVEDORES
Ligue para eles e digam : eu não posso pagar 50 reias por mês mas eu posso pagar 20. Ligar e mostrar interesse. Não fugir deles. Porque você sabe que quando você não paga o que deve isso é pecado. Diga a eles :eu sei que isso é ruim pra você e pra mim. Você conversa com eles e pede ajuda.
Deus pode fazer com que eles se tornem seus amigos.
Deus fazer com que os seus inimigos se tornem seus amigos.
9 – COMPROMETA-SE COM ISSO.
Galatas 6:9 diz: Façamos o bem e nós iremos colher.
Temos que agir, nos comprometermos com isso. Esses princípios são Bíblicos e funcionam, mas nós temos que nos comprometer com o que Deus nos mostra. Se eu faço da maneira de Deus eu vou ter sucesso.
Pr. Edomm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.