domingo, 28 de março de 2010

DIGNIDADE HUMANA

O fato de o homem ser criado à imagem e semelhança de Deus expressa a sua dignidade. A dignidade da pessoa humana é conhecida na Bíblia, e na própria pessoa de Jesus Cristo.
É um valor evangélico, que está em ser mais, e não ter mais. O mistério do homem só se ilumina perfeitamente pela fé em Jesus. É um dom de Deus, um direito do homem, um dom magnífico, de um valor irrenunciável. Por ser um valor evangélico, não pode ser desprezado sem grande ofensa ao criador. O que afeta a dignidade do homem fere, de algum modo, o próprio Deus. Lutar para defender os direitos do homem, é lutar para defender os direitos de Deus. A Declaração Universal dos Direitos do Homem existe, para respeitar a dignidade do homem. Sua nobreza é inviolável, e seu direito, inalienável.
Valores da dignidade humana:
Inteligência – Dar nome aos animais é um ato de inteligência. Gn. 2,20
Rei da Criação - Se o homem dá um nome a cada animal, mostra que ele é superior a todos eles. Gn. 2,20
Autoridade - É o domínio sobre toda a criação. Toda terra é submissa ao homem. É poder do homem sobe a criação, respeitando o meio ambiente. Gn. 1, 26-28
Comunhão – Com Deus como filho, com o irmão como irmão; com o mundo como senhor e consigo próprio, como homem. Gn. 2,23-25; 3, 22-23
Imortalidade - Deus é eterno. Gn.1,1
Liberdade – Pela sua vontade livre, pode fazer o que quer. Gn. 2,16; 2,19
Responsabilidade – Escolher o que é bom para si. Gn. 2,17
Trabalho - É colaborador, jardineiro de Deus, para cultivar e guardar o jardim do éden (nossa terra). Gn. 2,15
Com o pecado, o homem destruiu a dignidade humana. O maior dano que o homem pode causar a si mesmo é o pecado, que destrói sua dignidade. Cristo, com Sua morte e ressurreição restaurou a dignidade original e fez um homem novo, com sua natureza mais dignificada. Cl. 3,9-10; II Cor. 5,17; Ef. 2,15; Rm. 6,4; Ef. 4,24.
Filho de Deus - O homem, de criatura, pela obra redentora de Cristo, passa a ser Filho de Deus. Rm. 8,16; Jo. 1,12-13.
Irmão de Cristo – Como Cristo é Filho de Deus e nós passamos também a participar desta filiação divina, somos então, irmãos de Cristo. Hb. 2,11; Mt. 28,10.
Herdeiro de Deus – Como Cristo, como Filho e Herdeiro, nós passamos também a ser herdeiro de Deus. Rm. 8,17
Templo do Espírito Santo – Deus passa a habitar no homem ICor. 6,19

Fratermaurício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.