domingo, 18 de maio de 2014

A DIFERENÇA É QUE NOS UNE


Já parou para pensar que o contraste é que faz a maioria das belezas? Que até a criação é feita de contrastes? Recebi um email que já virou mania na internet e que diz o seguinte: 

APELIDOS - Se Adriana, Silvana, Débora e Luciana vão almoçar juntas, elas chamarão umas às outras de Dri, Sil, Dé e Lú. 

Se Leandro, Carlos e Roberto saem juntos, eles afetuosa­mente se referirão uns aos outros como Gordinho, Cabeção e Godzilla. 

COMENDO FORA - Quando a conta chega, Paulo, Carlos, Roberto e João jogam na mesa R$20,00 cada um, mesmo sendo a conta apenas R$ 32,50. Nenhum deles terá trocado e nenhum vai ao menos admitir que quer troco. 

Quando as garotas recebem sua conta, aparecem as calcu­ladoras de bolso e a procura pelas moedinhas exatas dentro da bolsa. 

Uma mulher se preocupa com o futuro até conseguir um marido. Um homem nunca se preocupa com o futuro até que consiga uma esposa. 

SEXO - Uma mulher usa o sexo para conseguir amor. Um homem usa o amor para conseguir sexo. 

SUCESSO - Um homem bem sucedido é aquele que consegue ganhar mais dinheiro do que a sua mulher pode gastar. Uma mulher bem sucedida é aquela que acha esse homem. 

Algumas destas citações são hilárias e poderíamos citar aqui inúmeros eventos que deixam claro as diferenças entre homens e mulheres. Posso lembrar por exemplo que o homem possui musculatura a mais que a mulher, cerca de 40% mais músculos o homem chega a ter, por isso o contorno do corpo de um é diferente do outro. Existem os aspectos psicológicos também que trazem diferenças: A mulher diante de um conflito tende a ter comportamento contraditório, especialmente se este conflito envolver um ente querido como filhos, por exemplo. 

Vamos elencar algumas destas diferenças e pensarmos em trabalhar todas elas. 

HOMENS FALAM POUCO - a fala não é uma das principais habilidades cerebrais do homem, e sim das mulheres, homens se encontram, ficam juntos, mas não têm a necessidade de se expressar, já as mulheres se estiverem juntas, têm que conversar, do contrário, parece que algo não vai bem. 

HABILIDADE ESPACIAL - leitura de mapas, localização é uma das fortes habilidades do homem. Somente 20% das mulheres possuem habilidade espacial ótima, e 80% têm habilidade espacial restrita. 

MULHERES SÃO MAIS PRUDENTES – por isso as mulheres ficam indignadas com a forma que seus maridos dirigem, pois eles tomam decisões e fazem manobras rápidas e arriscadas, justamente porque possuem habilidade espacial melhor, enquanto que pra elas dirigir é um ato de segurança. 

HOMENS SÃO ENGANADOS PELO OLHAR - enquanto que uma mulher sentirá atração por um homem e manterá esta atração devido ao que ambos conversarem, ao grau de inte­resse e intenções nas palavras, os homens são atraídos pelo físico e capazes de tomarem decisões por causa disso. 

MULHERES QUEREM COMPROMISSO - uma mulher se une a um homem mesmo que este não tenha tantas condi­ções financeiras e materiais de sustentá-la, desde que este se mostre fiel e comprometido. 

HOMENS PENSAM EM SEGURANÇA - mas em geral não oferecem segurança na mesma medida. Segurança para o homem muitas vezes é proporcionar o básico provento, para a mulher é um conjunto de coisas: fidelidade, casa para morar, comida para sustento dos filhos, futuro, família, educação. Enquanto homens pensam e agem mais no presente, elas pensam e agem sempre pensando no futuro. 

MULHERES SÃO MAIS INTUITIVAS - possuem alguns sentidos a mais que o homem. Por isso são mães, capazes de sentirem que um filho está mal a quilômetros de distância. Por outro lado, se mal usada esta intuição pode ser danosa. 

CASAMENTO PARA O HOMEM É AUTORIZAÇÃO SEXUAL - para a mulher é mais que isso, é a valorização, é o se sentir especial por alguém, filhos, família. Para a mulher sexo e casa­mento estão interligados, para alguns homens, não. Chegam a acreditar que sexo pode ser uma coisa e casamento outra. 

HOMENS E MULHERES MENTEM DIFERENTE - neste quesito homens e mulheres mentem na mesma quantidade. O que difere é o conteúdo. Enquanto mulheres tendem a mentir para fazer outros se sentirem bem, os homens mentem para parecerem bem diante dos outros. 

MULHERES COMUNICAM DETALHES - e isto sempre envolve pessoas, pois na conversa as mulheres tendem a falar de pessoas. Veja como mulheres comentam novelas por exemplo. Já os homens se detêm nos fatos e destes os principais. 

A mulher vive mais que o homem, e são capazes de viver sem o homem. Quem nos dera afirmar o mesmo! A arena onde os dois sexos medem força é o matrimônio. 

O homem procura nessa aliança, carinho e sentido para a vida. A mulher procura o ninho seguro para criar os filhos. A mulher concebe, dá a luz, o homem não. A mulher multiplica a vida, o homem só pensa na sua. 

No entanto Deus que fez tudo tão singular e diferente um do outro, concede a bênção de ambos se unirem perfazendo um par perfeito. 

Efésios 5:23 - “...porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” 

Sim nesta aparente diferença, há uma harmonia. Conquanto cabeça, corpo e outro membro sejam diferentes, trabalham pela harmonia do todo. Cristo sempre deixou claro que Deus requer de nós unidade. Veja na oração maravilhosa que Ele faz em João 17:21 - “a fim de que todos sejam um, e como és tu Pai em mim e eu em ti, também sejam eles em nós, para que o mundo creia... que me enviaste.” 

Os versos 22 e 23 completam esta ideia com mais ênfase: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos, eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” 

Muitos afirmam que ser unido é ter o mesmo pensamento. Discordo, união vai acima disto ainda, ser unido nos objetivos, nos planos, nos sonhos. Os pensamentos podem divergir, Deus não nos quer uniformes, até porque uniforme, é todos com uma mesma roupa, mesmo tom de cor. Já união significa todos, mesmo diferentes, marchando numa mesma direção.

CONCLUSÃO 

Se o seu casamento está se desmoronando por causa das dife­renças, faça uma revisão pessoal de seus conceitos. Você tem se sentido diferente? Não busque no seu relacionamento consertar seu cônjuge tendo você como modelo. Ele estará fazendo a mesma coisa do outro lado. Pense que foram as diferenças que uniram vocês, foi exatamente aquilo que você não tinha e não era que aproximou vocês. Então, pare de sofrer e encare esta jornada como a mais linda descoberta de sua vida. No mundo de contrastes, a única coisa que deve ser igual é a devoção ao mesmo Deus, a união ao mesmo amor.

Pr. Enildo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.