sábado, 28 de junho de 2014

Dando as costas para Deus

A essência do texto é Deus chamando um homem para cumprir o seu propósito. Este homem decide não cumprir este propósito, ao contrário, decide fugir. O nosso Deus não é um Deus de improvisos. Jonas não foi um improviso de Deus. Quando a Palavra veio a Jonas, ela já estava estabelecida na eternidade.

Jonas estava naquele momento, no propósito de Deus, até quando a Palavra veio para ele. E Nínive era o inimigo de Israel. E quando Jonas recebe a palavra de ir a Nínive, ele resolve fugir, pegar um navio e ir para Társis.

Jonas recebeu uma Palavra no Kairós de Deus. Não foi uma casualidade. Foi um propósito. Aquilo já está escrito. Quando você nasceu, Deus já tinha decidido um propósito para a sua vida. 

Cada um de nós veio com uma programação de Deus. E Jonas decide ir para Társis. Mas mesmo estando fora da vontade de Deus, é possível que as coisas funcionem naturalmente. Para Jonas, tudo estava dando certo. Jonas chegou em Jope, cumprindo o propósito que ele estabeleceu. Ou seja, mesmo quando estou fora do propósito do Senhor, eu consigo cumprir meus desígnios.

Quando Jonas chegou em Jope, ele achou um navio que ia para Társis. Não seria uma possibilidade de ele encontrar o porto vazio? Mas ele encontrou um navio ali. Deus não interferiu nestes momentos. Tudo foi dando certo. Ele pagou aquela passagem e  chegou a embarcar no navio. E o v.6 diz:

“Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.”

O texto diz que Jonas estava vivendo um sono tão profundo que nada o acordava. Nem as ondas batendo no casco, nem o grito das pessoas. É possível ter conquistas, realizações e ter o sono dos anjos, mas com tudo disso estar fora do propósito de Deus.

Tem gente que diz: “Deus está me abençoando, por isso estou cumprindo a sua vontade.”

É possível ter sucesso, realizar e até ter uma boa noite de sono, mesmo estando de costas para Deus. Tudo dando certo. Jonas é chamado para uma missão num tempo de Deus específico naquela cidade. Você é um propósito de Deus para ser cumprido.

O que Deus tem para fazer contigo, não dê as costas. O lugar mais seguro da terra é estar no centro da Vontade de DeusDeus precisava ensinar isto para Jonas. Nunca dê as costas para Deus. Não se iluda quando as coisas estão dando certo.

Quando Jonas estava dentro do texto, ele fez uma oração, e uma parte de oração, ele diz:

“Os que se entregam à idolatria vã abandona aquele que lhes é misericordioso.”

Idolatria é tudo que te domina. Dinheiro pode ser idolatria, vaidade, bens, e etc. Um carro é idolatria e outras coisas.

Quantos que não deixaram ser vencido pelo medo, fizeram coisas extraordinárias? O medo é uma idolatria, quando ele te domina.

Você precisa acreditar que aquele que te chamou e te comprou, é misericordioso.


Pr Jaime Soares  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.