sábado, 31 de agosto de 2019

Quem Está Precisando de Você Antes do Inverno?

O apóstolo Paulo estava preso em Roma, na sua segunda prisão, numa masmorra úmida, fria e insalubre; ele estava no corredor da morte, já havia recebido a sentença de pena capital e ele está abandonado pelos irmãos da Ásia. E na sua primeira defesa, na primeira audiência, ninguém foi a seu favor. Pesa sobre ele a acusação de ser um malfeitor, o líder dos incendiários de Roma, o ambiente é pesado, as nuvens escuras no horizonte se formavam anunciando a chegada de uma grande tempestade sobre a igreja. É nesse momento, quando o apóstolo está enfrentando solidão, abandono, traição, privação e ingratidão, que ele escreve ao seu filho Timóteo, e diz: Timóteo, procura vir ter comigo depressa. É nessa conjuntura que ele diz: venha filho, mas venha antes do inverno. O que isso significa?
Para entendermos o que Paulo está dizendo, é importante entender o que está em Atos 27 e 28, quando ele vai para Roma na sua primeira prisão, Paulo recomenda que não era prudente viajar no inverno, mas o comandante do navio não deu atenção a Paulo e embarcaram assim mesmo. E então enfrentaram um terrível naufrágio, e por providência divina nenhuma pessoa morreu, mas o navio se despedaçou e toda a carga do navio se perdeu. Isso significa que determinadas coisas na vida você precisa fazer hoje, ou você jamais fará amanhã. O que Paulo está dizendo para Timóteo é o seguinte: Timóteo, se você não vier agora e o inverno chegar, você não vai poder viajar; e se você vier depois do inverno, eu já não estou mais aqui, já terei sido executado; ou você vem agora, Timóteo, ou você nunca mais terá a oportunidade de estar comigo, você nunca mais terá a oportunidade de estender a mim a mão, de oferecer meu ombro amigo na hora da minha dor, na hora da minha angústia. Esta é uma verdade que nos desafia também, porque nós precisamos ter pressa, nós não podemos deixar para depois o que precisa ser feito hoje; se você tem que dizer a alguém: “eu amo você”, fale isso agora; se você precisa pegar seus filhos no colo e abraçá-los, faça isso hoje; se você tem que dizer para o seu marido, para sua esposa: eu te amo; faça isso hoje; se você tem que pôr a mão no bolso e dar uma oferta para alguém que está passando uma necessidade, faça isso hoje; porque se você deixar para amanhã, talvez você não vai ter mais a chance, nem a oportunidade de fazer isso.
Eu fico observando a nossa cultura brasileira; uma das coisas que mais me chocam são os nossos funerais; você já percebeu como as pessoas elogiam a pessoa que está morta, em cima do caixão? Tantos elogios, é uma espécie de rasgação de seda, mas a pessoa não tá escutando mais nada. Talvez aquela pessoa que está morta nunca escutou aquele elogio em vida; elogiar alguém depois que ele morre não faz mais sentido. Se você tem que elogiar alguém, encorajar alguém, abençoar alguém, faça isso enquanto você pode. Você já percebeu como as pessoas mortas recebem mais flores do que as pessoas vivas? Um dia eu contei em um funeral 86 coroas de flores! Precisaram contratar um caminhão só para levar flores e eu fiquei pensando: meu Deus, será que esta pessoa pelo menos recebeu um buquê de flores enquanto estava viva? Depois que morre não adianta mandar flor, se você tem que mandar flor para alguém, faça isso enquanto a pessoa está viva, se você tem que dar uma palavra de encorajamento para alguém, faça isso enquanto você pode fazer, amanhã pode ser tarde demais. Hoje é o dia oportuno de você demonstrar seu amor, sua atenção e seu cuidado para as pessoas.
Se você tem que ajudar alguém, ajude hoje; se você tem que dar uma palavra boa para alguém, dê hoje; se você tem que estender a mão para alguém, estenda hoje; venha antes do inverno, porque se você esperar o inverno passar, as oportunidades também terão passado, e você não vai ter mais chance. Quem sabe é a hora de você olhar para sua casa, quem sabe tem tanto tempo que você não fala para sua mulher, para o seu marido, eu te amo, quem sabe tem tanto tempo que você não dá um abraço nos seus filhos, quem sabe tem tanto tempo você não visita a sua mãe ou seu pai, quem sabe tem tanto tempo que você nunca se aproximou de alguém para fazer uma visita, para dar uma palavra de encorajamento, para dar uma oferta para quem está precisando de ajuda. Eu quero encorajar a você a ter pressa, a falar o que Paulo dispara Timóteo: procura vir ter comigo depressa, vem antes do inverno, eu estou precisando da sua ajuda, estou precisando da sua companhia, eu estou precisando de um ombro amigo, eu não quero partir sem antes reclamar minha cabeça no seu peito Timóteo, venha estar comigo, venha depressa, venha antes do inverno. Eu encorajo você a ter essa pressa, para demonstrar amor às pessoas que estão à sua volta, àquelas que estão longe, mas que precisam do seu ombro amigo, ou aquelas que precisam da sua mão estendida na hora do sofrimento e da dor, não encolha sua mão, tenha pressa para socorrer as pessoas que você ama.A Bíblia fala de Davi, que ficou 11 anos numa situação de relacionamento estremecido com seu filho Absalão. Diz a Bíblia que um dia Absalão mandou um recado para o seu pai: papai, o senhor tem alguma coisa contra mim, que o senhor me mate, mas fale comigo, eu não suporto essa ausência, eu não suporto esse silêncio. Diz a Bíblia que depois de sete anos de mágoas, de indiferença, de distância, Davi então recebe o seu filho Absalão no palácio e dá um beijo no rosto, não diz uma palavra para ele. Absalão saiu do palácio do pai e foi para a porta do palácio furtar o coração do povo. Quatro anos, Davi não fez nada, Davi era um guerreiro, Davi era um estadista, Davi era capaz de identificar conspiração no ar, talvez o filho fez isso até para chamar a atenção do pai. Mas o pai não foi lá conversar com ele, nem sequer brigar com ele. Depois de 11 anos Absalão não quer conversar mais conversar com o pai, não quer mais o perdão do pai, agora quer tomar o trono do pai, matar o pai. Davi tem de travar a mais amarga guerra da história dele: contra o próprio filho. Qualquer resultado é ruim, ganhar a guerra é matar o filho, perder a guerra é ser morto pelo filho. Nesta inglória batalha, Absalão, filho de Davi, é morto, e Davi chora; e Davi abre o peito e declara o amor dele pelo seu filho Absalão, dizendo: meu filho Absalão, Absalão meu filho, quem me dera ter dado a minha vida por ti. Agora é tarde Davi, agora o menino está morto, ele aguardou tantos anos ouvir isso de você e você não falou enquanto ele estava vivo. (https://verdadeevida.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.