segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vida de Samá

Estes homens chamados de Valentes de Davi ou Heróis de Davi não eram pessoas comuns, mas sim homens notáveis dotados de uma capacidade de batalha extraordinária. Antes de falar sobre Samá preciso destacar algumas características notáveis desses valentes.

De covardes, Davi os fez valentes e poderosos (II Sm 23:8).

De aflitos, Davi os fez soldados valorosos (I Cr 12:22).

De endividados, Davi os fez mais valiosos do que ouro: O menor valia por 10 homens e o maior por 1000 (I Cr 12:14).


1. Eles eram a escoria da sociedade.

1 Sm 22.2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

Deus é especialista em pessoas que não deu certo, o lixo Deus transforma em luxo. Sl 113.7 Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, 8 para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.

2. Eles eram Leais a Davi e nunca se rebelaram contra ele

(I Cr 12:22). Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus. Mesmo sendo dotados de uma força extraordinária nunca se rebelaram contra Davi. A bíblia fala que eles manejavam arco e flecha atiravam pedra e manejavam a espada com as duas mãos. (1Cr 12.2).




O nome Samá tem, no hebraico, o significado de "desolação".

viveu por volta do ano 1.000 a.C. É chamado também de Samote (1Cr 11.27) e Samute (I Crônicas 27.8). Era hararita, filho de Agé. Foi designado como um dos oficiais de Davi, encarregado da milícia durante o quinto mês do ano.

Quais as lições extraídas da Vida de Samá?

) Venceu a luta interior que foi a primeira batalha.

A maior dificuldade foi vencer a sua própria consciência ou o velho homem que corre de lutar.

) Não se importou em estar sozinho.

É sozinho que temos as maiores experiências com Deus:

Foi sozinho que Deus se revelou a Moisés na sarça ardente.

Foi sozinho que Deus visitou Elias na Caverna – dizendo a ele que ainda 7000 joelhos não se dobraram.

Foi sozinho que João na ilha de Patmos teve a maior revelação – do APOCALIPSE.

) Ele não desistiu de lutar, entrou na batalha sem se preocupar com o resultado.

Muitas pessoas desistem de suas batalhas antes mesmos de lutar em contra partida existem outras que enfrentam de maneira errada, entram só se for vencer. Samá entrou nesta batalha correndo risco de VIDA e sabendo que o resultado final poderia ter sido uma derrota.

"Alguns perdem, outros ganham. Ê a lei da natureza. A perda de uns pode significar a vitória de outro”.

) Ele se pôs no meio do pedaço de terra.

Vejam bem que ele se colocou no meio, este lugar é um lugar de destaque, onde eu dou minha cara pra bater. Existem pessoas que se colocam no meio pra se aparecer, mas Samá se colocou no meio pra lutar pela sua causa.

Enquanto muitas pessoas só vivem pelos cantos na igreja sem participar de nada, literalmente nos cantos, enquanto algumas pessoas estão no meio de muito boa vontade gastando e se deixando gastar pela obra do Senhor.

) Ele defendeu o pedaço de terra e não a lentilha.

Se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu. Samá defendeu o pedaço de terra e não a lentilha.

A lentilha e algo que se eu plantar eu colho, considero isso então que lentilhas e tudo o que eu posso plantar e colher.

Ex.: Lentilha: Carro, Casa, Ministério, Cargos eclesiásticos.

Em contra partida o pedaço de terra e aonde eu planto, se eu não tiver onde plantar não tenho como colher, Samá sabia disso e defendeu o pedaço de terra, repare que o versículo diz: que ele (Samá) o defendeu e não a defendeu , ele defendeu o terreno. Notamos também que ele se colocou no meio do terreno, a batalha seria sem cima e as lentilhas seriam todas pisadas, com isso vemos a importância da lentilha pra Samá, naquele momento nenhuma. Pedaço de terra e a base de tudo o que é sólido.

Ex.: Pedaço de terra: Minha família, Minha Fé, Minha Salvação.

1Rs 21.1 Sucedeu, depois disto, o seguinte: Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, rei de Samaria, tinha em Jezreel. 2 Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale.

3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais.

) Ele defendeu e o Senhor operou um GRANDE livramento.

Ele defenderia de unhas e dentes o que era dele. A operação de Deus ou a intervenção Divina depende muito de nossas ações, neste cenário eu digo que Deus teve prazer de operar um GRANDE livramento diante de tudo o que Ele o Senhor observou deste grande Vencedor SAMÁ.

Conclusão

E Deus realizou grande livramento. Duro é chegar num lugar e todos estarem prostrados ou mesmo mortos. Aí Deus não tem como realizar nenhum livramento. Mas se houver um só de pé, então há esperança.

Precisamos agir como vencedores e defender o nosso pedaço de terra, nossa fé, nossa herança (família), nossa Salvação.

Por Alexandre Pitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.