domingo, 27 de novembro de 2011

Santidade ou sanitariedade

Por muito tempo ouvi a cobrança de santidade. "Temos que ser santos, temos que ser jovens santos, namoro santo, santo, santo, santo, santidade, santidade, santidade.....!"
Viver de modo santo é viver a vida humana, cheia de graça, que Jesus viveu. Nada é mais santo do que isso!
Nosso problema é que só vemos santidade em Jesus Cristo, porque Ele ressuscitou dos mortos. Se Ele estivesse aqui hoje, vivendo como Ele viveu, entrando nos lugares em que entrou, tratando as pessoas como tratou, permitindo-se tudo aquilo a que se permitiu, será que a "igreja" diria que Ele era Santo?
Ou falaria dele: "Glutão! Bebedor de vinho! Samaritano louco! Possesso pelo Demo, amigo de pecadores e meretrizes! - Era como seria tratado outra vez pela religião!
Para não falar de Caifás e o Sinédrio de Israel que tinha em Jesus apenas inveja política e desconforto religioso.
Entre nós, seria a mesma coisa, mas inegavelmente o narcisismo de nossos "caifázes" é muito mais cheio de "caifézes"...!
È claro que nenhum de nós tem, ou terá mais, a liberdade pura e limpa que Jesus trazia em Si mesmo.
Eu sou nascido em pecado...Mas quando penso, o que se deve buscar como santidade, penso em aprender a entrar em todos os banquetes, e não ser jantado. Visitar os mortos e não sepultar-me com eles. Salvar os condenados pelo juízo e não fazer da Graça do perdão, uma concessão para eu mesmo saquear o crédito de minha misericórdia, a fim de abusar do próximo. Ouvir a estupidez dos fariseus e não ficar amargurado com eles...!
Santidade é a vida experimentada na Graça e vivida em crescente estado de amor.
Santidade é a humanidade sem medo de si mesma e sem acomodação a ela própria.
Santidade é se parecer com Jesus, não é apenas insanidade religiosa, apesar de poder ser profundamente sanitária em suas demonstrações. É como privada de hospital!!!
Sanitáriedade religiosa é só para inglês ver.
Santidade espiritual é o que Deus vê.
O ser santo limpa o interior do copo, o ser sanitário apenas o lava por fora.
O ser santo tem um mundo interior, o ser sanitário só tem mundo da cara para fora e não para ver o próximo, mas apenas encenar o modo como desejar ser sanitariamente percebido...
Insanidade sanitária, sem sanidade da santidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.