terça-feira, 19 de novembro de 2019

O Senhor é a Minha Bandeira!


A definição da palavra hebraica nec significa a grosso modo bandeira, estandarte, banner (Êxodo 17.15 / Salmo 60.6) e, a raiz da palavra nec é nacak que tem o sentido de aparecer ou brilhar à distância, de uma luz que brilha alternadamente, sinal luminoso, farol. Assim, quando uma bandeira se movimenta ao vento, esvoaçante, é como o levantar de um sinal, um sinal “luminoso”.

Levantar bandeiras e agitá-las é um ato de chamar a atenção para algo ou um símbolo claramente visível e compreensível. No nosso caso para algo extraordinário: Jesus e tudo que diz respeito ao seu reino.

Na tradução alemã da Bíblia, esses termos hebraicos são frequentemente substituídos por sinalização de campo, sinais de vitória. Vale à pena ler a respeito nos livros de Isaías e Salmos.

Em algumas passagens bíblicas temos como significado o sentido de “mais alto e o principal expandir”. (Nm 2.2 – Nm 10.14). E quando Moisés construiu um altar para o Senhor e o chamou de: “o Senhor é minha bandeira” (Êxodo 17.15 ) é maravilhoso perceber Deus se revelando nesta passagem com o nome de Jahwe (Eu sou o que sou) Nissi (Eu sou a bandeira). Outra passagem digna de ser citada é sobre a saída do povo de Deus do Egito e do seu primeiro confronto vitorioso com Amaleque, quando Deus se revelou a eles com este nome Javeh Nissi. Os hebreus conheciam os sinais das hastes egípcias, que eram ornamentadas com seus deuses e o povo de Deus não devia sucumbir ao risco de procurar por ajuda e proteção em nenhum sinal ou símbolo. Deus mesmo, o Senhor, é e será a bandeira do seu povo. O objetivo principal do uso das bandeiras está relacionado à identificação de um povo, de seus valores. Para nós além desses significados, está relacionado à alegria de pertencer ao reino da Luz, proclamar a majestade de Deus, de tudo relacionado a ELE!

“Anunciem e proclamem entre as nações, ergam um sinal e proclamem; não escondam nada. Digam: ‘A Babilônia foi conquistada; Bel foi humilhado, Marduque está apavorado. As imagens da Babilônia estão humilhadas e seus ídolos apavorados.” (Jr 50.2.)
Com bandeira podemos também proclamar promessas ou versículos bíblicos proféticos que tenham sido ditos para a Igreja. Se permanecermos firmes nas promessas de Deus, então, damos honra a ELE com isso.

“[…]não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.” (Rm 4.20.)

O que se diz aqui a respeito de Abraão também vale para nós. Nós honramos a Deus, na medida em que permanecemos firmes em suas promessas. As bandeiras sustentam a nossa declaração de que nos mantemos nas promessas de Deus e somos chamados a fazer as verdades de Deus visíveis e audíveis para as nações, pois Deus mesmo solicitou isso declaradamente:
“Todos vocês, habitantes do mundo, vocês que vivem na terra, quando a bandeira for erguida sobre os montes, vocês a verão, e, quando soar a trombeta, vocês a ouvirão.“ (Is 18.3.)

As bandeiras também podem proclamar fatos bíblicos e espirituais e possuem caráter invocatório e de sinalização profética:

“Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.” (Is 11.10.)

As bandeiras também são utilizadas como uma espécie de base para um povo e seu exército:
“Os israelitas armarão as suas tendas organizadas segundo as suas divisões, cada um em seu próprio acampamento e junto à sua bandeira.” ( Números 1.52.)

“A leste, os exércitos de Judá acamparão junto à sua bandeira […] Ao sul estarão os exércitos do acampamento de Rúben, junto à sua bandeira […] A oeste estarão os exércitos do acampamento de Efraim, junto à sua bandeira […] Ao norte estarão os exércitos do acampamento de Dã, junto à sua bandeira […]” (Números 2.3-25.)

Como podemos perceber as bandeiras auxiliaram o povo hebreu como meio de orientação no exército e em grandes acampamentos. O povo de Deus deveria acampar ao redor do centro, ao redor do tabernáculo, que a todo momento representava claramente a presença de Deus em meio a seu povo.

As bandeiras são como objetos de esperança e um símbolo de vitória:
“Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus.” (Sl 20.5.) (Igreja Batista da lagoinha Isabel Coimbra e Isa Coimbra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.