sábado, 15 de junho de 2013

A História do Jardim de Deus



 O Senhor Jesus fazia muitos milagres; através dEle muitos eram curados, todos que tinham necessidades O procuravam e eram atendidos; coxos e paralíticos começavam à caminhar, surdos à ouvir, mudos à falar e até mortos ressuscitavam. Assim também é hoje, todos que O procuram recebem algo dEle.

Aquele que pede recebe, que busca encontra e o que bate, a porta se abre.

Mas Jesus não veio apenas fazer milagres para nosso corpo e alma, como curas de enfermidades, provisão financeira, curas de nossas emoções e outras coisas que necessitamos. Ele veio nos dar algo muito maior. Curas no corpo e na alma, até podemos receber através de um remédio, médico ou outra coisa; mas a cura do espirito, a salvação, essa só através de Jesus.

E é isso que esse texto esta nos explicando. Jesus veio salvar, restaurar o que se havia perdido.

MAS O QUE SE PERDEU?

1º) INOCÊNCIA:(Gênesis 3:7) - Então foram abertos os olhos de ambos...

Através do pecado, o homem perdeu a inocência. Seus olhos foram abertos; que “olhos” foram abertos? Olhos carnais, não do corpo propriamente dito, mas dos desejos carnais, do pecado. Jesus nos ensina em Mateus 18:3, que se não formos como crianças, ou seja, termos a inocência de uma criança, não entraremos no Reino dos Céus;

2º) PUREZA:(Gênesis 3:7) ...e conheceram que estavam nus;...

E, porque seus “olhos foram abertos”, perceberam sua “nudez”. Até então era tranqüilo do jeito que estava, mas ao desobedecerem à Deus, a impureza entrou no coração deles.

Sem Deus nos tornamos impuros. Nossos pensamentos e palavras são impuras.

3º)DEPENDÊNCIA DE DEUS:(Gênesis 3:7) ...e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Junto ao pecado vem a vontade de ser independente, de não prestar contas à ninguém, muito menos à Deus. Eles não pediram ajuda, tentaram resolver o problema sozinhos.

Precisamos do Senhor, Ele é nosso socorro e auxílio.

4°)COMUNHÃO COM DEUS: (Gênesis 3:8) - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

O pecado nos afasta de Deus. Por causa do seu erro, Adão e Eva esconderam-se de Deus, perderam a comunhão que tinham diariamente com Ele. Esse é um grande erro que cometemos até hoje. Quando erramos, ao invés de pedir ajuda, fugimos dEle.

A comunhão com Deus é a “coisa” mais importante que podemos ter, não perca isso. Independente do que você tenha feito, Ele pode te perdoar e te ajudar.

5º)A CONFIANÇA EM DEUS: (Gênesis 3:10) - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Ter medo significa não confiar, pois quem confia não tem medo. Quando pecamos, perdemos a confiança nEle. Isso tá muito errado, pois quem errou foi nós, não Deus, para que não confiemos mais nEle.

Deus não nos acusa, apenas nos orienta. A primeira pessoa que devemos pedir ajuda, quando erramos, é Deus. Ele pode nos ajudar, confie nEle.

6º) HOMBRIDADE: (Gênesis 3:12, 13) - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher:

A serpente me enganou, e eu comi.

Perdemos a dignidade de, pelo menos, admitir que quem errou, foi nós. Ao invés de assumir o erro, sempre procuramos alguém para culpar.

O primeiro passo para a restauração, é o reconhecimento do erro. Assuma quando você está errado, não coloque a culpa em outra pessoa.

7º) ETERNIDADE: (Gênesis 3:22 e 23) - Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, conhecedor o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

Deus criou o homem para a eternidade. O propósito de Deus para a humanidade não era o pecado e conseqüentemente as dores, problemas e morte. Mas, através da escolha do pecado, o homem perdeu a inocência e então perdeu o direito de viver eternamente.

MAS O FILHO DO HOMEM, JESUS, VEIO SALVAR O QUE SE HAVIA PERDIDO.

(I João 3:8) - ... Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Jesus veio desfazer tudo que o inimigo havia feito:

1º) O homem perdeu a eternidade em um JARDIM (Jardim do Éden):

(Gênesis 3:23)...O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden...

2º) O Filho do Homem nos trouxe de volta a eternidade em um JARDIM:

(João 19:41) - No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.

O homem, por causa do pecado, foi expulso do “JARDIM DE DEUS” e perdeu a possibilidade de ter vida eterna, pois a “ÁRVORE DA VIDA” estava no Jardim do Éden(JARDIM DE DEUS); Mas Jesus não apenas nos deu de volta a possibilidade de vida eterna, mas ao ressuscitar,( em UM JARDIM) realizou um ato profético, demonstrando que o homem, (pois Jesus veio como homem) tinha total condições de cuidar do “JARDIM”; basta apenas seguir Seus ensinamentos.

MAS JESUS NÃO NOS COLOCOU DE VOLTA AO JARDIM DO ÉDEN, POR QUÊ?

3°) (Cânticos 4:12) - Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.

Ele não nos colocou de volta no Éden, porque Ele fez de nós, o Seu Jardim.

AGORA, NÓS SOMOS O JARDIM DE DEUS.

Jesus, nos trouxe a possibilidade de vida eterna novamente. Ele veio trazer de volta o que se havia perdido; A ETERNIDADE.

(Apocalipse 22:14) - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [ no sangue do Cordeiro] para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

O QUE EU DEVO FAZER AGORA?

Deus havia dado duas tarefas para Adão: (Gênesis 2:15) - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Lavrar: Para poder cultivar, ou seja para dar frutos, necessário é que a terra seja lavrada. Deus deu à Adão a tarefa de fazer com que Seu Jardim Frutificasse.

Guardar: Guardar é manter em segurança, proteger para que nada de errado aconteça, ou seja, Deus tinha dado, para Adão, a tarefa de não permitir que ninguém, que não fosse convidado, entrasse em Seu Jardim. E é claro que Deus não havia convidado satanás para entrar no Seu Jardim, ou seja, Adão não tinha realizado bem sua tarefa de cuidar, guardar o Jardim de Deus.

Jesus nos fez “JARDINS DE DEUS”. Cabe à nós fazer o que Adão não fez(GUARDAR O JARDIM).

As mesmas tarefas que Deus deu pata Adão, Ele dá para nós hoje

LAVRAR, FRUTIFICAR: (João 15:16a) “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...”

Deus nos deu a ordem de darmos frutos, ou seja, ganharmos muitas pessoas para Ele. Assim como Ele nos fez Seus Jardins, Ele quer fazer de todas as pessoas, pois Seu desejo é que TODOS SEJAM SALVOS.

- VIGIAR, GUARDAR: (I Pedro 5:8) - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

A outra tarefa é vigiar. Assim como, no Éden o diabo entrou e fez uma “lambança”, ele quer fazer também em nossas vidas. Ele veio para matar, roubar e destruir tudo que Deus criou; mas só conseguirá isso se, como Adão, nós permitir que ele o faça.

CONCLUSÃO: (Mateus 18:11) - Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido.

Jesus veio restaurar todas as coisas. Ele é o único caminho para Deus; Só nEle há a verdadeira vida. Através do sangue de Jesus, derramado por nós, hoje temos livre acesso à Deus.

Só com Jesus podemos ser restaurados na inocência, na pureza, voltar à ter comunhão, dependência e confiança em Deus, podemos restaurar nossa dignidade, hombridade e, o mais importante, só em Jesus temos direito, novamente à vida eterna.

Jesus nos fez “JARDINS DE DEUS”. Somos o “SEU JARDIM FECHADO”!

Não deixe que o inimigo estrague “esse jardim”.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.