quarta-feira, 16 de junho de 2010

Enoque

Gen.5:18-24 e Hb.11:5
A criação do mundo é algo fantástico, a forma como as coisas foram sendo criadas nos deixa deslumbrados. Deus criou o mundo e tudo que nele existe e aceitamos tudo pela fé. Mas muitos fazem a pergunta: Quem criou Deus? Há de fato algumas coisas que nossa mente finita não alcança. Não podemos fazer idéia do começo dos tempos e nem do fim dos tempos, nem dos confins do espaço. Deus é Deus por ser eterno.
De tudo que está ao alcance de nossa mente a coisa mais elevada é a personalidade, a mente, a inteligência. E de onde procedeu tudo isso? Poderia o inanimado criar a inteligência?
Pela fé aceitamos um poder que nos é superior – DEUS, e um dia no além compreenderemos os ministérios da existência.
Nas genealogias percebemos que Enoque é a sétima geração desde Adão. Adão viveu 930 anos, Sete 912, Enos 905, Cainã 910, Maalelel 895, Jarede 962 e Enoque 365 anos. Como vemos das primeiras sete gerações, Enoque que teve a vida mais curta, mas foi o melhor de todos.
Numa sociedade incrivelmente perversa, Enoque andou com Deus. Nascido 622 anos após a criação de Adão, foi contemporâneo de Adão por 308 anos. Deus para si o tomou 69 anos antes de Noé nascer. Foi transladado sem experimentar a morte. Só um outro em toda história teve a mesma sorte, foi Elias.
Enoque e Elias talvez tenham sido designados por Deus para ser uma espécie de figura antecipada do arrebatamento dos salvos. Enoque era um homem de fé e foi esta a qualidade que fez dele o melhor homem dos primeiros dez séculos de história. Pela fé Enoque andou com Deus; e Deus para si o tomou.
I- A Vida e Conversão de Enoque.
Enoque é filho de Jarede; quando nasceu, seu pai contava com 162 anos de idade. A grande experiência de sua vida se deu quando contava com 65 anos de idade, por ocasião do nascimento de seu filho chamado Matusalém ou Metuselá. A Bíblia declara que foi depois do nascimento desse filho que Enoque começou a andar com Deus, e andou com Deus 300 anos.
A fé é indispensável e, é verdadeira a partir de uma experiência com Deus. Enoque podia ter fé sem andar com Deus, mas foi depois de sua conversão que passou a viver diferente.
O apóstolo Paulo, da mesma maneira: cria em Deus e era zeloso em sua religião, perseguia os crentes e o evangelho em nome de sua fé. Mas depois de ter tido uma experiência com Jesus na estrada de Damasco, tomou uma nova postura diante de Deus e começou a andar com Deus e a fazer sua vontade. Foi um grande homem de fé, depois de sua experiência pessoal com Jesus.
Você também pode dizer que é uma pessoa de fé, e eu acredito. Mas o que desejo saber é se sua vida agrada a Deus. Você tem andado com Deus? Quando foi sua primeira experiência pessoal com Jesus? Onde você estava? O que desejo dizer-lhe é que você precisa ter um encontro com Deus para que sua fé se torne real e verdadeira.
Há pessoas que dizem ter fé, mas esta não lhe ajuda em nada; é a fé dos demônios e suas vidas continuam as mesmas de sempre. Falta a paz, a alegria, e principalmente a segurança eterna. A prova disso é que não andam com Deus. Então de que adianta ter fé e não andar com Deus?
II- Pela Fé Enoque viveu em Comunhão com Deus.
Nossa fé precisa nos conduzir a abandonar o pecado!
Gen.5:24 “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”. A condição para estar com Deus é uma vida limpa, isenta do pecado. Foi o que aconteceu com Enoque…
Qualquer pessoa, olhando com os olhos humanos, acha impossível andar com Deus, ser crente. Sem a fé a vida cristã se torna impraticável, é impossível viver em comunhão com Deus.
É muito mais fácil alguém andar como quer, no ritmo da maioria, do que andar com Deus. E muitos que dizem ter fé, andam conforme seus próprios interesses, e não de acordo com a vontade de Deus.
Você precisa ser movido pela fé para ser um crente, pois a própria palavra crente, sugere alguém que crê em Jesus Cristo e em seus ensinos. Não é crente o que diz crer, e que o faz apenas com os lábios.
Deus fala do crente Abraão, homem que é considerado o pai da fé.
Jesus exorta a Tomé para que ele seja um crente e não incrédulo. E da mesma forma, você é convocado a viver uma vida de fé. Que isso não é fácil, todos nós sabemos, mas é o que Deus deseja da humanidade. Gostaria de desafiá-lo a começar viver uma vida de comunhão com Deus, como foi a vida de Enoque.
III- Pela Fé Enoque viu o Futuro.
Judas 14 e 15 “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”.
Tal era a comunhão com Deus, que Enoque profetizou sobre a 2ª vinda de Cristo e também sobre o aparecimento de falsos cristos. Parte de sua profecia está se cumprindo e a outra parte vai se cumprir.
Jesus falou sobre as mesmas questões apresentadas na profecia de Enoque. Advertiu os discípulos e futuros discípulos para que tivessem cuidado e observassem os tempos e estivessem preparados para a vinda do filho do homem em sua glória com os santos. E que enquanto isso tivessem cuidado com os enganadores, falsos profetas.
Paulo também nos adverte a que estejamos preparados para o arrebatamento da Igreja e depois fala sobre a 2ª vinda de Cristo…
Pela fé vemos este dia glorioso, quando os salvos hão de subir ao encontro do Senhor nas nuvens. Pela fé isso já é uma realidade. Pela fé nos preparamos para este glorioso dia, vemos o futuro e não estamos limitados apenas à vida terrena com um fim trágico que é a morte. É infeliz aquele que não tem fé.
IV- Pela Fé Enoque foi transladado.
Heb.11:5 “Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte, e não foi achado, porquanto Deus o transladara; visto como antes de sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”.
Seu arrebatamento se deu por causa da fé, e isto é símbolo do que está para acontecer no mundo. Fica claro que só serão arrebatados aqueles que tem fé em Jesus Cristo, que O aceitaram como Salvador e Senhor de suas vidas, só estarão com Deus os que são caracterizados pela fé Bíblica. Não há outra forma nem fórmula para alguém alcançar a vida eterna, senão a fé. Não existe outra forma de Salvação, senão a fé. Ou a pessoa crê no plano de Deus, ou estará perdida para sempre. Pela fé Enoque foi estar com Deus para sempre.
CONCLUSÃO. Agora cabe a você pensar seriamente em sua vida de fé. Como tem sido sua fé? Vacilante em alguns casos, pois há pessoas que deixam de ver o futuro e entregam-se à vida presente como verdadeiros loucos, achando que a vida é só isso. Se a vida se limita somente ao terreno, a pessoa se encontra em situação pior do que os irracionais.
Quero lhe desafiar a andar com Deus sem interrupção, a ter fé suficiente para nunca abandonar seus ensinos. E assim, como Enoque, andar com Deus. Enoque andou com Deus durante 300 anos, e sua vida agradou ao Senhor.
Ande com Deus! Viva com Deus! Se você ainda não começou esta caminhada já é hora de iniciar. Comece aceitando Seu plano de Salvação agora.

Pr.Cirino Refosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.