segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A Copa da Amoreira vai Balançar...


Qualquer um de nós gostaria de poder viver mais realisticamente a experiência de se saber orientado por Deus em cada empreitada da vida.

Davi teve uma infância de muita humilhação, ele não era valorizado pela sua família. Satanás não se importava com ele, pois ele não era ninguém. Porém um dia Deus aponta para Davi e diz: Este será o rei de Israel!

Quando Davi foi ungido rei e empossado no trono, viu-se sob ameaça de ataque fulminante de seus inimigos figadais, os filisteus. Estes arquitetaram um plano de ataque e Davi se mobilizou para o contra-ataque. E este, carecia de estratégia bem-feita, planejamento seguro, para que a empreitada não derreasse em fracasso. Fracasso significaria chacina de seu povo. 


Davi quando foi ungido rei em toda Israel, fez com que a oposição, ou seja, seus inimigos levantassem contra ele. Infelizmente, isso é uma realidade até nos dias de hoje. Quando Deus ungi seus servos como pastor, missionário, evangelista, ou até mesmo abençoa com uma boa promoção a um filho dele em uma empresa, os inimigos levantam-se contra! 

Os Filisteus quando souberam que Davi tinha sido ungido rei em Israel resolveram ir contra Davi com seu exército para prendê-lo.

“Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos para prender a Davi; ouvindo-o desceu à fortaleza.” (II Sm 5:17). 


Já vimos que a fortaleza, a cidade de Davi, Sião, era o local onde Davi havia ido habitar. Ao saber que os filisteus se reuniam para ir guerrear contra ele e que estavam no vale de Refaim, Davi, em primeiro lugar, foi para a fortaleza.

Temos ido para a fortaleza antes de enfrentarmos o inimigo, que, se puder, nos engolirá vivos ou temos displicentemente ido ao seu encontro sem estarmos devidamente revestidos da armadura de Deus? Não podemos ir para a batalha contra o adversário desprotegidos e despreparados! 
A palavra fortaleza significa: Fortificação, lugar fortificado para defesa militar em ponto estratégico, ou abrigo, proteção, segurança. A palavra fortaleza hoje é no sentido figurado. Pode ser casa, igreja, ou um lugar estratégico.
Davi desceu à fortaleza, ao centro da proteção, onde estava o trono, a habitação do rei, onde as muralhas o cercavam, onde havia firmeza de um alicerce bem estruturado. Na luta contra o mal, não devemos crer nas fábulas e invencionices da “Teologia da Batalha Espiritual”, com suas “unções de óleo” com helicópteros, com suas “demarcações de território” com urina e tantas outras “neobesteiras”, mas, sim, irmos ao encontro do Senhor no aposento, na madrugada, buscando a face do Senhor, orando no Espírito, meditando nas Escrituras, santificando-nos a cada instante, a cada momento, a fim de que, cheios do Espírito Santo, purificados pelo sangue do Cordeiro e sabendo manejar a espada do Espírito, possamos vencer o inimigo.

Após ter descido à fortaleza, Davi não se deixou levar pela sua popularidade, nem tampouco pela unidade e respeito que havia conquistado em Israel e entre os países vizinhos. As Escrituras mostram-nos que, na fortaleza, Davi consultou ao Senhor se devia, ou não, guerrear contra os filisteus.
Seus inimigos subiram para matá-lo, porém, ele desceu para a fortaleza. Quando o inimigo sobe, você desce para a fortaleza? Na fortaleza, Davi teve três atitudes:

1ª – Orava ao Senhor. Davi desce a fortaleza, dobra seus joelhos e ora a Deus. Ele sabia que precisava falar com Deus acerca de tudo quanto seus inimigos estavam planejando contra ele. Davi tinha convicção que para vencer o inimigo ele devia buscar primeiramente a Deus. Você não vence o inimigo de pé, você vence o inimigo de joelhos, Davi orava pedindo orientação de Deus para vencer seus inimigos e Deus o respondeu.

2ª – Consultava ao Senhor. Quantas pessoas têm sofrido por não orar e nem consultar ao Senhor. Fazem dívidas, casam, separam, saem do emprego e depois se arrependem. Davi não tomou decisão alguma contra seus inimigos sem antes consultar ao Senhor. Quando falhamos, muitas pessoas sofrem com nossa decisão errada; esposa, filhos e amigos. Davi sabia que não poderia tomar decisão precipitada, por isso que ele consultava ao Senhor.

3ª – Davi aguardou o tempo de Deus. Deus está no controle da nossa vida, devemos aguardar o tempo de Deus para nossa vida, assim como fez Davi. Não saia da fortaleza (presença de Deus), permaneça firme e aguarde a vitória dada por Deus. Quando um gigante surgir, vá para a fortaleza!


Quando os filisteus resolveram guerrear contra Davi, sua primeira atitude foi correr para a fortaleza. Algumas pessoas se esquecem deste princípio e nos momentos de batalha correm para qualquer lado, desesperados. Você não pode agir como todo mundo! Está difícil venha para a sua fortaleza. Nós temos uma fortaleza chamada “templo”, “igreja”. É na igreja onde recebemos o alimento e a instrução para vencer gigantes.Nos momentos de dificuldades vá à igreja. Haverá sempre alguém pronto a ajudar você.

E Davi buscou o seu Deus em oração. De que ele precisava? Saber se o Senhor lhe daria vitória, e saber como atuar nessa campanha. Deus lhe responde e garante vitória. Esta foi a primeira vez que Davi consultou ao Senhor, se subiria contra os filisteus e se teria vitória. Davi desceu à fortaleza e consultou ao Senhor:

“Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos”. (II Sm.5,19). 


Ouça a voz de Deus para enfrentar os inimigos. Davi perguntou ao Senhor: 
“Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?”

Uma das grandes dificuldades na vida do homem é tomar atitudes sem pensar. O mundo conforme compreendemos atualmente nos ensinou a tomar decisões sempre muito rápidas, mas a palavra de Deus fala o contrário. Ela diz: 
“Esperei com paciência no senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor" (Sl 40.1)

É preciso perguntar a Deus a respeito das nossas ações. Não tome decisões sem falar com Deus. Ele sempre terá uma resposta para você. A Davi o Senhor disse – “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”. A voz de Senhor é a voz da verdade. Deus não dá resposta de derrota e sim de vitória. Ore a Deus fale com Ele e vá! Deus vai guerrear com você nesta batalha e os gigantes da sua vida vão cair.

Davi não foi na sua própria força, não foi por causa da força de seu exército, mas foi pela direção que recebeu de Deus, foi de acordo com a orientação que recebeu, foi sob uma palavra recebida. Davi subiu e derrotou os filisteus; ele foi contra os filisteus como um romper de águas, e eles fugiram e deixaram seus ídolos para trás, ordenando Davi que estes fossem queimados. Conforme a palavra do Senhor, Davi venceu os seus inimigos.

Deus saiu para pelejar por você! Ele é o Senhor dos Exércitos e o nosso comandante. Esteja atento às Suas ordens, pois Ele irá guiá-lo à vitória. Davi confiava no Senhor, por isso buscava a direção divina para lutar contra os seus inimigos. Eles não querem que o propósito de Deus se cumpra em nossas vidas, por isso tentarão resistir a unção que está sobre nós.

Depois de um determinado tempo, os filisteus não desistiram de atacá-lo. Tornaram a investir sobre Israel pela segunda vez; e os exércitos dos filisteus eram ainda maiores. E Davi orou pela segunda vez. Consultou ao Senhor:

“E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo Vale de Refaim. E Davi consultou ao Senhor, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras. E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o Senhor saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus”. (II Sm. 5,22-24). 


Que marcha é essa? Era a caminhada, os passos do Senhor, com seus anjos, passando por ali, indo na direção do inimigo. Era o sinal, de que estava chegando a hora de agir. Era o sinal ,de que Deus, estava indo na frente, para destruir o inimigo. A medida que o exército de Deus avançava, as amoreiras , se movimentavam.

Davi fez exatamente como o Senhor dissera. Então as legiões de Deus tiveram que abrir espaço pela copa das amoreiras, e, mais uma vez, derrotou os filisteus.

Para a Igreja, já se ouviu o som da marcha sobre as copas das amoreiras quando o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes, quando os apóstolos ouviram um som vindo do céu como de um vento impetuoso; este derramamento foi para revesti-la de poder para a obra que lhes havia sido designada.

Quando ouvir o som, o barulho de marcha nas copas das amoreiras, é tempo de sair para o combate; este é o sinal para sair e guerrear. Quando ver as copas das amoreiras se movimentar, bater umas nas outras e ouvir marchas como de cavalos é para sair à guerra. Quando ouvir um som do tipo de cascos de cavalos marchando nas copas das amoreiras, é hora de atacar o inimigo.

Deus, por nossa causa, pode mover o mundo espiritual para nos dar vitória, para reverter uma situação de aparente derrota. Se você consultar ao Senhor, se buscar a direção de Deus para sua vida, Ele lhe dará a direção que precisa; Deus tem um poderoso exército de anjos prontos a lutar ao nosso favor, porque tudo o que Ele quer e deseja é que você seja uma pessoa vitoriosa.

O tropel do vento sobre a copa das amoreiras era o sinal da vontade de Deus. Perceba o quanto é importante dependermos de Deus em cada novo desafio ou confronto. As estratégias que nos levarão à vitória nem sempre serão iguais, por isso, precisamos consultar o Senhor em cada decisão.

Esteja atento ao som de Deus! Este será o sinal de que Ele saiu à sua frente para guerrear. Jamais saia à frente Dele, pois Ele não tem compromisso com aqueles que são orgulhosos e tolos. Seja sábio, tome posição na batalha e aguarde as instruções do Senhor dos Exércitos. Ele guiará os seus pés à vitória. A vontade Dele não se mostra pela rotina. Há sempre novidades. E desta vez Davi ficou surpreso com a orientação de Deus: esperar pelo sinal. Pelo barulho como um sopro forte de vento pela copa das amoreiras. Não houve explicação para a mudança, mas, certamente, no plano espiritual os exércitos do mal estavam preparados para destruir o rei.

Davi não se dispôs a atacar os filisteus subindo contra eles num ataque frontal, confiado na consulta que fizera na primeira batalha; antes, voltou a consultar a Deus e desta vez recebeu como resposta que não deveria subir como da primeira vez, mas rodear os filisteus por detrás e vir sobre eles apressadamente quando ouvisse um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, porque era o Senhor que saía adiante dele para ferir o arraial dos filisteus.

O que Deus havia prometido a Davi desta vez é que Ele se encarregaria em ferir o exército dos filisteus com um exército invisível de anjos, que marcharia sobre as copas das amoreiras. Eles não seriam vistos, mas o estrondo da marcha deles seria ouvido, e isto seria um sinal para que Davi se apressasse a atacar também os filisteus.

Aquelas amoreiras deviam estar enfileiradas como uma cerca viva, separando os dois exércitos, e é bem possível que os filisteus ouviram aquele grande estrondo de marcha de um exército vindo sobre eles e certamente ficaram confusos e começaram a bater em retirada exatamente pelas amoreiras nas quais se defrontavam com o exército de Davi e assim foram duramente golpeados desde Geba até Gezer.

Na primeira batalha foi ordenado a Davi que se lançasse num combate frontal, e na segunda foi ordenado que aguardasse por um sinal para atacar os seus inimigos. Deus pode assim traçar várias estratégias de luta para colocar à prova a nossa dependência Dele e obediência à Sua vontade. E importa que o consultemos em todas as coisas, especialmente naquelas relativas às lutas que temos que empreender contra os poderes das trevas na realização da Sua obra. Este é o modo de sermos bem-sucedidos, por contarmos com a Sua ajuda e capacitação. Deus deve ser consultado para tudo, e algumas vezes Ele nos ordenará que aguardemos o som de marcha sobre a copa das amoreiras antes que comecemos a agir.

A copa da amoreira vai balançar. Deus disse a Davi: Quando o vento do meu Espírito soprar e a copa das amoreiras balançar, sobe, pois eu te darei a vitória. Se Davi tivesse subido antes, não tivesse aguardado a resposta de Deus, iria se deparar com seus inimigos e seria vencido. Porém, aguardou o tempo que Deus lhe daria a vitória.

Não faça nada sem a permissão de Deus. Ele tem o tempo certo para lhe dar vitória. Quando o inimigo subir, desça, pois você não vai vencer o inimigo de pé e sim de joelhos. Não tome nenhuma decisão sem antes consultar ao Senhor e aguarde a resposta Dele, assim você terá vitória diante de seus inimigos.

Então as legiões de Deus tiveram que abrir espaço pela copa das amoreiras.

Pela copa das amoreiras dos dias de hoje já não passa mais o tropel das legiões espirituais dos exércitos do Céu. Enquanto isto, a sombra do profano escurece a Igreja, a casa de oração de Deus para todos os povos.

E eis aí um fato extraordinário! Os passos sobre amoreiras, foi como dizer a Davi: “Volte sua atenção para as alturas, para Mim que habito no Alto”. Também significaria ouvir em cima, os sons do Alto. Isso é pertinente a nós também.

Como bom estrategista de guerra e experimentado nos combates, Davi estava acostumado a ficar atento aos movimentos do inimigo, ali, no terreno ao pé de si. Acostumado a ouvir os ruídos dos fatos, a observar os sinais óbvios, previsíveis, para poder agir, precaver-se, atacar. Ouvir som de passos sobre amoreiras, era tão incomum quanto absurdo. Mas os sons divinos tendem ao incomum e absurdo, porque não são previsíveis.

Outro tanto nós somos exortados por Deus a expectar os sons das alturas, os ruídos que nos sinalizam o momento de avançar, de proceder. Estamos sempre tendentes ao óbvio, visível, controlável. humano, nosso. Mas Deus nos desafia a ouvir os sons inéditos que só a fé alcança, ruídos do impossível em termos humanos, sinalizadores de que Ele Se movimenta junto a nós, e por cima, desde o Alto, de onde tudo é possível. Em outras palavras, somos concitados a elevar nossa atenção dos sentidos temporais, perceptíveis por nossos sensores orgânicos, para aqueles que só a fé consegue ouvir. Para Davi, ouvi-los significava segurança, garantia e coragem. Não menos ocorrerá comigo e você, sempre que crermos que nosso Deus “sai à nossa frente” para fazer e acontecer.

Na verdade, nossa tendência é forçar a fé a ouvir “embaixo”. Ou queremos que ela nos leve ao limiar da fantasia, do mágico. Isso não é ouvir no alto. Quando Deus move Seus passos para nos encorajar, os ruídos podem parecer o som de galhos que se dobram, que se partem, ou seja, os sons que contrariam expectativas. Mas, que por sua vez, só podem ser percebidos se nos colocamos atentos. Pedimos que Deus nos responda, nos oriente. Então aguardemos os ruídos de Sua resposta. Eles virão. Havia a determinação de um tempo de espera para Davi. “Até que ouvisse o som”. Habacuque também decidiu parar para ouvir a voz de Deus, assumindo ficar sobre sua torre de vigia até “ouvir o que Deus dirá”.

Ouvir os passos de Deus vindos do Alto, é ouvir o que ultrapassa o nosso entendimento. Ele tem multiformes maneiras de usar veículos e recursos humanamente imprevisíveis, mas eficazes, que nos corroboram a esperança e a certeza de que a resposta está vindo de Sua Presença. Ele jamais deixa de responder.

Veja que embora Deus tenha prometido ir adiante de Davi para golpear os filisteus, contudo ele tem que se mover apressadamente e deve se empenhar para obter a vitória. Assim se dá com a pregação do evangelho. É Deus quem unge, é quem dá graça, é quem subjuga os poderes das trevas, é quem justifica, regenera, santifica, cura, restaura, mas os que pregam devem se empenhar muito em fazê-lo com todas as suas forças, enquanto percebem que o exército celestial está operando em seu favor.

O mesmo pode ser dito em relação aos que oram, que jejuam, que ensinam, que presidem, que exercem misericórdia, enfim, isto é um princípio a ser aprendido por todos os que se empenham na obra de Deus.

Nós não fazemos a nossa parte e Deus faz a Dele. Ao contrário, nós devemos estar em completa sintonia com o Senhor, trabalhando com todo o empenho e esforço enquanto Ele tudo faz por meio de nós. Assim, se a graça de Deus está operando em nosso favor nós não devemos sentar e cruzar os braços, como quem não tem nada mais para fazer. Ao contrário é nosso dever nos apressarmos em agir e nos esforçar muito em oração e em todos os deveres que Ele nos tem ordenado, para que haja uma justa cooperação entre o poder que Ele libera para nós, e o trabalho que estivermos fazendo para Ele.

E no sentido particular para as necessidades de cada dia, deveríamos nos colocar em ação somente depois de percebermos que foi liberada a operação do Espírito Santo, através dos diversos sinais da Sua santa presença, que são manifestados a nós, quando nos colocamos na disposição correta de espírito daqueles que buscam de fato a Deus, tal como Davi fizera antes de entrar em combate contra os filisteus.
  

2 comentários:

  1. Davi tinha desde de pequeno desenvolvido técnicas de defesa, quer para
    suas ovelhas ou para si mesmo. Contudo, se propôs a buscar as estratégias
    de Deus, confiar e Esperar nEle. Eu também quero 🙌

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário! Que o Senhor continue abençoando sua vida através do conhecimento de sua palavra.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.