segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bíblia, Livro Único!

É um livro “diferente de todos os demais” nos seguintes aspectos (além de em muitos e muitos outros):
Esse é um livro:
1. Escrito durante um período de mais de 1.500 anos.
2. Escrito durante mais de 40 gerações.
3. Escrito por mais de 40 autores, envolvidos nas mais diferentes atividades, inclusive reis, camponeses, filósofos, pescadores, poetas, estadistas, estudiosos, etc:
Moisés, um líder político, que estudou nas universidades do Egito; Pedro, um pescador; Amos, um boiadeiro; Josué, um general; Neemias, um copeiro; Daniel, um primeiro-ministro; Lucas, um medico; Salomão, um rei; Mateus, um coletor de impostos; Paulo, um rabino.
4. Escrito em diferentes lugares: Moisés, no deserto; Jeremias, numa masmorra; Daniel, numa colina e num palácio; Paulo, dentro de uma prisão; Lucas, enquanto viajava; João, na ilha de Patmos; Outros, nos rigores de uma campanha militar.
5.Escrito em diferentes condições: Davi, em tempos de guerra; Salomão, em tempos de paz.
6.Escrito sob diferentes circunstâncias: Alguns escreveram enquanto experimentavam o auge da alegria, enquanto outros escreveram numa profunda tristeza e desespero.
7.Escrito em três continentes: Ásia, África e Europa.
8.Escrito em três idiomas: Hebraico: a língua do Antigo Testamento. Em 2 Reis 18:26-28 essa língua é chamada de “judaica”.
Em Isaías 19:18, de “língua de Canaã”. Aramaico: a “língua franca” do Oriente Próximo até a época de Alexandre o (Grande século VI a.C. – século IV a.C). 32/218 Grego: a língua do Novo Testamento. Foi o idioma de uso internacional à época de Cristo.
9. A Bíblia trata de centenas de temas controversos. Tema controverso é aquele que pode gerar opiniões divergentes, quando mencionado ou discutido.
Os autores bíblicos falaram de centenas de temas controversos com harmonia e coerência, desde Gênesis até Apocalipse. Há uma única história que vai se revelando: “A redenção do homem por parte de Deus.”
Geisler e Nix assim se expressam a respeito: “O Paraíso Perdido” de Gênesis se torna o “Paraíso Recuperado” de Apocalipse. Enquanto que o acesso à árvore da vida está fechado em Gênesis, encontra-se aberto para todo o sempre em Apocalipse". 32/24
F. F. Bruce comenta: “Qualquer parte do corpo humano só pode ser devidamente entendida em função do corpo na sua totalidade. E qualquer parte da Bíblia só pode ser devidamente entendida em função da Bíblia como um todo”. 15/89
Bruce conclui: “À primeira vista, a Bíblia parece ser uma coleção de literatura, principalmente judaica. Se investigarmos as circunstâncias em que foram escritos os vários documentos bíblicos, descobriremos que foram escritos aos poucos, durante um período de aproximadamente 1.400 anos. Os escritores escreveram em vários países, desde a Itália, no ocidente, até a Mesopotâmia, e possivelmente a Pérsia, no oriente. Os escritores formavam eles mesmos um grupo heterogêneo de pessoas, não apenas separados uns dos outros por centenas de anos e centenas de quilômetros, mas pertencentes aos mais variados ramos de atividades. Havia reis, boiadeiros, militares, legisladores, pescadores, estadistas, pessoas da corte, sacerdotes e profetas, um rabino fabricante de tendas e um médico gentílico, para não falar de outros de quem nada sabemos, senão os escritos que nos deixaram. Os próprios escritos pertencem a uma grande diversidade de estilos literários. Incluem histórias, lei (civil, criminal, ética, ritual, sanitária), poesia religiosa, textos didáticos, poesia lírica, parábolas e alegorias, biografia, correspondência pessoal, reminiscências pessoais, diários, além dos estilos caracteristicamente bíblicos de literaturas proféticas e apocalípticas.”
“Por tudo isso, a Bíblia não é uma simples antologia; existe uma unidade que dá coesão ao todo. Uma antologia é compilada por um antologista, mas nenhum antologista compilou a Bíblia.” 15/88
Conclusão acerca de coerência — uma comparação com Great Books of Western World (Grandes Livros do Mundo Ocidental).
Um representante da editora dos Great Books of Western World veio à minha casa para recrutar vendedores para a coleção. Ele abriu o cartaz de propaganda da coleção e passou cinco minutos nos falando sobre a coleção Great Books of Western World e nós passamos uma hora e meia falando a ele sobre o maior dos Livros.
Eu o desafiei a apanhar apenas dez dos autores, devendo todos eles ter a mesma profissão, ser da mesma geração e do mesmo lugar, terem vivido na mesma época e experimentado as mesmas circunstâncias, falarem a mesma língua, e analisarem um único tema controvertido. (A Bíblia fala de centenas com harmonia e concordância).
Então indaguei: “Será que esses autores iriam concordar entre si?” Ele pensou por um momento e então respondeu: “Não!” E mais uma vez perguntei: “E que tipo de livro você teria?” E ele respondeu imediatamente: "Um amontoado de idéias".
Dois dias depois ele entregou a vida a Cristo (o que é o tema da Bíblia). Por que tudo isso? É muito simples! Qualquer pessoa que esteja sinceramente procurando a verdade iria pelo menos analisar um livro com as características singulares acima mencionadas.

FONTE: Evidência que Exige um Veredito de Josh Mcdowell. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.