quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Hospedaria e Estrebaria

Quando José e Maria chegaram à região de Belém, mesmo tendo vários parentes na região, não conseguiram pousada em nenhum lugar. As hospedarias estavam lotadas. Talvez o casal tenha ficado triste por um momento e preocupados sem saber onde passariam a noite e para agravar mais a situação, as dores começaram a anunciar que a hora do parto estava cada vez mais perto.
Naquele tempo não havia maternidade ou hospital. Os partos eram realizados em casa mesmo. Mas no caso de Maria, não tinha nem uma casa para ter seu primeiro filho. Mesmo sendo inexperiente na maternidade, ficaram confiantes em Deus.

Fico imaginando as respostas de conhecidos, parentes e recepcionistas das hospedarias de Belém: ‘desculpe, mas a casa está cheia’, ‘hum, vocês reservaram vaga?’, ‘infelizmente devido ao recenseamento, todos os quartos estão ocupados’. Em outros casos podem ter visto uma plaquinha na porta escrito ‘lotado’ ou ‘não há vagas’. Mesmo assim José continuou procurando até anoitecer.

Possivelmente já era noite e não restava alternativa quando José contemplou um curral e diante do cansaço, o lugar lhe pareceu aconchegante. Maria de tão exausta e sentindo dores, não deve nem ter percebido os detalhes, entregando seu corpo ao deitar sobre um forro de palha. Chegou a sua hora. Foi ali que Jesus nasceu! Aquele foi o lugar preparado por Deus para o nascimento do rei do universo.
Existe vaga para Jesus nascer em seu coração?
Vamos refletir sobre a diferença da hospedaria e da estrebaria comparando com os corações onde nasce ou não o Senhor Jesus:


1- Hospedaria – NÃO HÁ VAGAS:
As hospedarias eram como pousadas ou hotéis onde as pessoas alugavam quartos e faziam refeições. Talvez tivesse que fazer reserva para se hospedar. Naquela ocasião a cidade estava muito movimentada devido ao recenseamento.
A hospedaria ocupada lembra-nos o coração que está sempre ocupado com preocupações, vaidades e paixões da carne. Este coração é como os das virgens néscias que se atrasaram e encontraram a porta fechada (Mateus 25.11) e sempre deixam para aceitar Jesus em outra oportunidade.
Jesus disse que muitas vezes o coração humano fica cheio de pecados (Marcos 7.21) e que quando satanás percebe que um coração está vazio e sem Jesus, “leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro” (Lucas 11.26).
O ‘coração hospedaria’ pode ser um coração que se ilude com as alegrias do mundo como o filho pródigo se enganou com seus amigos inconvenientes e interesseiros e esteve ocupado demais para abrir seu coração (Lucas 15.13,14). Mas quando se viu sozinho com os porcos, seu coração se abriu para entender que precisava voltar para casa.
Este coração se acostuma hospedar muitas pessoas, mas ninguém chega a habitar definitivamente em seu interior. As amizades e amores sempre são passageiros. Jesus não quer ser um simples hóspede passageiro em seu coração. Ele quer ser o dono e morador permanente em sua vida.
Os cristãos de Laodicéia estavam assim indecisos. Eram mornos, nem frios e nem quentes. Não se decidiam quanto a servir ou não a Jesus Cristo integralmente, por isso o Senhor estava do lado de fora de suas vidas, mas lhes disse: “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20).
Cuide de seu coração e não se deixe encher de prazeres passageiros e ansiedades, mas abra sua vida para receber Jesus em sua vida e te dar paz (Filipenses 4.6).
Seu coração está ocupado demais para Jesus nascer?
Esvazie seu coração e deixe Jesus entrar!

2- Estrebaria – HÁ VAGAS:
A estrebaria é um lugar rude e simples que quase sempre não cheira bem. Uma espécie de curral, onde se cuida de animais e estes descansam. Possivelmente este estábulo estaria abandonado ou desocupado, de maneira que nada impedisse a estadia do casal por aquela noite ou alguns dias.
A estrebaria disponível representa o coração que está aberto para receber Jesus. Já se ocupou com muitas preocupações e problemas, mas agora está aberto para quem quiser entrar.
Este coração embora às vezes temeroso em se entregar totalmente por já ter se decepcionado com outras pessoas, ao conhecer o Senhor Jesus não teme a promessa de “buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13).
Como o coração daquela mulher samaritana que estava vazio, pois já tivera cinco maridos e certamente já se feriu muito, sentiu dores no peito e noites mal dormidas com olhos cheios de lágrimas. Contudo quando ela conheceu Jesus, sua vida se encheu de alegria. Ela não se conteve e precisou contar para todos que “porventura não é este o Cristo?” (João 4.24).
O ‘coração estrebaria’, muitas vezes é de alguém que foi abandonado ou pensa que está sozinho. Mas Jesus procura os “cansados e sobrecarregados” (Mateus 11.28) para aliviar. A pessoa sente um vazio no fundo do peito. Certa vez ouvi alguém dizer que ‘dentro do coração humano há um vazio tão grande que cabe Deus dentro’ e nada neste mundo pode satisfazer este coração a não ser a presença do Senhor Jesus.
Você pensa que está sozinho?
Jesus te ama e quer preencher o seu coração de alegria!

Deixe Jesus entrar em seu coração!

A situação de Jesus desde o dia que nasceu na terra até hoje, ainda é a mesma. Muitos corações são como as hospedarias que sempre estão movimentadas, mas não mora ninguém permanentemente. Mas Jesus é insistente como foram José e Maria em procurar um lugar até encontrar e se contenta até mesmo com uma estrebaria simples e abandonada para transformar em um palácio para o Rei do universo.
A melhor hospedaria sem Jesus é um lugar triste e pobre, mas uma simples estrebaria com Jesus é o melhor lugar do mundo. Se o seu coração está como uma hospedaria e está sempre cheio, mas ainda não tem um morador definitivo, entregue seu coração para Jesus ser o dono de sua vida e ele vai te dar a paz que você nunca teve. Mas se o seu coração está como a estrebaria, abandonado e solitário, Jesus ama você e quer transformar sua vida para sempre. Deixe Jesus fazer do seu coração uma manjedoura para Ele nascer e viver para sempre.
Se Jesus procurar vaga para nascer em seu coração, como ele estará? Cheio ou vazio?
Jesus quer entrar e morar em seu coração!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues
Pastor Metodista e pregador do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.