sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Graça Full, Top de Linha!

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Preâmbulo: Vamos aplicar palavras modernas para entendermos uma Doutrina netamente Teológica de alto nível ocupacional e operacional, como estou sugerindo neste tema: Graça Full, Top de Linha 7.0. A Palavra Full é um adjetivo inglês que significa Completa, Plena, Abundante, Copiosa. Outros momentos que a palavra Full é usada: Full Time, se diz de pessoas que trabalham de tempo completo. Quando o Tanque de combustível está cheio se diz que ele esta Full. Top de Linha é o ultimo modelo. Celulares de 3G (Terceira Geração) Videogames Xbox 360 da Microsoft desde 22 de Novembro de 2005 são chamados de 7ª geração. Playstation 3 da Sony (22.11.2006) e o Wii da Nintendo (19.11.2006) são chamados de 7ª Geração.

I - NÍVEIS DENTRO DO CRISTIANISMO

1. Vejo Níveis Eclesiásticos: Dentro das Igrejas podemos ver Níveis Ministeriais estabelecidos pela própria Bíblia, como diz Efésios 4.11 Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Nesta lista o Apóstolo não é o maior por encabeçar a fila. Em algumas igrejas esse é o titulo maior. Ser for assim o Mestre é o ultimo da fila, mas é a sustentação dos outros quatro. Apóstolo, etimologicamente significa apenas Enviado (missionário) Aos Bispos também atribuíram um significado de superioridade e está errado. Bispo, Presbítero e Ancião é o mesmo nível e significa: Aquele que olha por cima. Em algumas lojas grandes e bancos tem uma pessoa sobre a plataforma, vigiando, olhando por cima. Esta é a função do bispo. A igreja católica tem o Arcebispo: do grego, archepiskopos. Arche = primeiro, e epi-skopos = supervisor.

2. Vejo Níveis hierárquicos de seres Espirituais: Os seres angelicais têm uma hierarquia organizada em quatro níveis. Anjos: (aparece 300 vezes na Bíblia) Arcanjo: (1 vez) Existe apenas um arcanjo e significa Cabeça de Anjo, seu nome é Miguel. Serafins: (3 vezes) em (Is 6.2-6) e Querubins: (66 vezes)

3. Vejo Níveis de Recompensas: Todos serão salvos pelo mesmo Sistema de Graça, (e grátis) mas lá no céu não seremos iguais. Não teria graça se formos todos iguais. Pelo diferentes Níveis de Premiações, entendemos que haverá diferentes rangos: Todos terão uma pedrinha branca com o nosso novo nome (Ap 2.17). Uns se sentaram no trono. Outros levarão seus nomes nas portas, como no caso das 12 tribos de Israel (Ap 21.12) Há quatro tipos de coroas: Coroa de Vida (aos mártires Ap 2.10) Coroa de Gloria (aos pastores 1 Pe 5.4) Coroa da Justiça (aos fieis 2 Tm 4.8) Coroa de Alegria (aos ganhadores de alma Fp 4.1)

4. Níveis de Graça: Quando leio a Bíblia vejo Níveis de Graça, uns com menos outros com mais. Podemos até fazer uma conta matemática e ver a Graça de Elizeu elevada a 2ª potencia, a tão conhecida Porção Dobrada de Elias. Resultado: Elias fez 7 Milagres, Elizeu fez o dobro: 14 (2 Rs 2.9)

5. Existem sete coisas que são únicas: (Ef 4.4-7) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos, e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Poderíamos seguir aumentando a lista. Uma só verdade, um só Salvação, um só Mediador. Um só amor (que também é chamado de primeiro amor e o primeiro também é o ultimo). Enquanto no Budismo são oito caminhos. Dentro da Igreja ficam ainda mais visíveis os Níveis de Graça, sendo a Graça uma só, uns não tendo nada Apelam para emoções e técnicas de hipnotismo, de regressão, de delírio.

II – PAULO EXEMPLO DE APÓSTOLO FULL – TOP DE LINHA 7.0

1. Paulo foi o principal Apóstolo: (2 Co 11.23) São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

2. Paulo convida aprender dele: (1 Co 11.1) Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Vamos aprender com Paulo e vamos receber Graça no Trona da Graça (Hb 4.16)

3. Paulo auto-elogiava-se: Ou gloriava-se (2 Co 1.12) Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. (Rm 15.17) Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus. (2 Co 10.17) Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.

4. Paulo colocou seus conhecimentos como adubo: Paulo tinha poder intelectual e poder do Espírito Santo. Seus conhecimentos serviram de base no crescimento como adubo. (Fp 3.7-8) Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. Tudo o que é refugo pode virar adubo orgânico.

5. Paulo fala do Nível da sua Graça: Ele disse: pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles. E veja a sabedoria e humildade. Onde poderia acontecer uma explosão de Ufania, do seu ego, ele diz: Não eu, mas a Graça de Deus.

6. Paulo aborda temas candentes com Graça: Falou do Celibato: (1 Co 7.8) E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Falou da Masturbação: (1 Co 7.9) porque é melhor casar do que viver abrasado. Do Vinho: das suas propriedades curativas. (1 Tm 5.23) Da Vida Eterna, Arrebatamento, Ressurreição. E o mais lindo que disse: (Gl 2.20) já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim

7. Paulo exercia autoridade sobre as pessoas: Vejamos 8 condições exigidas as viúvas da igreja. (1 Tm 5.9,10) Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido, seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.

III - GRAÇA FULL, TOP DE LINHA 7.0

1. A Graça como um carro completo: A graça pode ser comparada a um carro completo: Com ar-acondicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, antena elétrica, freios ABS, (Anti-lock Breaking System) 2 airbag, cd - play com mp3, GPS a bordo e poltronas de couro.

2. A Graça Full 7.0: A Graça Full é uma Graça 7.0 Completa, Diligente, Notória, Ativa, Prática, Potente e Hígida, (o mesmo que Sadia). Satanás vendo uma Graça assim em você não tentará nem chegar perto, fica difícil para ele. Paulo deixou claro que só é possível este tipo de graça se não a deixarmos ela ficar vã.

3. A graça Pratica na vida de JesusJesus crescia em três instancias: (Lc 2.52) E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Uns crescem apenas diante de Deus. Quer saber o segredo de ele crescer assim: Pelo ambiente que ele frequentava. (Lc 2.49) Para os seus pais José e Maria, ele tinha se extraviado aos 12 anos de idade. Mas Jesus estava no Templo cuidando dos negócios do seu Pai. (Lc 2.50) Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.

4. A graça Vã definida: Quero definir o que é a graça Vã: vazia, sem poder, sem conteúdo, sem resultado, sem proveito, sem propósito. É como dirigir um carro completo no calor com os vidros abertos para não gastar o ar acondicionado. Tem muitos crentes assim, sem graça, estagnados, parado, sem crescimento, sem aprimoramento. Sendo edificado com CD de musica e não com a Bíblia.

5. O que pode destruir essa Graça: As atrações pelo mundo é um fator que destrói a Graça de Deus na vida de uma pessoa.

6. Outras aplicações da Graça na Bíblia: Aparecem 128 no A.T e 153 no N.T totalizando 281 vezes. Na Salvação a graça é chama de Favor não merecido. (Tt 2.11) Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela era a condição nos encontros do A.T Todos queriam achar Graça, diante dos olhos. Hoje nós podemos achar Graça , no Trono da Graça. (Hb 4.16) Ela é elemento de Saudação no inicio e no final de varias epístolas como no ultimo versículo de Hebreu 13.25 A graça seja com todos vós.  Pr. Teófilo Karkle 

domingo, 16 de agosto de 2015

Escrituras ou Novelas?

A partir do momento que tomamos conhecimento das verdades de Deus, precisamos nos moldar a elas. Depois de nossa conversão precisamos urgentemente passar por um processo de revisão de todos os valores cultivados e vividos outrora. O conhecimento de Deus e das verdades bíblicas devem permear nossa forma de pensar, agir e encarar o mundo. Quando o apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que não devemos nos conformar com este século, ele está nos ensinando que não podemos tomar a forma deste mundo mau, que precisamos ser diferentes, com pensamentos, conceitos, valores remodelados pelo conhecimento do Evangelho. Em seus comentários sobre a epístola de Romanos, João Calvino, analisando este trecho, afirma que: “Visto que o mundo jaz no maligno, então devemos despir-nos de tudo quanto pertence à natureza humana, se verdadeiramente anelamos por vestir-nos de Cristo.”

É somente a partir do momento que colocamos em cheque nossos conceitos, desconfiando de nós mesmos, e depositando na Palavra de Deus nossa confiança irrestrita, é que poderemos experimentar a transformação de que Paulo fala. Seremos transformados pela renovação da nossa mente! Esta renovação consiste em revermos toda a nossa vida pelo padrão das Escrituras. Viver desta forma é andar na contramão do mundo.

A mídia nos assedia dia e noite, querendo nos encher de seus conceitos e valores. O que eu devo vestir, comprar e usar; que tipo de casa devo ter, com que tipo de homem vou me casar, quantos quilos devo pesar. Todas estas são questões levantadas pela mídia. Cabe a nós detectar o que estão tentando vender à nossa família e aceitar ou não.

No meio deste turbilhão de informações fornecidas pelos meios de comunicação encontramos os filmes, seriados e novelas com suas histórias sedutoras, seus romances inebriantes e seus finais arrebatadores. Muitas vezes temos nos assentado como espectadoras não pensantes diante de uma televisão que se propõe a ‘entreter’, mas que na verdade está querendo nos discipular, modelar nossas mentes, mudar o comportamento da sociedade! Por isso meu convite a você é que descubra um poderoso botão que existe no controle remoto, que nos possibilita desligar a TV, tão logo detectemos formas de alimentarmos o mau e o pecado que tenazmente nos assediam. Quando digo isso, não me refiro apenas a cenas imorais e provocantes, mas também àquelas que vão moldando a nossa forma de pensar gradativa e sutilmente. Isto não é feito de forma aberta e honesta, expondo os objetivos corruptos e o desprezo a Deus e a seu reino.

Façamos, então, uma rápida análise de alguns conceitos massivamente expostos nas novelas, contrapondo-os ao padrão que devemos seguir:
estudo bíblico, Jesus
Tantas mentiras ditas em tão pouco tempo, que tomam forma de verdade e grudam em nossa mente, de forma tão feroz que não nos permitem questionar ou contradizer! Precisamos sacudir-nos deste sono mortífero! Precisamos urgentemente entender que tudo que se passa ali naquela telinha é de mentirinha, portanto, não pode servir de padrão para nós. Nas novelas e filmes, ninguém trabalha 8 horas por dia, pega metrô lotado, ninguém enfrenta fila de banco, mercado ou combustível. Os apartamentos estão prontos e incrivelmente decorados quando a esposa abandona o marido e o filho e se muda para viver sua paixão. As moças que engravidam dos namorados continuam estudando, pagam babás, têm o apoio irrestrito dos pais, e a vida segue normalmente. Este é um mundo imaginário, sem paralelo com o mundo real.

No salmo 1, Davi nos ensina que bem-aventurado é o homem que não toma parte e não é cúmplice da forma de pensar do homem ímpio. Quando nossa mente é encharcada pela ideologia do mundo, ensinada pela televisão, acabamos nos tornando como este homem, que paulatinamente vai se chegando, concordando, pensando igual, defendendo e, por fim, praticando as mesmas obras corruptas.

- Quanto tempo dedicamos à leitura da Palavra de Deus, de bons livros, artigos edificantes?
Temos feito nosso culto doméstico diariamente com nossa família, a fim de instruí-la nos caminhos do Senhor?
- Temos aproveitado todo o tempo disponível para estar no meio dos crentes, falando coisas santas, compartilhando das coisas de Deus?
- Temos dado a devida importância ao 4º mandamento, guardando o dia do Senhor como Ele requer de nós?
A hora da novela é mais sagrada do que domingo?
- Desesperamo-nos se não conseguimos chegar a tempo do capítulo da novela, mas somos relaxadas com a hora de prestar culto solene ao Senhor? Todas estas perguntas precisam de respostas!
- Que Deus nos dê a bênção de refletir sobre tudo isso e moldar nossas vidas, pensamentos e atitudes de acordo com sua Palavra, para que, como o texto de Romanos diz, experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!  Simone Quaresma

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Viciados em Redes Sociais

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Cor. 6:12

Ultimamente tenho percebido, em mim, um impulso meio “fora de controle” à respeito do Facebook! Fico curioso para saber quantas pessoas curtiram ou comentaram os artigos que postei! Parece que há um tipo de “necessidade” a ser saciada, afim de que me sinta satisfeito!

Como Deus é fiel e sempre quer nos guiar, moldar, usar; hoje, providencialmente, ao pegar a revista “Isto é”, encontrei um artigo falando sobre as Redes Sociais e seus danos colaterais nas vidas dos que não conseguem “si dominar”!

De acordo com a revista, o que para mim ainda é apenas um desconforto(será?) para outros já está sendo um grande problema! Cerca de 25% dos pacientes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São paulo (IPq-HCUSP), que buscam ajuda, fazem-no por causa do vício em redes sociais. E, essa porcentagem, tende a aumentar até o fim do ano, afirma Dora Góes, psicóloga do programa, que almeja abrir um módulo específico para tratar essa vertente da dependência da internet. Dora diz que o vício em redes sociais é forte como da dependência química. “É como um alcoólatra. Se para ele o bar é o objetivo, para o viciado estar sempre conectado às redes sociais é a meta.”

Agora, você deve estar se perguntando: Como posso saber se já sou um viciado? Ou quão próximo estou de me tornar um? Para isso você deve conhecer o seu IMV(Índice de Massa Virtual). Responda as perguntas abaixo com um número e o multiplique pelo valor indicado.

1- Quantos smartphones você tem?

(X 3)

2- De quantas redes sociais você faz parte?

(X 4)

3- Quantos laptops você tem?

(X 1)

4- Quantos dispositivos tipo tablet você possui?

(X2)

5- Quantos endereços de e-mail você tem?

(X 2)

6- Quantos serviços de mensagem de texto e/ou chat você usa?

(X 5)

7- De quantos jogos do tipo RPG (jogo de interpretação de personagem) você participa?

(X 7)

8- Quantos computadores de mesa você tem?

(X 1)

9- Quantas câmeras digitais você possui?

(X 1)

10- Quantos outros eletrônicos que precisam de um carregador você usa?

(X 1)

11- Em quantos blogs você escreve ou comenta com frequência?

(X 2)


Some os pontos e identifique seu índice de massa virtual:


RESULTADOS

Veja em que intervalo você se encaixa e o que isso significa!

25 pontos ou menos

Você está dentro da média. O uso que você faz de internet e das redes sociais só lhe traz benefícios

25 a 35 pontos

Fique atento. Ser mais comedido no uso das ferramentas virtuais pode ajudá-lo

36 pontos ou mais

Você precisa de uma dieta virtual. Controlar o uso da internet e das redes sociais mudará a sua vida para melhor


Está com o IMV acima de 35? Saiba como administrar os excessos para ter uma vida virtual que não comprometa a real.


AS DEZ REGRAS DE OURO DA DIETA VIRTUAL

1. Se você já questionou seus hábitos virtuais acha que pode estar exagerando no uso das redes sociais, as chances de que você esteja certo em sua auto-avaliação são enormes. Confie nos seus instintos e aja para mudar o seu comportamento.

2. Organize o seu dia virtual como você organiza o seu dia real. Estabeleça horários para checar seus e-mails, fazer atualizações em redes sociais e compartilhar imagens. Cumpra o cronograma e a desfrute de todas as tarefas, reais ou virtuais, de forma plena e sem misturar uma com a outra.

3. Estabeleça e siga, à risca, um calendário que inclua pelo menos um dia de desintoxicação tecnológica por mês. Nesse dia, abandone todos os dispositivos eletrônicos e organize atividades a céu aberto e com amigos. Lembre-se: a vida também acontece longe da internet.

4. Deixe para usar os dispositivos eletrônicos quando você está sozinho. Se você tem companhia, seja de amigos, filhos ou namorados, privilegie o real. Lembre-se que o virtual sempre pode esperar.

5. Entenda que os momentos dos quais você abre mão na vida real são bem mais difíceis de reproduzir que os virtuais. E que, ao abrir mão, sistematicamente, do real pelo virtual, você está fazendo uma troca pouco inteligente e difícil de compensar.

6. Você realmente precisa de mais um computador? Ou de um celular mais potente? De um novo tablet? Resista ao apelo das novidades tecnológicas. Elas sempre serão mais legais e mais modernas que as que você já tem. Acostume-se!

7. Pense bem antes de postar algum detalhe de sua vida pessoal nas redes sociais. Só tuite, blogue ou compartilhe informações que você divulgaria, sem impedimentos, a qualquer um pessoalmente.

8. Quando fizer uma refeição, evite deixar o smartphone na mesa. Se deixar o aparelho à vista for imprescindível, dê-se ao trabalho de justificar essa necessidade a quem estiver com você. Isso ajudará a avaliar a verdadeira necessidade de ter o dispositivo à mão.

9. Não carregue seus aparelhos eletrônicos no mesmo ambiente em que você dorme e jamais leve esses aparelhos para a cama.

10. Busque ajuda se você sentir que seu uso da internet e das redes sociais está fora de controle. Converse com amigos e peça que eles policiem seu vicio. Se isso não funcionar, busque ajuda com profissionais que trabalham com dependências. Daniel Sieberg


Lembrem-se que Paulo nos exorta a usarmos “Tudo para a Glória e Deus”(I Cor 10:31). Portanto sejam Embaixadores de Cristo e usem as redes sociais, para que os que estão perdidos tenham a oportunidade de ter acesso à Palavra e, assim, receber a Fé que é dom de Deus(Ef 2:8-9) 

sábado, 8 de agosto de 2015

A Extinção da Fé


...Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? (Lc. 18,8)

Preâmbulo: Todas as nações da terra estão fazendo campanhas de preservação de espécies animais e vegetais. Foram criados Santuários da Natureza, um espaço protegido onde estão proibidos: caça, pesca e desmatamento. Um exemplo de extinção na biologia o urso Panda da China. 

O pombo-passageiro dos EUA deixou de existir em 1914, eles voavam em bandos de dois milhões de exemplares, fazendo uma coluna de 1,6 km de largura por 500 m de cumprimento.

A extinção espiritual da Fe, Amor e Avivamento, esta aumentando por descuido dos crentes e por institucionalização das aversões ao cristianismo, tal como a Cristofobia e a Teofobia.

I – TEMAS ESPECIFICOS EM LUGARES ESPECIFICOS

1. Reportagem especifica:

Quando a televisão pretende fazer uma reportagem especifica, ela viaja todos os quilômetros que sejam necessários, para encontrar esse tema especifico. Um criador de Caquitos, por exemplo. A reportagem descobriu que essa pessoa se tornou um especialista em caquitos, tem todas as espécies e sabe como cuidar dele, tal pessoa se tornou uma autoridade na área.

2. Onde fluem estas verdades?

Se a mesma televisão quer encontrar exemplos de Fé, Amor e Avivamento, ele deve ser dirigir para onde? Para a nossa igreja.

3. Coleccionistas destacados:

Sempre me chamou atenção os coleccionistas de raridades, de antigüidades, tais como carros, selos, chaveiros. Nos dias atuais esta mais fácil de encontrar coleccionistas de carros, selos, chaveiros, criadores de javali em cativeiro, de avestruz que encontrar Amor, Fe e Avivamento. 

4. Quatro extinções mencionadas por Paulo:

(Rm 3.10-12) Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

5. Cristofobia e Teofobia:

No Brasil aumentam cada dia as tentativas de eliminar os sinais públicos de Fé; esta é uma das expressões da Cristofobia (aversão ao cristianismo) que se espalha pelo Brasil.

6. Muitos desejam hoje construir uma sociedade que exclua a moral e reduza todo juízo ao que é legal.

O governo esta tentando impor à Igreja condições que contradizem nossos valores morais.

7. A pergunta de Jesus:

Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? Esta triste pergunta feita pelo Senhor esta sugerindo que a verdadeira fé Cristã chegaria ao ponto de quase desaparecer da terra. 

II - EXTINÇÃO DO AMOR

1. Três tipos de amor:

O amor pode ser explicado e classificado em três grandes facetas: Amor Eros, (amor sensual) Amor Filial (entre pai e filhos) e Amor Ágape, este último é o que precisamos ver dentro das congregações.

2. Onde podemos ver o amor:

Devemos cumprimentar nossos irmãos no final de cada culto, por amor e por e educação: Às vezes nem a educação esta presente na congregação, ao terminar o culto são poucos os que se cumprimentam. Se os irmãos não se cumprimentam por amor, pelo menos devem fazer pela educação.

3. Onde Flui o Amor:

Esta sendo cantado nas igrejas o louvor: Meu Prazer, onde figura no seu estribilho a seguinte afirmação: Onde flui o amor, na casa de Deus. Deveria ser uma grande verdade, mas tem sido um grande paradoxo. Paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica.

4. O amor esta esfriando:

(Mt 24.12) E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.

5. O amor esta ficando egoísta:

O amor de si próprio (2 Tm 3:1-5) Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos deDeus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

6. Falta de amor nas Famílias:

(Mc 13.12) Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Estamos percebendo que não é somente irmão consangüíneo, mas irmãos na fé que matam espiritualmente uns aos outros, como os irmãos de José, filhos de Jacó, fizeram com ele por inveja. Filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Família se destruindo é comum hoje em dia – pais abusando de filhos e filhos matando os pais, porém Deus revelou também a destruição dos pais espirituais, líderes que são atacados por membros – setas de fofocas e facções – sacerdotes morrendo. E filhos também morrendo pelos escândalos de líderes.

III - EXTINÇÃO DO AVIVAMENTO

1. Avivamento pode se apagar:

O Avivamento é como o fogo, se o fogo não é alimentado ele se apaga, deixa de ser. Muitas pessoas estão vivendo as cinzas de um avivamento que já apagou-se. Cinza fala de lembranças de algo que sucedeu no passado.

2. Avivamento pode chegar a ser apenas nominativo:

Muitos estão dentro de um Ministério Pentecostal, mas não vivem esse mover, essa unção. É muito comum ver pessoas que não sentem nada da presença deDeus e que não glorificam a Deus.

3. Avivamento precisa ser reativado:

Há um texto único na Bíblia que nos recomenda pedir avivamento. (Hb 3.2) Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.

IV - EXTINÇÃO DA FÉ

1. A Fé pode ser medida:

Jesus era especialista em ver a Fé no seu tamanho, grande e pequena: Os discípulos foram chamados por Jesus de homens de pouca fé (Mt 8.26) Em outro momento Jesus declarou que, na verdade, eles nem fé tinham ainda (Mc 4.40) Ao passo que em algumas pessoas Jesus declarou ter encontrado uma grande quantidade de Fé (Mt 8.10)

2. A Fé pode ser classificada:

Existe um tipo de Fé Natural, esta sempre esta apoiada nos cinco sentidos, ele precisa ver para crer. Tem uma Fé de Deus, essa crê na Palavra, nas Promessas. Existe também a Fé Sobrenatural: para receber a Salvação, o Milagre. E por ultimo uma Fé como Vida Cristã Pratica. Esta é Fé que pode estar em Extinção. Pessoas chegam a apostatar dessa Fé e abandonam a Cristo e sua Igreja.

3. A Fé pode ser extraviada:

Por isso precisamos segurar-la bem, não deixar a Fé jamais. (2 Pe 2.15) abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. (1 Tm 1.19) mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. (1 Tm 6.21) ...alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco. Pr. Teófilo Karkle

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Voo Confirmado!

“O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (II Pe. 3,9).

Atenção senhores passageiros, queiram se dirigir ao portão de embarque. No saguão do aeroporto, a viagem desejada está prestes a iniciar quando o mensageiro diz: Boa noite, passaporte por favor.

Imagine que você perdeu seu voo ou ele foi cancelado. Você precisa ir para casa, mas não tem certeza se se vai hoje ou somente amanhã. Poderá passar a noite no aeroporto. Que situação! Pode tentar de tudo, mas ouvirá: “Você está na lista de espera, por favor aguarde." Uma forte tempestade de trovões atrasou o voo de conexão dos cristãos. Somos avisados que o novo voo foi confirmado para a noite seguinte. Ao chegarmos ao portão, ficamos na lista de espera.

Os passageiros com bilhetes, por sua vez, relaxam como um professor no primeiro dia de verão. Eles leem revistas e folheiam jornais. De vez em quando erguem os olhos. Como você pode descansar se não tem assegurada a passagem para o último voo para casa?

Quando se sabe disto, questionamos se isto é uma simples falha de comunicação ou se é assim que Jesus lida com os voos. Nós, passageiros, fomos avisados de antemão que estamos na lista de espera. Felizmente, Deus age assim.
Para uma viagem celestial é necessário ter um passaporte, carimbado, com validade.

Como é difícil crer e esperar pelas promessas de DEUS! A distância entre o dia em que DEUS prometeu ao dia do seu cumprimento há um vale de lágrimas. A pressa em querer que tudo logo se realize promove um abatimento espiritual, que leva algumas pessoas a desistirem e a esquecerem aquilo que DEUS prometeu a elas.

“Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa; porventura diria Ele e não faria? Ou falaria e não confirmaria”? (Nm. 23,19); “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia” (II Pe. 3,9).

Deus pode ter parecido tardio para os cristãos, à medida que enfrentamos perseguições diárias e ansiamos ser libertos.
Mas Deus não é tardio, não se atrasa em fazer justiça; Ele apenas não segue o nosso calendário (Sl. 90,4).
Jesus está esperando para que mais pecadores se arrependam e se voltem a Ele. Não devemos sentar e esperar pela volta de Cristo, mas devemos perceber que o tempo é curto e temos um trabalho importante a fazer. Esteja pronto para encontrar-se com Cristo a qualquer hora, até mesmo hoje; porém, mesmo assim; planeje suas atividades como se a sua volta fosse ocorrer daqui a muitos anos.

As promessas do senhor geralmente não se cumprem de forma imediata, há um espaço de tempo para o seu cumprimento. A promessa da vinda do senhor jesus está sendo pregada há mais de dois mil anos, o que fazem com que muitos duvidem do seu cumprimento.

"E dizendo: onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."(2 Pe 3.4).
Essa aparente demora de Deus pode trazer consigo a crença de que ele não agirá logo, fazendo com que muitos crentes negligenciem sua vida espiritual.

As promessas do Senhor são como as estrelas em noite escura. Quanto mais escura a noite, mais as promessas brilham. Tem aquela noite que você não vê as estrelas, mas elas estão lá. Assim são as promessas do Senhor na nossa vida; tem dias que não vemos nenhuma saída, mas temos que continuar firmes, pois assim diz o Senhor:
“O Senhor torna firmes os passos do homem e aprova os seus caminhos. E ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão” (Sl.36,23); “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (I Cor. 2,9). “O Senhor é contigo, por onde quer que andares” (Js. 1,9).

Felizes somos ao compreender o futuro maravilhoso que Deus tem reservado para toda a família humana depois do presente reinado do pecado e da morte que chegará ao seu fim. Sejamos sempre conscientes do glorioso Plano de Deus e prestemos atenção às palavras de Pedro:

“Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (2 Pedro 3,14).

sábado, 1 de agosto de 2015

Sobre a Tentação

Às vezes, sentimos que o Espírito Santo nos guia e sempre guiará “mansamente a águas tranquilas” (Sl. 23,2). Mas isto não é necessariamente verdade. Ele levou Jesus ao deserto para um longo e difícil período de provas, e também pode conduzir-nos em meio a situações difíceis. Assim, quando você enfrentar tribulações, primeiro certifique-se de que não as acarretou, por meio de pecados ou escolhas erradas. Se você não encontrar um pecado para confessar ou um comportamento errado para mudar, peça a Deus para fortalece-lo durante sua provação. Finalmente, seja cuidadoso para seguir fielmente a Deus aonde quer que o Espírito Santo o conduza.

Alguns entendem que a tentação frequentemente vem depois de uma vitória em nossa vida secular ou ministério. Lembre-se de que Satanás escolhe momentos adequados para seus ataques. Precisamos estar alerta tanto nos períodos de vitória quanto nos de desânimo.

Satanás tentou Adão e Eva no jardim do Éden e tentou Jesus no deserto. O Diabo é um ser real, um anjo caído e rebelde, não um símbolo ou uma ideia. Ele luta constantemente contra Deus e contra aqueles que seguem e obedecem ao Senhor. Jesus foi o principal alvo das tentações do Diabo. Este teve sucesso contra Adão e Eva, e esperava ser bem-sucedido em sua investida contra jesus, mas foi frustrado.

Conhecer e obedecer à Palavra de Deus é uma arma eficaz contra a tentação; a única arma ofensiva na armadura do cristão (Ef.6,17). Jesus usou as escrituras para contra-atacar satanás, e você pode também fazê-lo. Mas para usar essa arma eficazmente, você deve ter fé nas promessas de Deus, porque satanás também conhece a palavra e é perito em distorcê-la, para alcançar os seus propósitos. Obedecer às Escrituras é mais importante do que simplesmente citar um versículo. Leia diariamente a Bíblia sagrada e aplique a Palavra à sua vida. Assim a sua “espada” estará sempre afiada.

A tentação faz parte da experiência humana. Para jesus ser humano e entender-nos completamente, era necessário que Ele enfrentasse a tentação (Hb. 4,15). Também era necessário que Jesus desfizesse a obra de Adão. Embora tenha sido criado perfeito, Adão cedeu à tentação e pecou, fazendo com que, a partir de então, todo ser humano pudesse pecar. Em contrapartida, Jesus resistiu a satanás. A vitória do Filho de Deus oferece a salvação a todos os descendentes de Adão.

Satanás pode tentar-nos a duvidar da verdadeira identidade de Cristo. Uma vez que questionemos se Jesus é ou não Deus, torna-se muito mais fácil cedermos à vontade do maligno. Os momentos de questionamento podem ajudar-nos a colocar as nossas crenças em ordem e fortalecer a nossa fé, mas são perigosos. Se você estiver lidando com a dúvida, saiba que está especialmente vulnerável à tentação. Mesmo ao buscar respostas, proteja-se meditando nas verdades inabaláveis da Palavra de Deus.

Às vezes o que somos tentados a fazer não é errado em si mesmo. Transformar uma pedra em pão não era necessariamente ruim. O pecado não estava no ato, mas na razão por trás. O Diabo tentou fazer com que jesus tomasse um atalho e resolvesse o problema de imediato, à custa de seus objetivos futuros; quis que Jesus buscasse o conforto à em sacrifício da disciplina. Satanás trabalha frequentemente deste modo, persuadindo-nos a tomar uma atitude que, mesmo certa, possui uma motivação errada ou é praticada no momento inoportuno. O fato de algo não ser errado não significa que seja bom para você em um certo momento. Muitas pessoas pecam ao tentar satisfazer desejos legítimos fora da vontade de Deus ou à frente do tempo estabelecido por Ele. Antes de agir, primeiro se pergunte: o Espírito Santo está me guiando a fazer isto ou é satanás tentando colocar-me fora do caminho?

Frequentemente somos tentados não em nossas fraquezas, mas naquilo que temos domínio. O Diabo tentou a Jesus em seu ponto forte. Jesus tem todo poder; Ele poderia usá-lo para mover ou transformar as pedras, governar os reinos do mundo, e até convocar os anjos para servi-lo. Satanás queria que jesus usasse este poder sem considerar sua missão. Quando cedemos ao Diabo e usamos erradamente nossos recursos, tornamo-nos orgulhosos e presunçosos. Confiando em nosso próprio poder, sentimos pouca necessidade de Deus. Para evitar esta armadilha, devemos perceber que nossas forças e dons são dádivas de Deus para nós; devemos consagrá-los a Deus.

O Diabo arrogantemente esperava ter sucesso em sua rebelião contra Deus caso conseguisse desviar Jesus de sua missão e fosse adorado por Ele. Ao afirmar que este mundo era dele, não de Deus, o Diabo estava dizendo: “Se você espera fazer qualquer coisa aqui, é melhor reconhecer este fato”. Jesus não discutiu com Satanás sobre quem possui o mundo, mas recusou-se a adorá-lo. Jesus sabia que redimiria o mundo ao entregar a sua vida na cruz; Ele não fez uma aliança com um anjo decaído e corrupto.

A vitória de cristo sobre o Diabo no deserto foi decisiva, mas não final. Ao longo de seu ministério, Jesus confrontaria Satanás de muitas formas. Frequentemente, vemos a tentação como algo que ocorre de uma vez por todas. Na realidade, precisamos estar constantemente alerta contra os ataques contínuos do Diabo.

Bíblia de Estudo
Aplicação Pessoal.


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Uma Filosofia de Educação Autenticamente Cristã

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16,17)

INTRODUÇÃO
Josef Stalin compreendia muito bem a importância da educação para um estado ditatorial. Ele a via não como um bem comum, mas como uma arma a ser assestada contra os direitos fundamentais da pessoa humana. Disse ele: “A educação é uma arma cujo efeito depende de quem a maneja e para quem é apontada”.

Enquanto ditadores sanguinários como Stalin e Mao-Tsetung utilizaram-se da educação para infelicitar seus povos, paladinos da justiça, como o jurista baiano Rui Barbosa, defendiam a educação como a grande promotora da felicidade dos povos. Embora partidário do ensino laico, Rui defendia não somente a educação moral e cívica, como também o ensino religioso nas escolas brasileiras, a fim de que nossas crianças recebessem uma formação completa e viessem a conscientizar-se de seus deveres tanto diante da sociedade como perante Deus. Aconselha o grande tribuno:

“Inspirai às crianças as idéias de Deus como bom pai, Deus autor de todas as coisas; da imortalidade da alma; da consciência; da verdade; da obediência; da assiduidade; do asseio; da ordem. Este ensino há-de ser todo o ponto chão, familiar, desouriçado de frases técnicas, estreme de qualquer formalismo; convindo, sobretudo exemplificai-o em casos e incidentes da vida ordinária. Dessa instrução a chave será “o pai nosso que estais no céu; porque, partindo daí, assumirá para os meninos uma significação real o dever de amor, reverencia e obediência a Deus”.

Se a educação pode ser usada para escravizar toda uma nação como a Coreia do Norte e Cuba, por exemplo, haverá de ser utilizada também pela Igreja de Cristo para libertar os homens tanto espiritual quanto moralmente.

Mas para que isso ocorra é fundamental que os cristãos tenhamos uma filosofia de educação bem definida e alicerçada nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e prática.

I. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Não é difícil definir a Filosofia da Educação Cristã. Afinal, sobre esta refletimos todos os dias, mesmo quando não frequentamos a Escola Dominical ou deixamos de assomar o púlpito. Faz-se ela presente em cada uma de nossas devoções, na leitura da Bíblia e no serviço cristão. Vejamos, em primeiro lugar, o que é a Filosofia.

1. O que é a Filosofia. Etimologicamente, a palavra Filosofia, oriunda do grego, significa amor pela sabedoria. Logo, o filósofo, como bem o acentuou Pitágoras, não é propriamente um sábio, mas um amigo do saber.

A Filosofia, pois, é a ciência que tem por objetivo levar o ser humano à reflexão. E isso ocorre todas as vezes que, perplexos diante dos fatos da vida, pomo-nos a desbanalizar o banal, como enfatiza o filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr. E, agora, já conscientes de nossa missão no Universo que Deus nos criou, começamos a problematizar e a meditar sobre os poderosos atos do Criador.

O teólogo e filósofo norte-americano R. C. Sproul assim discorre acerca da necessidade da Filosofia: “A Filosofia nasceu da antiga busca da realidade última, a realidade que transcende o que é próximo e comum e define e explica os elementos da experiência diária”.

2. O que é a Filosofia da Educação Cristã. Tendo em vista o significado e o propósito da Filosofia, é-nos possível definir a Filosofia da Educação Cristã como o resultado de uma reflexão sistemática e metódica sobre o ensino e o aprendizado do ser humano que, tendo como base as Sagradas Escrituras, orienta a ação da Igreja quanto à educação de seus membros e da sociedade na qual está inserida, a fim de que o homem de Deus seja perfeito em todos os seus caminhos.

3. Filosofia ou Teologia da Educação Cristã? Secularmente, a orientação ideológica de um sistema educacional é conhecida como Filosofia da Educação. No âmbito evangélico, porém, costumamos usar uma outra nomenclatura: Teologia da Educação. Para efeitos didáticos e a fim de sermos entendidos pela comunidade pedagógica, usaremos uma designação que, embora já conhecida, ainda não foi totalmente assimilada no ambiente pedagógico evangélico.

II. A NECESSIDADE DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Ao discorrer sobre o panorama da educação do mundo ocidental, John D. Redden não é nada otimista: “O pensamento e ação educacionais modernos caracterizam-se pela confusão e indecisão”.

1. Necessitamos de uma filosofia da educação cristã bem definida, porque a Grande Comissão que nos confiou o Senhor Jesus contempla, necessariamente, a educação dos povos:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19,20).

2. Necessitamos de uma filosofia da educação cristã bem definida porque a Igreja não é somente uma comunidade adoradora e proclamadora. Em sua proclamação e adoração, avulta-se ela, de igual modo, como a educadora por excelência do ser humano.

O teólogo suíço Karl Barth afirma: “A Igreja deve examinar seu testemunho para assegurar-se de que ele é fiel. Desde modo, a fé a vida da igreja estão sendo sempre provadas à luz da continua exegese das Escrituras. A Igreja a Palavra de Deus, e, porque escuta, está obrigada a ser uma igreja que ensina”.

A Igreja de Cristo tem de ser vista como uma Igreja Docente.

3. Necessitamos de uma filosofia da educação cristã bem definida, porque um educador cristão não pode prescindir de um embasamento filosófico, cujo fundamento acha-se nas Sagradas Escrituras.

4. Necessitamos de uma filosofia da educação cristã bem definida, porque, como Igreja Docente, temos de atuar tanto como a luz do mundo e o sol da terra, para impedirmos a degenerescência de nossa sociedade.
 

III. OS FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Filosofia da Educação Cristã tem como fundamentos:

1. Bíblia Sagrada. A Bíblia Sagrada, como a inspirada e inerrante Palavra de Deus, é o livro de texto por excelência do ser humano. Sociedades e civilizações têm sido educadas e orientadas na doutrina dos profetas hebreus e apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eis o que diz Paulo acerca do caráter educativo da Bíblia: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17).

A Bíblia não se limita a instruir o homem; ela transforma-o radicalmente, como salienta o evangelista e teólogo norte-americano William Henry Houghton (1887 – 1947): “Muitos livros foram publicados para nossa informação; a Bíblia, contudo, foi-nos concedida para a nossa transformação”.

Não podemos esquecer-nos jamais da importância da Bíblia para a Civilização Ocidental. Se hoje desfrutamos de liberdades individuais e sociais, devemo-lo à Bíblia Sagrada. Ao repensar a História, escreveu o jornalista e político americano Horace Greely (1811 — 1872): “É impossível, mental e socialmente, escravizar um povo que lê a Bíblia”.

2. Tradição magisterial da Igreja. A Igreja de Cristo já nasceu educando e transformando o ser humano. Como resultado do sermão de Pedro no Pentecostes, mais de três mil almas converteram-se ao Senhor Jesus. Nenhum curso foi tão bem-sucedido quanto àquele único e singular pronunciamento. Uma única aula presencial foi suficiente para não somente formar, como também transformar quase três mil almas (At 2.41). Que mestre jamais conseguiu semelhante façanha? O Espírito Santo, através da Igreja de Cristo, continua a educar social e espiritualmente o homem.

Que a Igreja de Cristo, pois, seja vista como a escola que prima pela excelência de seu ensino. Ela foi instituída por Deus para educar o ser humano na verdade, a fim de que este tenha um encontro experimental com o Criador. O pastor norte-americano Henry W. Beecher (1813-1887) entendeu perfeitamente o caráter magisterial da Igreja: “A igreja não é uma galeria para a exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para a educação dos incultos, uma creche para cuidar dos débeis e um hospital para a recuperação e cura dos enfermos espirituais”.

3. Necessidade educacional do ser humano. Ao popularizar o culto à natureza, o filósofo suíço Jean-Jaques Rousseau (1772-1778) acabou por criar o famoso bom selvagem. O que existe na verdade é o mau civilizado. Sim, o homem que, apesar de educado e ilustrado nos mais requintados centros de excelência, ainda conserva, em seu interior, o germe do pecado que o transforma não somente num selvagem, mas num monstro que, se não controlado, destrói, mata e pratica os mais bárbaros crimes contra a humanidade. Somente o Evangelho de Cristo pode transformar o bom selvagem e o mau civilizado numa nova criatura.

De conformidade com as Sagradas Escrituras, todos pecaram e encontram-se destituídos da graça de Deus (Rm 3.23). Ora, se o homem é concebido em pecado e por natureza deleita-se no pecado, isso significa que todos carecemos ser educados no Evangelho de Cristo. Nenhuma outra plataforma educacional, a não ser a mensagem da cruz, será capaz de transformar o homem num membro realmente útil à sociedade e ao Reino de Deus.

IV. OS OBJETIVOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A educação secular limita-se a fazer do homem uma peça útil à engrenagem social. Não é a sua missão, assim pensa a maioria dos pedagogos, preparar-nos a uma vida de retidão diante de Deus e da sociedade. Aliás, hoje nem mais faz parte do currículo dos ensinos básico e médio a velha e já caduca Educação Moral Social e Cívica. E o resultado não poderia ser pior: acabamos por criar uma geração indiferente à ética e aos mais elementares dos valores morais.

Como resultado desse aleijão que recebe pomposas nomenclaturas pedagógicas, não são poucos os criminosos que estão a ostentar os mais elevados títulos acadêmicos, conforme assevera o presidente americano John Calvin Coolidge (1872 — 1933): “O mundo está cheio de delinqüentes educados”. Não nos esqueçamos de que alguns dos mais íntimos colaboradores de Hitler eram celebrados acadêmicos.

A Educação Cristã, todavia, tendo como base o Evangelho de Cristo, transforma radicalmente o ser humano, tornando-o útil a Deus, à sociedade e a si mesmo. Vejamos, pois, quais os principais objetivos da Filosofia da Educação Cristã.

1. Propiciar ao homem um encontro experimental com Deus. O Evangelho de Cristo é o maior projeto educacional já oferecido à humanidade, pois não se limita a informar o homem. Formando e transformando-o, faz dele um cidadão modelo tanto da terra como dos céus.  Somente o Evangelho contempla-o como um todo; os demais sistemas educacionais vêem-no apenas como um animal político – um ser meramente utilitário, um fruto de uma escravizante evolução. Herbert Gezork, pastor e teólogo norte-americano, reconhece a realidade da educação completa proporcionada pelo Evangelho de Cristo: “Há somente um evangelho. Ele se destina ao homem integral, sua família, sua comunidade, seus vizinhos, sua nação, seu mundo”.

O Novo Testamento apresenta o homem como a obra prima de Deus. E como tal deve ser educado em sua Palavra, a fim de que alcance a perfeição. É o que nos requer o Todo-Poderoso: “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1). Tendo em vista essa demanda, aparentemente impossível de ser atendida por um mortal, a mensagem da cruz proporciona ao ser humano a oportunidade de um encontro experimental com Deus por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente a partir desse encontro e dessa experiência é que nos pomos a caminhar rumo à perfeição. Se a Bíblia não exigisse de nós, seres imperfeitos, a perfeição, não seria ela a inspirada e inerrante Palavra de Deus. O pastor reformista de origem escocesa Andrew Murray explica porque Deus reivindica de suas criaturas morais uma vida perfeita: “A perfeição não é uma exigência arbitrária; devido à natureza das coisas, Deus não pode pedir menos”.

Em virtude dessa exigência divina, cabe à Educação Cristã aparelhar-se teológica e pedagogicamente, para oferecer ao ser humano uma formação completa. Somente a Igreja de Cristo pode fazê-lo. Afinal, foi-nos confiado o livro de texto por excelência da humanidade. Ao discorrer sobre a educação integral do homem, o evangelista escocês Henry Drummon é categórico: “O evangelho deve apoderar-se da totalidade do homem – corpo, alma e espírito – e dar a cada parte de sua natureza seu exercício e recompensa”. Sim, somente o Evangelho de Cristo é capaz de educar integralmente o homem.

2. Levar o homem à prática das boas obras. Já experimentando uma comunhão pessoal com Deus, o Evangelho de Cristo conduz o homem à perfeição através da observância das Sagradas Escrituras: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17).

3. Tornar o homem útil à sociedade. Se o cristão educa-se por apresentar-se perfeito diante de Deus, certamente mostrar-se-á irrepreensível perante uma sociedade hipócrita, mentirosa, corrupta e discricionária. A pedagogia cristã é o sal de uma terra insípida e a luz de mundo sepultado em trevas.

Não resta dúvida, por conseguinte, de que a Igreja de Cristo é a grande pedagoga da humanidade. Ela tem falhas? Como igreja local e visível, sim. Invisível e universalmente, não. Mas até em suas imperfeições, contemplamos a perfeição de Cristo. Pois, consciente daquelas, busca humildemente esta. O evangelista norte-americano Stanley Jones fala da ação redentora e pedagógica da Igreja: “A Igreja Cristã, com todas as suas faltas, é a melhor instituição de serviço no mundo. Tem muitos críticos, mas não tem rivais na obra da redenção humana”.

V. OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Não podemos aceitar passivamente o currículo que nos impõe a escola leiga. A grade curricular que nossas crianças são obrigadas a absorver, com prejuízo da própria fé, busca incutir-lhes uma cosmovisão completamente antagônica aos princípios cristãos. Aliás, não se trata de uma mera grade curricular, mas de uma cadeia, onde são aprisionados, teológica e filosoficamente, nossos filhos e netos. Ali, são forçados a pensar de acordo com o sistema que, sub-repticiamente, vem sendo engendrado por homens que se deleitam em opor-se ao próprio Deus.

1. A soberania da Bíblia Sagrada. Embora laico, o Estado não pode arvorar-se acima da Bíblia Sagrada, pois esta é e sempre será a inspirada, inerrante, soberana e completa Palavra de Deus. Nenhuma lei, por mais elevada, pode contrariar as Santas Escrituras. O que temos visto é que algumas matérias são criadas com o único propósito de desconsiderar a Bíblia, taxando-a de retrógrada e até de caduca. Portanto, que nenhum currículo seja criado com o intuito de combater o Livro de Deus.

Se, por um lado, não são poucos os governantes que, menosprezando a Bíblia, exaltam filosofias imediatistas e moralmente lassas, por outro, ainda é possível encontrar mandatários que desafiam toda essa onda mundana e diabólica, tendo a Palavra de Deus em elevada estima. Haja vista o apreço que lhe manifestava o imperador Dom Pedro II do Brasil: “Eu amo a Bíblia. Leio-a todos os dias, e, quanto mais a leio, tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo. Admiro na Bíblia a sua simplicidade, as suas repetições e as reiterações da verdade”.

2. O criacionismo. Embora ensinada como verdade científica, a Teoria da Evolução não passa de uma grosseira suposição. É tão carente de confirmações quanto o Big Bang. Todavia, é ministrada nas escolas como um dogma científico. E ai do professor que ousar ensinar o criacionismo bíblico.

A escola atual, arvorando a inverdade de Darwin, aumentou o antagonismo entre a ciência e a religião. Um antagonismo, aliás, que jamais deveria existir; a verdadeira ciência não entra em confronto com a religião bíblica e única. Afinal, pesquisar e descobrir é uma tarefa que Deus entregou aos filhos de Adão. Aqui está o mandato cultural e científico que o Criador entregou ao homem: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1.26).

O cientista alemão Wernher von Braun, que se notabilizou como cientista da Nasa, afirma que nenhuma guerra deve ser travada entre a religião e a ciência. Eis o que ele declara: “A ciência e a religião não são antagonistas, mas irmãs. Ambas procuram a verdade derradeira. A ciência ajuda a revelar, de uma maneira mais acentuada, acerca do Criador, através de sua criação”. Por isto, não podemos aceitar arremedos curriculares, que promovam o antagonismo entre a fé cristã e verdadeira ciência.

3. Relativismo moral. Além de os atuais currículos forçarem nossos filhos e netos a aceitarem como verdades científicas algumas teorias que nem como hipóteses deveriam ser aceitas, induzem-nos a trocar os valores bíblicos por uma moral relativista e pecaminosa. Assim, vão os modernos pedagogos forjando uma geração despojada de parâmetros morais absolutos. Sem estes, como poderá sobreviver a já enferma e debilitada Civilização Ocidental?
 

Ensinos nocivos e abomináveis:

a) Opção sexual.
b) Inexistência de verdades absolutas.
c) Violação da santidade da vida: aborto, eutanásia e engenharia genética visando à eugenia.
d) Desrespeito aos pais sob o pretexto de leis de proteção à criança e ao adolescente.

VI. O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER PARA QUE A IGREJA CUMPRA A SUA VOCAÇÃO MAGISTERIAL

A educação do Mundo Ocidental deve mais à Igreja Cristã do que ao decadente e corrupto Império Romano. Se o sistema educacional deste prestava-se a formar uma elite para dar continuidade à governabilidade de Roma, aquela sempre apresentou-se para informar, formar e transformar a criança nos caminhos do Senhor, a fim de que se torne útil tanto ao Reino de Deus como ao mundo dos homens. O ensino fundamental é fruto do trabalho catequético da Igreja. Quanto às universidades, não há o que se discutir; nasceram elas nos monastérios e conventos que se fizeram centros de excelências educacionais.

Por conseguinte, temos de resgatar, o mais depressa possível, a vocação magisterial da Igreja de Cristo. Eis o que urge fazermos de imediato:

1. Uma Filosofia educacional. Como educadores e filósofos da educação, estabeleçamos as linhas mestras de uma educação verdadeiramente cristã, que leve em conta os valores comprovadamente bíblicos. E que esta educação não fique circunscrita ao púlpito nem se limite à Escola Dominical, mas force as igrejas a pensar com mais seriedade na educação de nossas crianças.

A Educação Cristã tem de apresentar as linhas mestras de uma Filosofia pedagógica que tanto prepare o homem para o céu, como o habilite a viver na terra como representante do Reino de Deus.

É hora de apresentarmos às autoridades constituídas nossas demandas curriculares, para evitarmos que nossos filhos e netos não tenham a sua formação cristã desconstruída por pedagogos liberais e anticristãos. Mas nada poderemos fazer se não tivermos uma Filosofia da Educação Cristã bem definida, clara e que apresente as reivindicações das Sagradas Escrituras.

2. Construção de Escolas que primem pela excelência. Muitos são os nossos seminários, faculdades teológicas e institutos bíblicos. Poucos, entretanto, são os educandários voltados à formação básica e médica de nossas crianças e adolescentes. Por que nós evangélicos não investimos na educação de base? Como haveremos de ter bons seminários se não nos dedicamos ao ensino elementar?

Afirmou o romancista francês Victor Hugo: “Quem abre uma escola, fecha uma prisão”.

Todavia, se nos dispusermos a construir escolas, que estas primem pela excelência e não apenas pela quantidade. Se as escolas católicas e adventistas são vistas como centros de excelência no ensino e na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, não podemos conformar-nos a não ser com a própria excelência.

3. Formação de professores conscientes de sua missão educativa. Num congresso como este, não objetivamos apenas a formação de professores de Escola Dominical. Visamos de igual modo à conscientização de todos os nossos mestres, pedagogos e filósofos da Educação Cristã, a fim de que proporcionemos uma educação de qualidade aos nossos filhos e netos. É imperativo que façamos triunfar os valores cristãos numa sociedade pós-cristã e explicitamente anticristã. E somente o faremos se começarmos pela educação.

Sua missão, professor, não é somente inadiável; é pessoal e intransferível. Forjemos, pois, uma Filosofia da Educação Cristã realmente bíblica e que prime pela excelência. Encerro esta conferência com a advertência de Paulo: “o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7).

4. Os educadores cristãos como a voz profética do magistério eclesiástico.

CONCLUSÃO

Todo processo educacional demanda uma base filosófica. Aliás, não se pode conceber uma pedagogia desprovida de um escorso ideológico. Isso seria inconcebível. Mesmo os educadores que se apresentam como despidos de filosofia têm a sua própria filosofia. Ignorando a filosofia primeira e última, apequenam-se eles em orientações políticas e pseudocientíficas sempre mesquinhas e contrárias ao Cristianismo. Menosprezando-o, atentam contra a dignidade do ser humano; buscando destruir-lhe os fundamentos, acabam por derruir as bases da educação que nos legaram os profetas hebreus e os apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Divorciar a Pedagogia da Filosofia é uma temeridade. Aquela, como toda ciência de fronteira, tem de estar aberta às orientações desta. Entre ambas pode haver até conflitos iniciais; antagonismos finais, não.

Se a educação secular não pode prescindir de uma base ideológica, como a Educação Cristã, que lida com o destino eterno da alma humana, haverá de cumprir a sua missão sem um sólido alicerce teológico e filosófico? Sem esse fundamento, jamais cumpriremos a nossa tarefa.  Infelizmente, já estamos a assistir, impotentes e enlutados, a morte espiritual e moral da sociedade conhecida, até este instante, como cristã.

Para que não se lavre de imediato o óbito de nossa civilização, é urgente que a Igreja de Cristo levante-se como a pedagoga por excelência da humanidade. Afinal, a Grande Comissão, que lhe confiou o Cristo de Deus, traz em si um explícito mandato educacional. John Ruskin (1819-1900), escritor e crítico social britânico, parece ter compreendido muito bem a tarefa magisterial da Igreja. Ao contemplar a realidade educacional da Inglaterra de seus dias, afirmou: “A Igreja precisa manifestar-se na vida da Escola, e os estudantes, na vida da Igreja, enquanto estão na Escola”.

Autor: Claudionor de Andrade