sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Sol do Meio-dia

"DEPOIS apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no maior calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra. E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?. Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho".Gênesis 18.1, 2, 9, 10, 12, 14


Abraão, o grande patriarca do povo de Deus, chamado de amigo Do Eterno e pai da fé, fato que os judeus, muçulmanos e cristãos não descordam. Porém era Abraão filho de Terá, e seu pai era um fazedor de imagens (Js-4:2). Segundo o Talmud e o Midrash, Abraão todas as vezes que olhava para aquelas imagens dizia em seu coração, “deve haver uma Deus maior do que isso”, e realmente ele estava certo. Então certa vez, Terá, seu pai parte para uma viagem, mas antes ele chama seu filho e lhe dá uma incumbência, cuidar das imagens e dar comida a elas. Mas quando Terá volta ele se dirige até ao local onde ficavam as imagens e vê uma grande imagem no canto da sala que segurava um taco de madeira e todas as outras imagens menores quebradas. Então ele pergunta a Abraão o que teria acontecido, veja o que ele disse:

_ Meu pai, fiz tudo conforme me disseste, mas quando dava de comer as imagens menores, aquela maior, tomando o pedaço de pau em suas mãos veio e quebrou todas as outras. Mas seu pai não acreditou e disse:

_ Como pode isso ser verdade, se esta imagem tem mãos e não se mexe, tem olhos e não vê, tem pernas e não anda? Então respondeu Abraão:

Se tudo que o senhor meu pai disse é verdade, então porque acredita nelas? E naquele dia Terá, pai de Abraão se converteu ao único e verdadeiro Deus de todo o universo.

Porém, como nós, Abraão teve seu momentos difíceis, pois já fazia muito tempo que havia deixado sua família e obedecido a Deus, saindo errante em busca da promessa de ser pai de um grande povo e possuir uma terra que emana leite e mel.


O v.1 nos fala que Abraão estava assentado na porta da tenda no maior calor do dia, isso era no sol do meio dia, o momento mais quente do dia. Mas porque Abraão não entrou na tenda, mas preferiu ficar do lado de fora, se no interior da tenda ele estaria abrigado do grande calor? Calor este que chega atingir até 50ºc.

Abraão estava vivendo um dia difícil, ele sabia que seu problema estava dentro da tenda, não que o problema fosse Sara, sua esposa, mas sempre quando algo em nossas vidas dá errado, procuramos culpar alguém menos nós mesmos. Mas a bíblia diz que Deus havia falado com Abraão e não com Sara, então ele agora passa por uma crise de existência, e nessa crise ele esta questionando ao Senhor. Nós, como homens falhos, também, fazemos isto, porém de uma forma que desacreditamos na palavra de Deus, mas Com Abraão foi diferente.

Veja. Toda vez que Abraão olhava para sua agora velha esposa, ele recordava das palavras de Deus, mas nunca deixou de ser um amigo de Deus, pois já algumas promessas se haviam cumprido na vida de nosso patriarca, mas a grande e mais valiosa ainda não tinha acontecido, ter um filho, aquele que levaria seu nome.

Agora no maior calor do dia, um desânimo pega Abraão, dentro da tenda uma esposa velha e infértil, embora ainda a amasse, e do lado de fora a solidão e o calor, em cima Deus, e em baixo a terra que ele deveria possuir.

O cenário estava pronto. Tudo era perfeito. Quando a sua vida parecer estar no sol do meio dia, e tudo parecer já não ter mais solução, Jeová entrará em cena.


Talvez se Abraão tivesse entrado na tenda, no calor do meio dia ele teria pegado no sono, pois era um velho, e quem sabe Sara estava sentada tricotando com a lã do carneiro que ele havia matado dias atrás, e esta cena o faria dormir.

Quando o peso do tempo está sobre alguém, este alguém se torna uma pessoa cansada, não preguiçosa, mas cansada, e esta situação acontecia com ambos. E o fato de Sara ter se rido, não nos dá o direito de dizer que ela duvidava da palavra de Deus, mas que ela estava na prova, pois no Cap.17:17, Abraão também sorriu por ser velho e ter um filho. Então realmente eles, não só Abraão, mas ambos, viviam um dia difícil, a falta do cumprimento da maior promessa, a espera do grande milagre, na expectativa da chegada da benção.

Era por isso que Abraão foi se sentar na porta da tenda no calor o meio dia, pois ele estava na expectativa da chegada da benção. Pois veja bem, Abraão foi chamado com setenta e cinco anos de idade, e seu filho nasceria um ano depois desse dia, o que nos leva a crer que ele estava com noventa e nove anos de idade, assim sendo haviam se passados longos 24 anos.

Se existe uma coisa nobre que devemos pedir ao Senhor é paciência, muitas vezes não sabemos esperar nossas bênçãos e queremos ajudar ao Eterno. Passamos por problemas financeiros e quando estamos no sol do meio dia corremos para os agiotas, sofremos decepções amorosas e quando estamos no sol do meio dia nos entregamos as drogas. Verdadeiramente não sabemos nos assentar na porta da tenda no sol do meio dia.

Mas o que seria a tenda em nossos dias?

Abraão sabia que realmente Jeová cumpriria a promessa, mesmo parecendo impossível, foi por isso que o anjo do Senhor lhe disse: “Haveria alguma coisa difícil para Deus?”. Então Abraão sabia a importância da tenda, pois lá dentro ele passara a maior parte de sua vida, e nos braços de Sara. E se ele realmente teria um filho, com certeza seria concebido no interior da tenda e não no meio do pasto.

Isso quer dizer que você e eu nunca devemos deixar nossas tenda, pois sua benção tem tudo a ver com a sua tenda, pois momento mais difícil da vida de Abraão, ele foi se assentar na porta da tenda.

A tenda è a sua igreja. Todas as vezes que abandonamos a casa de Deus, estamos abrindo mão de nossas bênçãos e de nossas promessas. Não saia de sua tenda ainda que o sol do meio dia esteja ardendo sobre sua cabeça.


Quando tudo parecer acabado, quando as esperanças quase forem embora se assente na porta da tenda. Então diz a bíblia que em meio aquele calor imenso, Abraão olha e vê três anjos (por que três anjos? Isso eu conto depois), ele sabia que não era miragem mas sim a resposta a suas orações. Quero lhe falar uma coisa para você que está lendo esta mensagem, “Deus não se esqueceu de você!!!!!”

Ele esta apenas te testando, não desonre a Deus!! Ele chegará no sol do meio dia e virá a ti com a resposta. E para que você saiba e creia que quem escreveu esta mensagem é o próprio Deus, vou deixar algumas referências para que você reflita, e saiba que ainda que o sol esteja forte, há um Deus assentado no trono celestial que esta olhando por você, assim como Ele olhou para Abraão.


Números 23:19
19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Jô 14:07
7. Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.


Habacuque 3:17 a 19
17. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. 19. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

Isaías 43:02
2. Quando passares pelas águas [estarei contigo], e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
  Pr. Alexandre Augusto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.