quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A incompreensível Graça de Deus

O que é graça? Favor Imerecido, por isso, somos salvos pela graça.
Graça é diferente de misericórdia: na misericórdia Deus não nos trata como merecíamos e na graça recebemos o que não merecemos.
È difícil compreender a graça. O melhor a fazer é aceitar.
“A lei diz faça”, a “graça diz já foi feito”. Ex. o crente nota 10. (se você é um crente nota 10 não fica espaço para a graça, mas se você é nota cinco a graça completa os outros cinco, se é nota nove a graça completa o um que falta).
“O homem está todo quebrado e vive se consertando e a graça de Deus é a cola”.
Neste texto podemos ver um pouco da expansão desta graça, revelada na pessoa de Cristo, que é a manifestação da graça em favor do homem e quando atinge o ladrão.
PORQUE A GRAÇA É INCOMPREENSÍVEL?
I-A GRAÇA SE MANIFESTA EM LUGARES IMPROVÁVEIS. V. 39 (CRUZ)
Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Dt, 21.23
No lugar da maldição um ladrão encontra graça.
Jonas foi alcançado no ventre do peixe.
Elias na caverna.
Lídia na beira do rio.
O carcereiro na prisão.
Paulo numa viagem quando ia perseguir a igreja.
A Ló na cidade de Sodoma.
Para alcançar o homem a graça se manifesta em qualquer lugar.
II-A GRAÇA NÃO ME ISENTA DAS MINHAS RESPONSABILIDADES, MAS MUDA O MEU DESTINO. V39. 40.42
A morte física era o pagamento dos crimes cometidos pelo ladrão. V.41
Um ladrão, morte física e morte eterna.
O outro ladrão reconheceu seus erros se arrependeu, morte física, mas não passou pela morte eterna.
Deus não fez o homem para a maldição ou inferno. Ele fez o homem para o paraíso.
A graça me leva de volta para o destino original para o qual eu fui criado. V.43
III-A GRAÇA PODE ESTAR AO SEU LADO E PASSAR DESPERCEBIDA. V. 39.40.41
Um ladrão olha para o lado e blasfema. V.39
O outro ladrão olha ao seu lado e vê um homem santo, um rei. V.41, 42.
Por isso reconheceu que era pecador. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Rm. 3,23.
CONCLUSÃO.
A graça não leva em conta o que eu fui, mas o que vim a ser.
“A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.” Rm.5.20,21

Pr. Noel Jorge da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.