quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Grande Joalheiro

Há muito tempo, um jovem que vivia desanimado dirigiu-se ao seu professor dizendo: Me sinto tão fraco que não tenho forças para fazer nada. Dizem até que não sirvo para nada, que não faço nada certo. O que posso fazer para que me valorizem mais? 

E o sábio professor tirou um anel que estava usando e deu ao garoto, dizendo: Tente vender este anel pelo máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. O jovem pegou o anel e partiu.

Ofereceu-o a algumas pessoas, que olhavam com algum interesse, mas quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele.
Abatido pelo fracasso, resolveu voltar. E diante do seu professor, disse: Sinto muito, mas é impossível conseguir o que pediu pelo anel. E o professor disse: Devemos saber então quanto vale. Vá até o joalheiro, diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele dá, mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não a venda... volte aqui com o anel. O joalheiro examinou o anel, pesou e disse: Agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro por este anel. 58 MOEDAS DE OURO!!! - Exclamou o jovem. Sim, disse o joalheiro, mas se não for urgente, eu posso oferecer até 70 moedas de ouro.
Então o jovem pegou o anel e voltou emocionado à escola para contar ao professor. Depois de ouvir tudo o que o jovem lhe contou, o professor disse:

Somos como esse anel, uma joia valiosa e única, e ninguém, além do Grande Joalheiro, nosso Deus e Pai, que deu seu filho Jesus por amor de nós, sabe o nosso real valor!
Para distinguir um diamante verdadeiro de um falso, um joalheiro fez a seguinte prova: Uma imitação nunca é tão brilhante como a pedra autêntica. Se o seu olho não está suficientemente experimentado para perceber a diferença, basta colocar a pedra na água. O brilho do diamante falso se ofusca; o verdadeiro não perde nada de seu brilho. Assim acontece com o verdadeiro cristão; mesmo em face das dificuldades ele mantém a sua elegância espiritual.

Deus nos criou para Ele, para que O honremos. Nós nos desviamos, porém Ele nos salvou. Cada crente que é nascido de novo recebeu a vida do Senhor Jesus para poder segui-Lo e imitá-Lo. Assim, pois, podemos fazer brilhar alguns reflexos de Sua formosura moral, alguns traços de Seu caráter: amor, justiça, paciência, confiança, obediência.

Somente os que vivem essa nova vida pelo poder do Espírito Santo são de fato reconhecidos por Deus. Infelizmente, às vezes em nossa vida é acrescentado algo falso, imitações baratas do que é divino. Deus vê isso, como o joalheiro que identifica o diamante verdadeiro. Para nos provar, coloca a pedra na água, ou seja, permite circunstâncias difíceis.

Nas dificuldades temos de estar atentos para ver qual é o objetivo de Deus. Sua Palavra nos esclarecerá para que saibamos o que não vem dEle. Consideremos os obstáculos em nosso caminho sob outra perspectiva. Nosso Pai permite isso para nosso crescimento espiritual e para que o reflexo da vida do Senhor Jesus seja visto por todos em nós.

Todos temos a responsabilidade de mostrar Cristo ao mundo, pois há pessoas do nosso círculo de amizades que estão esperando por nossa ajuda.
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16.

Qual é a diferença entre o trabalho de um gemólogo e de um joalheiro? Um joalheiro é o profissional que cria a joia ou a confecciona. O gemólogo é o responsável pela avaliação específica das gemas preciosas que compõem as joias. O gemólogo estuda as propriedades, identifica a natureza da gema, classifica-as em função do peso, lapidação, cor, dureza e pureza e opina ainda sobre o valor econômico destes materiais naturais.

Portanto, este profissional controla a qualidade das gemas, o que é fundamental para vendedores, compradores e colecionadores, atuando no controle das necessidades de avaliar muitas variedades de material existente no comércio, no descobrimento de novas gemas e assessorando tecnicamente no tratamento de gemas naturais.

Outro campo relevante de atuação se dá nos métodos de gemas sintéticas e no reconhecimento de gemas de imitação, as quais só têm a aparência de gema, mas nunca seu valor econômico.
“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:7.
Você sabia que existe uma profissional especialista em pedras preciosas? O Que é Gemologia?  A Gemologia é a ciência que estuda as "pedras preciosas", ou seja, as gemas e materiais gemológicos.

Identificando se é natural, sintética, artificial, além de imitações. Estuda também características mineralógicas, os processos de tratamento e sintetização de gemas. A gemologia é uma ciência que se dedica exclusivamente ao estudo de gemas preciosas, lapidadas, em geral utilizadas como matéria-prima na confecção de joias. Em sentido amplo, podemos definir como o objeto de todos os tipos de materiais decorativos utilizados em joias, com a exceção de metal. Estude sua composição e propriedades, origem e depósitos, os tratamentos de vários tipos e tipos de esculturas que realçam a sua beleza.

O gemólogo é o especialista em gemologia. Mas o gemologista para identificar não só aprender, mas também para distingui-los dos obtidos por síntese e suas imitações, e também para detectar os vários tratamentos usados para melhorar a sua aparência.

Gemas são definidas como as substâncias naturais que têm as qualidades de beleza, durabilidade e raridade. O primeiro deles é muitas vezes ligado a suas propriedades ópticas: cor, transparência, brilho, dispersão, etc. O segundo sua solidez vários agentes, que desempenham um importante papel dureza, resistência ao ácido ou alcalino, etc. A terceira, a sua escassez natural e também sua demanda no mercado em um determinado momento. São minerais, rochas ou outros materiais que têm como característica a beleza e a durabilidade. As gemas mais famosas são turquesa, ágata, ametista, hematita, quartzo, rubi e jaspe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.