sábado, 27 de agosto de 2016

Jesus Quebra os Paradigmas

A Bíblia conta que Jesus, estava cansado e sedento, puxou conversa com uma samaritana junto ao poço de Jacó e lhe pediu água para beber. Nos tempos bíblicos os judeus não se davam com samaritanos.

A mulher, aliás, usa esse argumento para não oferecer-lhe água. Jesus, porém, ignorando essa realidade, continua a conversar com ela e mostra que ele era o Messias prometido, aquele que tinha uma água especial para oferecer às pessoas. E a quem bebesse dessa água, Cristo daria a vida eterna.

Quebrando paradigmas, Jesus aproximou-se de samaritanos, de cobradores de impostos, de prostitutas e os acolheu.

Sim, ao fazer aquilo que aparentemente não se podia fazer, segundo preceitos humanos, ele foi ao encontro de pessoas que eram discriminadas, revelando-lhes o seu evangelho, o seu amor.

Será que nós, a exemplo de Jesus, temos ido ao encontro dos que estão presos, daqueles que vivem errantes nas ruas, embaixo de pontes ou viadutos, dos que usam seu corpo para ganhar dinheiro através da prostituição, dos bêbados ou viciados na maconha ou no crack, para anunciar-lhes que em Cristo há perdão e poder para que mudem suas vidas? (1 Co 6.9-11).

O que eu acho mais lindo nas histórias relatadas na Bíblia a respeito de Jesus Cristo, é que Ele nunca se importou com as falácias dos fariseus, a respeito de sua atuação e do seu ministério, Jesus simplesmente está focado nos esforços de fazer o bem, restaurar, construir, mostrar para os doutores daquela época, que a erudição que eles tinham acerca da palavra de Deus estavam totalmente ultrapassadas.

Vejamos agora as passagens em que Jesus quebras as regras:

1. O homem da mão mirrada

( Mt 12:9-13) “Partindo dali, chegou à sinagoga deles.

(V10) E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.

(V.13) Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem. ”

Às vezes estamos tão presos a dogma, que criamos tantas regras, tantos meios para recebermos uma benção, que nos esquecemos do abençoador.

Enquanto Jesus diz simplesmente “ Estende a mão” logo a mão ficou curada.
E a minha pergunta é: Precisa oração disso? Oração daquilo? Unção com o óleo de Jerusalém? purificação com água do rio Jordão?

Se a palavra que estou lendo é a mesma que a sua, então leia e entenda que Cristo cura na hora que quer, liberta na hora que quer, sem precisar de meios, mas Ele é o meio, para curar, libertar, restaurar É Ele quem sonda nossos corações e conhece nossas necessidades, Nessa mesma palavra diz que não sabemos pedir o que é útil para nós (Rm 8:26).

Também está escrito que temos que ficar batendo, até Cristo se irritar e sair “Está bem eu vou te curar, mas tu é chato viu” peçam e vocês receberão, ( Mt 7:7-8)mas devemos entender que o momento é de Deus, Ele é quem sabe se você está preparado para receber.

2. Jesus cura a mulher com fluxo de sangue e ressuscita a filha de um dos dirigentes da sinagoga.

Como podemos ser uma bênção? É necessário ter uma mudança de paradigma.

O sacerdote deveria manter-se puro.

Nada poderá impedir que as profecias se cumpram! O Messias virá com poder e glória.

O imundo contamina o puro, um paradigma do povo de Israel

O judeu não podia comer com um gentio. (At 11. 1 – 3)

Uma prostituta não podia tocar em um homem, pois ele ficaria imundo. ( Lc 7: 36- 50) 

3. Jesus quebrou este paradigma, permitindo que seus pés fossem lavados por uma mulher

O Santo purifica o imundo, Jesus veio quebrar paradigmas.

Qualquer área de nossa vida para a qual não temos esperança está sob a influência de uma mentira.

"para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus." (Nm 15. 40)

Jesus quebrou o paradigma: "o puro santificou o impuro", novo paradigma, aleluia!

4. Jesus orou e tocou em uma menina que estava morta.


5. Jesus tocou em leprosos: se tu quiseres, pode me curar, está bem eu quero “fica limpo” (Mt 8:1-3)


6. A mulher samaritana

Jesus fazia uma viagem a pé com os discípulos. Durante o percurso, pararam junto a uma fonte de água para descansar. (Jo 4. 3 – 30)

Ali Jesus encontrou uma mulher da cidade de Samaria que fora ao poço para apanhar água. Jesus pediu um pouco daquela água para beber e, então, se iniciou um diálogo que transformou a vida daquela mulher.

Jesus deixou a Judéia (v.3) - Região ao sul da Palestina, onde estava localizada a cidade de Jerusalém, retirando-se outra vez para a Galiléia (v. 3): Região ao norte da Palestina, próxima a Síria. Ali Jesus passou a maior parte de sua vida.

Samaria (v.4): Região intermediária entre o norte e o sul, que era evitada por judeus. Para ir do norte ao sul, os judeus circundavam a província de Samaria, seguindo o vale do Jordão para o norte. A primeira quebra de regra é que a rota seguida por Jesus incluía passar pela cidade samaritana de nome Sicar, que ficava perto das terras que Jacó dera a José, seu Filho.

V. 6 – Jesus cansado da viagem precisou parar, pois tinha fome e sede. Pára exatamente junto ao poço de Jacó.

Poço de Jacó (v.12): Fica a 800 metros ao sul de Sicar, na estrada alta de Jerusalém, onde o caminho faz uma curva para entrar num vale situado entre o monte Gerizim e o monte Ebal. Está situado perto da tumba de José, no terreno adquirido por Jacó e, segundo os estudiosos, é um dos lugares mais autênticos de todas as terras bíblicas.

O poço tem uma profundidade de 32 (trinta e dois) metros, mas devido aos muitos turistas que empurravam ou lançavam pedras no poço a fim de escutar quanto tempo a pedra demorava a chegar à água, sua profundidade foi reduzida pouco a pouco até chegar a 23 (vinte e três) metros.

Mede 2,3 metros de circunferência. A água é fria e refrescante, já que o poço é profundo e é não só uma cisterna, mas um manancial, ou seja, alimenta-se tanto de água da superfície como de uma fonte subterrânea.

Era a Hora Sexta (v.6): ou seja, meio-dia sob forte calor. Junto à fonte de Jacó, Jesus encontrou ali a mulher de Samaritana.

Samaritanos (v.9): Habitantes de Samaria. Eram colonos enviados pelo rei da Assíria a fim de habitarem na terra de Israel depois do cativeiro e, portanto, eram desprezados pelos judeus (II Reis 17: 24-41).

Ao lermos o texto de 2 Reis 17, é possível entender que quando lá chegaram não temia ao Senhor, por isso o Senhor mandou leões que devoraram a muitos.

Por essa razão o rei da Assíria ordenou que trouxessem um dos sacerdotes que fora levado e as palavras do rei eram: “e lhes ensine o que exige o Deus da terra” (verso 27). Foram ensinados a temer ao Senhor, diz o verso 28.

No tempo de Zorobabel (líder dos judeus que voltaram do cativeiro) tentaram, em vão, fazer uma aliança com os retornados do cativeiro na edificação do templo (Esdras 4:2-3). Eles disseram: “Deixa-nos edificar convosco, porque como vós buscastes o vosso Deus”.

Tinham um templo no monte Gerizim e foram caridosamente tratados por Cristo. Veja a parábola do bom samaritano (Lc 10.30).

Vale lembrar que dissemos que Jesus quebrou a primeira regra ao passar por Samaria, pois bem, a segunda regra quebrada por Jesus foi que se dirigiu a uma mulher.

Passou por Samaria

Falou com uma mulher em público – os fariseus evitavam contato com qualquer mulher não parente; Dirigiu-se a uma Samaritana – na opinião dos rabinos os samaritanos eram ritualmente imundos;

Ensinou a uma mulher – os fariseus opinavam que era melhor queimar a Tora (a lei de Deus) do que entregá-la a uma mulher. No verso 22 o Senhor Jesus diz a mulher: ”vós os samaritanos adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos”.

Todavia Jesus era um ganhador de almas, por isso mesmo ele: Abre o diálogo fazendo um pedido: “Dá-me de beber”;

Suscita curiosidade: “como sendo tu Judeu pede de beber a mim que sou mulher samaritana”;

Provoca interesse profundo ao dizer: “se conheceras o dom de Deus e quem é o que vos pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva”;

Transforma o interesse em convicção de pecado (vv. 16-18); Revela quem Ele é (vv. 19 e 26);

Cria o deseja de testemunhar (vv. 28 e 29) – “vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito. Poderia ser este o Cristo?”

Reflexões

Os judeus evitavam os samaritanos por questões raciais e religiosas, mas Jesus não tinha tais preconceitos. Para ele era necessário passar por todos os lugares onde houvesse alguém necessitando de sua presença para ouvir as boas novas de salvação.

Ainda hoje é necessário, para ele, passar na vida de todos nós. No diálogo com a mulher samaritana, Jesus ofereceu-lhe "água viva". Qual a diferença entre a água do poço e a "água viva" oferecida por Jesus? (vv.10-14).

A expressão "água viva" é uma figura usada por Jesus Cristo para mostrar o interesse de Deus em preencher todas as nossas necessidades espirituais e saciar a ansiedade do homem em busca do verdadeiro significado da vida. Jesus sabia que aquela mulher tinha alguns problemas pessoais e mostrou-lhe que os conhecia (vv.16-18).

Da mesma maneira como Jesus sabia dos problemas que a mulher samaritana enfrentava, ele conhece os nossos e Seu profundo amor por nós, faz com que Ele se interesse também pelos nossos problemas.

Quando a mulher samaritana falou que o Messias viria e anunciaria todas as coisas e Jesus disse "Eu o sou, eu que falo contigo" (vv.25-26), Ele estava afirmando que Ele mesmo era o Messias prometido por Deus através dos profetas do Velho Testamento. Messias ou Cristo eram termos para designar o "Ungido de Deus" que ia libertar o povo de seus pecados

Do encontro com Jesus, a mulher samaritana pôde receber dele a "água viva" que sacia todas as necessidades espirituais do ser humano. Para que isso acontecesse a mulher samaritana passou pelo seguinte processo:

Reconheceu que Deus está onde quer que o busquemos em espírito e verdade (vv.20-24);

Reconheceu que Jesus Cristo não era apenas um profeta, mas o próprio Messias;
Creu em Jesus Cristo de tal forma que pôde testemunhar sobre os seus ensinos para os habitantes de sua cidade (vv.28-30).

Por tudo isso tornar-se importante fixarmos em nossas mentes que “a hora vem e já chegou” e que “Deus é Espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

O Apóstolo Paulo ao passar pela Grécia, na Cidade de Atenas, e deparar-se com um altar erigido “AO DEUS DESCONHECIDO”, inicia a sua evangelização dizendo: “Ora, esse que vós honrais sem conhecer é o que vos anuncio” (At 17. 23).

Era o que acontecia com os samaritanos: honravam ao Senhor porque foram ensinados a temê-lo, mas não o conhecia. No entanto, é necessário conhecê-lo e assim o declarou o profeta Oséias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Os 4. 6)

Onde quer que um cristão vá, ele santifica a outros.

Deus habita em nós. Hoje o puro santifica o impuro, aleluia!

Deus nos separou do mundo e nos enviou para ele, para fazermos diferença onde vivemos.

Onde o cristão está o ambiente muda, pois é santuário do Deus vivo!

Somos sal da terra e luz do mundo. Precisamos fazer a diferença.

E você, quer ser santo, como Jesus é Santo? Agora é o momento!

Você é um vaso de santificação e pode ser uma bênção! Basta convidar ao Espírito Santo para habitar em seu coração.

Precisamos comunicar a vida de Jesus a outros, esta deve ser nossa missão.

Continue a influenciar e fazer a diferença para glória do Senhor Jesus.

Jesus quer transformar sua vida. Você está disposto? 

Jânio Santos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.